O futuro da Alpine começa com o Alpenglow
Bem-vindo ao futuro da Alpine. Um futuro fascinante, onde o Alpenglow delineia como serão os modelos Alpine do amanhã, tanto para as ruas como para as competições. O Alpenglow é mais que um carro-conceito, é um verdadeiro manifesto da marca, a pedra angular de suas ambições e seu plano de desenvolvimento, um símbolo que materializa o projeto Renaulution, antes da chegada dos três próximos modelos da “Garagem dos Sonhos”. Um veículo que encarna a estratégia da Alpine como montadora de carros de produção em série, como player do automobilismo esportivo e marca socialmente responsável.
O Alpenglow é um vetor de emoções, criatividade e elegância, que abre caminho para a excelência na indústria automotiva e nos esportes a motor anunciando novas soluções sustentáveis, como o uso da motorização a hidrogênio. Este conceito é a chave de todos os futuros modelos Alpine, materializado por seu design, tecnologia e inovações, respeitando a história da marca. Ele preserva as emoções autênticas de dirigir um Alpine, tanto nas ruas como em circuito. Sente-se ao volante dos modelos Alpine do amanhã.
“O design potente e generoso do Alpenglow evoca como serão os futuros modelos da Alpine e nossa visão para o automobilismo esportivo do amanhã. Com uma tecnologia que embarca a motorização a hidrogênio, estamos fortalecendo nosso compromisso com um futuro responsável e um prazer de dirigir ainda mais autêntico”, disse Laurent Rossi, CEO da Alpine.
O futuro da Alpine começa com o Alpenglow
Esta deve ser a esportividade do automóvel do amanhã: sempre proporcionar muitas sensações e emoções ao dirigir, visando a emissões limpas. O Alpenglow representa este projeto que reassenta as bases da Alpine. Ele anuncia uma nova era, marcada por um compromisso sólido em termos de desenvolvimento sustentável para o automobilismo esportivo. Seu design evoca o espírito de competição que move a marca desde seu nascimento, em 1955. Ele cruza a visão com uma potência semelhante à de um cometa, revelando um novo objeto artístico, intenso, emocional. Assim se revela a principal intenção da marca Alpine: esportividade sustentável, complementariedade de soluções e emissões limpas (incluindo a motorização a hidrogênio) para seus modelos criados para as ruas e as competições, em um design onde o piloto está em simbiose com a cabine. O futuro começa aqui!
Uma alquimia de elementos naturais
A alquimia entre a Alpine e o desejo de um futuro mais limpo é inegável. O Alpenglow interpreta um futuro com emissões limpas para os carros de corrida do amanhã, mas também para as novas gerações de produtos Alpine. A motorização a hidrogênio “verde” é uma das soluções previstas pela marca para uma mobilidade sustentável. O motor a hidrogênio emite praticamente apenas vapor d’água durante a combustão. Assim, a água se tornou um elemento-chave no design do Alpenglow, destacando tanto a pureza como a potência.
As cores e materiais utilizados também dão pistas do visual dos modelos Alpine do amanhã, nos quais a emoção e a tecnologia se encontrarão para fazer da condução uma experiência única e autêntica. Elementos e estados naturais como fogo, água, gelo, vento e vapor d’água serviram de inspiração para este objeto que impressiona com suas formas generosas, a carroceria fluida e aerodinâmica, além da impressão de pureza que ele inspira. Seu design é de um carro ágil e elegante, que pode ser facilmente adapto a um Alpine para as ruas ou um Alpine de corrida.
Impregnada na história da marca, as competições sempre serviram de base para a realização do projeto Alpenglow. Sua estrutura externa faz menção aos macacões para praticar wingsuit, o mais extremo esporte de montanha. Criando uma forma afunilada, dois triângulos se encaixam para proporcionar sensações excepcionais.
Um nome de vanguarda que revela o “amanhã”
Alpenglow é um nome que se encaixa perfeitamente neste modelo. Este fenômeno óptico consiste em uma faixa incandescente vermelha horizontal observada no horizonte oposto ao Sol, nas montanhas. O efeito ocorre quando o Sol está logo abaixo do horizonte, antes do nascente e depois do poente. Este nome remete claramente à missão deste carro-conceito de amplificar o momento de revelação das formas e tecnologias revolucionárias do amanhã, apresentando como será a próxima etapa dos futuros modelos Alpine.
