M-Benz Trucks eletrifica o segmento da Construção
O tráfego no canteiro de obras tem muitos aspectos. Às vezes, materiais a granel, como areia, cascalho ou pedras, devem ser descarregados em um local. Outras vezes, é necessário transportar peças pesadas de concreto para a montagem de uma fábrica por muitos quilômetros de rodovias. Isso demanda alta exigência quanto a robustez, desempenho e eficiência, bem como no manuseio de veículos que são utilizados nessas aplicações. Com os caminhões da Mercedes-Benz Trucks, alguns desses requisitos agora podem ser atendidos de maneira localmente neutra em CO2 e com baixo ruído. Afinal, a Mercedes-Benz Trucks continua a impulsionar a eletrificação do transporte a toda velocidade.
Isso pode ser visto na bauma, em Munique, de 24 a 30 de outubro de 2022. Na principal feira da indústria da construção do mundo, a Mercedes-Benz Trucks apresenta diversos caminhões totalmente elétricos a bateria para aplicações em canteiros de obras e fornece informações abrangentes sobre seu portfólio de veículos elétricos, além dos caminhões a diesel em exposição. No estande da feira estará o “protótipo conceito” do eActros LongHaul com tomada de força elétrica da MEILLER; o eActros 300 com solução basculante eletrificada da MEILLER; e o protótipo do Arocs elétrico a bateria com betoneira elétrica da LIEBHERR-Mischtechnik, projetado em conjunto com o Grupo Paul.
Cerca de um quinto dos caminhões Mercedes-Benz vendidos na Europa destina-se ao segmento de canteiros de obras, que é o segundo segmento de mercado mais importante para a Fabricante, vindo logo após o de transporte de longa distância. Portanto, ele desempenha um papel especial na eletrificação dos caminhões de transporte. Até 2030, os veículos comerciais que são neutros em CO2 na operação de condução devem representar até 60% das vendas da Daimler Truck nos mercados da EU-30.
Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks: “Estamos trabalhando em um portfólio totalmente neutro em CO2 – incluindo o exigente segmento de construção. Caminhões particularmente versáteis, robustos e potentes estão em demanda aqui. É também uma área muito complexa para eletrificação devido à grande variedade de aplicações. As parcerias entre fabricantes de veículos e encarroçadoras são, portanto, cruciais para oferecer aos nossos clientes as soluções certas”.
Stina Fagerman, Head de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks: “Veículos de canteiro de obras, como betoneiras, estão entre as aplicações que mais consomem energia – tanto devido aos materiais transportados quanto à operação dos implementos. Muito CO2 pode ser economizado pela eletrificação total. Ao mesmo tempo, os veículos elétricos de baixo ruído podem contribuir significativamente para a redução do ruído, especialmente em canteiros de obras em áreas urbanas. A pressão social e política sobre nossos clientes é significativa. Queremos ser uma empresa parceira confiável para a transformação”.
eActros LongHaul com tomada de força elétrica
A Mercedes-Benz Trucks apresentou o “protótipo conceito” do eActros LongHaul há apenas algumas semanas no IAA Transportation 2022 em Hanover. Este caminhão elétrico a bateria foi desenvolvido para transportes de longa distânicia. Ele recebeu o Prêmio “2023 Truck Innovation Award” do júri do “International Truck of the Year” no IAA e agora pode ser visto em uma aplicação de construção orientada para estradas na bauma em Munique. Para isso, a fabricante de carrocerias basculantes MEILLER, com sede em Munique, desenvolveu, em cooperação com a Mercedes-Benz Trucks, uma tomada de força elétrica que permite a operação eficiente de equipamentos de trabalho hidráulico, como semirreboques basculantes ou reboques de piso deslizante.
O sistema desenvolvido para o eActros LongHaul, apresentado como protótipo na Bauma, tem uma potência contínua de 58 kW. Na produção em série, a tomada de força elétrica deverá gerar significativamente mais energia. O torque é de 300 Nm. O sistema combina o inversor, o motor elétrico, a unidade de controle e o sistema hidráulico de semirreboque basculante usual em um design adaptado ao veículo para caber atrás da cabina. Este acionamento auxiliar elétrico converte a corrente contínua da rede de alta tensão em corrente alternada usando o inversor. Ele aciona um motor elétrico adicional, que por sua vez aciona a bomba hidráulica para fornecer energia hidráulica para operar o reboque. Vantagens desta solução em relação à operação anterior a diesel: neutralidade de CO2 local completa e geração de ruído bastante reduzida, o que é particularmente relevante em uso em cidades e áreas residenciais. O design compacto do sistema também permite que o eActros LongHaul seja operado com reboques padrão – uma grande vantagem para empresas de transporte que usam o veículo para uma ampla variedade de aplicações.
Isso torna o caminhão elétrico adequado para entregas em canteiros de obras e pode substituir as soluções anteriores de acionamento a diesel, tanto em termos de transporte quanto de tomada de força.
Grande autonomia, recarga em megawatts
O coração tecnológico do eActros LongHaul – planejado para produção em série em 2024 e produzido na fábrica de caminhões de Wörth – é um novo eixo eletrônico com dois motores elétricos integrados que geram uma potência contínua de 400 kW e uma potência máxima de mais de 600 kW. O eActros LongHaul extrai sua energia de três baterias, que são montadas em forma de gavetas abaixo do quadro. Isso resulta em uma capacidade total de mais de 600 kWh. As baterias utilizam a tecnologia de células de fosfato de ferro e lítio (LFP), caracterizada acima de tudo por uma longa vida útil e mais energia utilizável. O eActros LongHaul é capaz de recarga de alto desempenho ou em megawatts. As baterias podem ser carregadas de 20% a 80% em menos de 30 minutos em uma estação de recarga com capacidade de cerca de um megawatt. Com carga completa, o eActros LongHaul atinge uma autonomia de cerca de 500 quilômetros.
Os primeiros protótipos já estão passando por testes intensivos e o eActros LongHaul será testado em vias públicas este ano. No próximo ano, protótipos de produção quase em série serão entregues aos clientes para testes. Os engenheiros de Desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks projetam o eActros LongHaul para atender aos mesmos requisitos de durabilidade do veículo e dos componentes que um Actros convencional de longa distância para serviço pesado comparável. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros em dez anos de operação. O veículo está planejado para estar pronto para produção em série em 2024.