Porsche 911 GT3 RS crava tempo de 6min49s328 em Nürburgring
O novo Porsche 911 GT3 RS completou os 20,8 quilômetros no circuito de Nürburgring Nordschleife em 6:49,328 minutos – 10,6 segundos mais rápido que o atual 911 GT3. Ao volante estava o embaixador da marca Porsche Jörg Bergmeister, que esteve intensamente envolvido no desenvolvimento do novo carro-chefe da série 911. Um oficial estava presente para testemunhar o tempo da volta.
O novo 911 GT3 RS foi projetado de forma intransigente para entregar máxima performance. O carro esportivo de alto desempenho com 386 kW (525 cv) aproveita ao máximo a tecnologia e os conceitos do automobilismo. Além do motor naturalmente aspirado de alta rotação com DNA de corrida e construção leve e inteligente, é o conceito de refrigeração e aerodinâmico em particular que prova sua afinidade direta com seus irmãos do automobilismo. A 285 km/h, o 911 GT3 RS atinge uma força descendente total de 860 kg – três vezes mais do que um 911 GT3.
“Hoje, o 911 GT3 RS entregou o que já havia prometido à primeira vista – excelência absoluta na pista”, diz Andreas Preuninger, diretor de carros GT. “Considerando as condições nada ideais, com forte vento contrário na longa reta do Döttinger Höhe e temperaturas frias do asfalto, estamos satisfeitos com este tempo. O 911 GT3 RS está estabelecendo novos padrões de aerodinâmica e chassis. Nunca antes um carro homologado para vias públicas incorporou tantos conceitos vindos do automobilismo”.
O novo 911 GT3 RS com o pacote Weissach foi equipado com os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R disponíveis opcionalmente, tamanho 275/35 R 20 na frente e 335/30 R21 na traseira.
O veículo completou a volta na configuração antiga do circuito (mais curto) em 6min44s848 minutos.
“Perdemos um pouco de downforce devido ao vento forte, às vezes com rajadas, mas ainda estou muito feliz com a volta”, diz Bergmeister. “Nas seções rápidas em particular, o 911 GT3 RS está em uma liga própria. Aqui está em um nível geralmente reservado para carros de corrida de primeira classe. O carro também está estabelecendo novos padrões na frenagem. As voltas rápidas no Nordschleife são simplesmente muito divertidas neste carro”.
Frank Moser, vice-presidente das linhas de modelos 911 e 718, estava acompanhando a volta rápida do pit wall: “Estou incrivelmente orgulhoso do que toda a equipe alcançou durante o desenvolvimento e teste do novo 911 GT3 RS”, diz ele. “Hoje Jörg Bergmeister deu tudo de si e liberou todo o potencial do carro. O 911 ainda pode nos surpreender e prova que o conceito de motor traseiro ainda é extremamente adequado para carros esportivos de alto desempenho”.