Um design inspirador, que associa emoções e esportividade
Uma monoposto onde o piloto fica em posição central, integrado na cabine e ladeado por dois tanques de hidrogênio. A base do projeto do carro-conceito Alpenglow remete à própria essência da pilotagem, a emoção a bordo de um Alpine futurista, uma imersão em elementos puros, técnicos e tecnológicos.
Um conceito onde o interior e o exterior estão em simbiose
O interior e o exterior deste carro-conceito estão harmonia. O condutor é envolvido por uma estrutura leve e quase flutuante, fazendo com que ele tenha a impressão de fazer parte desta máquina e cuja silhueta penetra na cabine como um corpo que deixa sua marca na neve. Localizados dos dois lados do cockpit em forma de gota d’água, os dois tanques ao estilo “pontão” fortalecem esta sensação de união com a máquina e conforto potencializado para o condutor. O carro se torna assim uma fonte de prazer e envolvimento físico. As emoções proporcionadas pelo veículo penetram para sempre no condutor o prazer vivenciado a bordo de um Alpine. Esta experiência de condução será desenvolvida no interior dos futuros modelos da marca.
Um cockpit inspirado nas competições
Um carro esportivo inspirados nos esportes a motor, com uma silhueta única e elegante. Esta é a promessa da Alpine. O cockpit do Alpenglow assume a forma de um capacete transparente, azulado, que deixa entrever a silhueta do piloto, mas se mantém o mais monolítico possível.
Volante de pilotagem com a assinatura da Alpine
Inspirado nas corridas da classe LMP1 (Endurance), o volante geométrico do carro-conceito Alpenglow leva o piloto a imaginar uma experiência de condução esportiva e performante. Tendo o logo em segundo plano, a identidade da Alpine é marcada por flocos de neve integrados em um prisma central que lembram o universo alpino e montanhoso, que define este objeto criativo e misterioso. As paletas do câmbio borboleta são transparentes e retroiluminadas, reforçando a sensação de leveza do interior elegante, onde apenas conta a experiência a bordo. A parte inferior do volante também inclui dois seletores, com várias funções integradas que fazem remetem diretamente aos volantes de Fórmula 1 e LMP1. Eles permitem que o carro-conceito ofereça várias regulagens, como o controle de traçãoou ainda a frenagem regenerativa. O volante também conta com um botão “overtake”, proporcionando ainda mais potência. Para dar a partida no veículo, o condutor utiliza uma chave em forma de prisma, que é inserida no volante. Esta chave complementa a pirâmide central que se acende e dá vida ao veículo quando é dada a partida no motor.
Linha vermelha central
Cumprindo a função de fio condutor, uma linha vermelha diretriz atravessa todo o comprimento do carro. Ela reforça o lugar do piloto, cuja posição central faz com que ele aja em uníssono com o carro, conectando-o com a estrada e seu entorno.
Nova assinatura luminosa da Alpine
A assinatura luminosa do Alpenglow evoluiu, remetendo a um novo visual estético. Ao fazer uma fusão com a assinatura dos modelos Alpine de hoje, a nova assinatura se impõe com modernidade e potência, mantendo-se fiel à identidade da marca. Ela anuncia um novo capítulo na história da Alpine, onde a paixão pela velocidade e a performance é mais presente do que nunca. Com a cor vermelha, que remete a um cometa que penetra na atmosfera, a leitura desta assinatura é feita a partir da frente para a traseira, onde um dégradé luminoso de diferentes tons de azul materializa “as emissões limpas” do Alpenglow, que praticamente emite apenas vapor d’água durante a combustão. Também na frente, uma chuva de estrelas é simbolizada por triângulos luminosos que surgem dos quatro faróis, lembrando a assinatura emblemática dos carros da Alpine. O conjunto dá um movimento dinâmico geral à carroceria.
Na traseira, os faróis azulados prefiguram a utilização do hidrogênio como combustível puro. Com uma forma aberta, estes faróis estilizados permitem que os vapores d’água emitidos pela combustão interna se direcionem para fora. Em contato com o ar, um rastro azul é projetado nestes gases de escape limpos, dando ao Alpenglow um toque ao mesmo tempo mágico e esportivo.
Aros de roda que evocam a identidade da Alpine
Com aros formados por uma estrutura transparente, as rodas representam flocos de neve, evocando também a identidade da Alpine. Este estilo nos faz lembrar as montanhas, sendo reforçado por um triângulo integrado no meio dos aros de roda. Assim como no centro do volante, ele contém hidrogênio e deixa transparecer o logo Alpine, fortalecendo a assinatura única da marca.
Um spoiler transparente e bastante técnico
O spoiler traseiro deste carro-conceito se destaca pela transparência total, que dissimula sua presença e funcionalidade. Apesar do aspecto bastante leve, sua importância é fundamental. Por ser um componente móvel, ele permite reduzir a coeficiente aerodinâmico e gerar mais sustentação negativa.
Formas generosas e superfícies em oposição
Concebido com elementos técnicos e aerodinâmicos, este carro-conceito encarna uma filosofia única, onde a forma segue a função. Sua silhueta foi desenhada em torno de dois tanques de hidrogênio, que envolvem a carroceria e expressam toda a potência do Alpenglow.
A forma deste carro-conceito permite otimizar o fluxo de ar para aumentar as performances aerodinâmicas. Esculpidas pelo ar, as superfícies em movimento passam do positivo ao negativo, sob a forma de um vórtice. Bastante característica, a parte frontal em “V” é o ponto de partida da linha vermelha que atravessa o Alpenglow. Na parte lateral, uma linha de destaque delineia a entrada de ar, criando um túnel aerodinâmico. Criado para as competições, este carro-conceito utiliza asas traseiras bastante longas e afuniladas que são última palavra em termos de aerodinâmica, ao mesmo tempo em que remete ao A220 de endurance do fim dos anos 60. Os dois tanques sublimam a parte lateral, com uma forma generosa e sensual que se integra perfeitamente ao design esculpido do Alpenglow.
Com um comprimento superior a 5 metros para uma largura que ultrapassa os 2 metros e uma altura inferior a 1 metro, este carro-conceito apresenta as proporções de um carro dos sonhos. Este objeto bastante ágil tem formas esculpidas que representam a linguagem do design dos futuros Alpine.
Um conceito cujos materiais estimulam várias sensações
Toda uma magia acontece ao se aproximar do Alpenglow. As cores e materiais foram inspirados em elementos e estados naturais, como fogo, água, gelo, vento e vapor d’água. Estes elementos se movimentam, evoluem e se transformam conforme interagimos com eles. Eles fazem do Alpenglow um objeto vivo, em movimento. Assim, as áreas opacas evoluem para áreas transparentes, deixando entrever o que acontece do lado de dentro. As áreas vermelhas representam o calor e são contrabalanceadas por um azul intenso, que faz alusão ao frio alpino. Uma magia dissimulada, com elementos que aparecem e desaparecem, revelando gradativamente este objeto.
Uma nova tonalidade de azul, mais sofisticada
Uma nova tonalidade de azul aparece na carroceria do carro-conceito Alpenglow, uma evolução do icônico azul Alpine sempre em movimento. Mais luminoso e mais rico, ele é composto de finíssimas partículas de nácar que geram efeitos líquidos, luzes e sombras dançantes, como na superfície de um lago ou oceano, com um volume bastante marcado e denso.
Carbono reciclado
A leveza já é uma característica dos modelos Alpine. O Alpenglow segue esta filosofia e se beneficia de toda a expertise dos engenheiros e designers da marca para exibir uma leveza incrível. A fibra de carbono foi amplamente utilizada neste projeto. E para responder aos desafios do desenvolvimento sustentável, no projeto deste carro-conceito também foi empregado o carbono reciclado, totalmente originado na indústria da reciclagem.
Materiais em oposição
Do quente ao frio, o contraste térmico que simboliza o carro-conceito Alpenglow resume a oposição dos materiais que criam seu equilíbrio. Do lado de dentro, o piloto encontra um cockpit envolvente e um universo inspirado nas competições automobilísticas. Várias peças transparentes permitem descobrir a tecnologia que compõe este veículo. Já as peças técnicas escuras como as suspensões e a coluna de direção são visíveis e destacadas.
Transparência aumentada
Os pedais, o câmbio borboleta no volante, os triângulos que encapsulam o hidrogênio, o spoiler e uma parte do capô do motor são transparentes e deixam ver um universo bastante técnico, até então inaccessível aos apaixonados.
Bandeiras e logos destacam orgulho de pertencer
O Alpenglow é um carro-conceito que exibe suas origens com orgulho. Vista tanto do lado de fora como dentro do veículo, a bandeira azul, branca e vermelha destaca a produção, a excelência da indústria automotiva e o savoir-faire francês. A assinatura Alpine também aparece no capô dianteiro e traseiro do veículo, fortalecendo o orgulho de ser um carro esportivo com a assinatura da Alpine.
Garagem dos sonhos: Aspirações fortes e assumidas
O Alpenglow é a base do design e da tecnologia dos futuros modelos da Alpine, tanto de competição como de produção em série. No coração deste projeto está a paixão pelo automobilismo esportivo e o inigualável prazer de pilotar um Alpine.
Design e tecnologias que inspiram e Garagem dos Sonhos…
Baseando-se em seu legado e ao mesmo tempo firmemente voltada para o futuro, a marca Alpine se posiciona na vanguarda da inovação – não apenas na categoria máxima dos esportes a motor com a Fórmula 1, mas também nas ruas. Sua próxima geração de modelos vai formar a “Garagem dos Sonhos”, com três modelos exclusivos, inovadores e 100% elétricos: um compacto esportivo (do segmento B), um crossover GT (do segmento C) e um substituto do A110. Em cada um deles, a experiência de condução é centrada no piloto, emoção e prazer de dirigir.
A assinatura luminosa do Alpenglow faz parte dos códigos de design que vão inspirar os futuros modelos da marca, tanto na frente como na traseira.
Os carros da Alpine terão um volante intuitivo, esportivo e inspirado no Alpenglow, com funções ergonômicas, próprias dos modelos Alpine.
Quanto aos materiais utilizados, o carbono, incluindo reciclado, será visto nos próximos carros para assegurar a leveza que é o orgulho de todo modelo Alpine.
As formas generosas e esculpidas já dão pistas de como serão as silhuetas dos futuros Alpine, com uma potência e personalidade que serão evidentes em todos os modelos. Sem esquecer os flocos de neve, um elemento de diferenciação que faz com que cada modelo Alpine seja único.
… e os carros de competição
Não é possível falar de um Alpine sem mencionar o espírito de competição e as performances em circuito. O Alpenglow é a própria encarnação de um carro de corrida, com uma forma que nos convida a experimentar todas as curvas de um circuito. A construção interna em forma de monoposto faz a ponte com a Fórmula 1 e a silhueta externa com as corridas de Endurance. O para-brisa em forma de capacete oferece um espetáculo a todo apaixonado que queira iniciar esta aventura. O motor traseiro e a forma aerodinâmica deste modelo são a concretização máxima de seu espírito de competição. O futuro hypercar Alpine da categoria LMDh terá formas, faróis e espírito inspirado na personalidade espetacular do Alpenglow.
Alpenglow: Na vanguarda da inovação
O Alpenglow interpreta um futuro possível com emissões limpas para os carros de corrida do amanhã, mas também para as futuras gerações de veículos Alpine. A emoção de dirigir é sublimada graças à sua tecnologia inovadora, baseada em um motor a combustão interna movido a hidrogênio, que permite manter aquela musicalidade tão apreciada pelos apaixonados pelos esportes a motor.
Motorização a hidrogênio: solução sustentável para mobilidade limpa
Com o Alpenglow, a Alpine se insere na trajetória de uma mobilidade limpa, oferecendo soluções sustentáveis. A mobilidade do futuro será uma mistura de soluções neutras em carbono, com uma complementaridade natural entre os veículos elétricos movidos a bateria (BEV), aqueles alimentados por uma célula de combustível (FCEV) e outros que serão equipados com motores térmicos híbridos, movidos a combustíveis sustentáveis, como por exemplo o hidrogênio verde.
É por isso que a Alpine está iniciando pesquisas em torno de uma tecnologia que poderá prefigurar os futuros carros da marca, tanto para as competições como para as ruas. O motor térmico híbrido movido a hidrogênio é uma solução que concilia o respeito ao meio ambiente com o incomparável prazer de dirigir proporcionado por este tipo de motor, oferecendo potência, leveza e riqueza de emoções sonoras.
Combinada ao savoir-faire técnico oriundo das competições automobilísticas, a utilização do hidrogênio como combustível permitirá que os futuros veículos atinjam um nível de performance digna de carros de corrida, produzindo apenas vapor d’água e musicalidade.
O Alpenglow mantém a levezacaracterística da marca com seus dois tanques cilíndricos de hidrogênio de 700 bares, oferecendo aos apaixonados a última palavra em prazer de dirigir com emissões limpas.
Um ecossistema centrado na motorização a hidrogênio
Para desenvolver esta tecnologia, a Alpine se baseia na expertise das unidades de negócio do Renault Group que construíram todo um ecossistema centrado na motorização a hidrogênio, da qual fazem parte a HYVIA. Durante o Grande Prêmio da França de Fórmula 1 em julho passado, a escuderia BWT Alpine F1 Team e a HYVIA anunciaram uma parceria que confirma o investimento conjunto em tecnologias de ponta e a transição para uma mobilidade sustentável.