Coluna Reta Oposta – Por Bispo Neto:
Firás Fahs pode ser campeão duas vezes no mesmo dia
O sábado poderá ser um dia especial para Firás Fahs, podendo ser campeão duas vezes no mesmo dia. Ele disputa a 6ª e última etapa do Campeonato Citadino de Kart de Foz do Iguaçu/8ª Copa Itaipu, na pista do Adrena Kart, e poderá ser campeão nas categorias F-4 Geral e F-4 Graduados. Firás chega à final como líder da categoria F-4 Graduados, com 79 pontos. Seus adversários na decisão são Pedro Henrique Calegário, vice-líder, com 68 pontos; e Alan Bueno, que ocupa a terceira colocação, com 60 pontos.
Já na categoria F-4 Geral, Firás está na vice-liderança do campeonato, com 75 pontos, quatro a menos o que o líder Rodrigo D’Agostini. Firás também o vice-líder da categoria F-4 Júnior, mas desde a etapa passada, optou por não mais participar das etapas finais. Firás explica que o foco é a categoria F-4 Graduados, mas será importante conquistar o título também na F-4 Geral. “Estamos retornando do Brasileiro e é bom correr em casa, com a presença de familiares e amigos no kartódromo”, frisa Firás Fahs. (Foto: Bruno Gorski).
Muggiati encara diversidade de traçados na briga pela final
A penúltima etapa da Stock Series será um capítulo à parte para a definição dos pilotos que seguirão na disputa pelo título da temporada de 2022. A categoria acelera no Autódromo de Goiânia para duas provas utilizando traçados diferentes, sem dar muita chance para que os pilotos tenham tempo de adaptação. No sábado, os carros aceleram no traçado misto, enquanto a prova do domingo será no oval. Situação desafiante para a nova geração, justamente na reta decisiva do campeonato.
O paranaense Zezinho Muggiati volta ao local de sua primeira vitória na temporada com a expectativa de casar estratégia com a calculadora. “Quero voltar a vencer na pista que mais gosto. Vai ser loucura! Vamos ter apenas o warm-up no domingo para virar a chave do misto para o oval. Aparentemente, os pontos que seriam mais críticos são os mesmos, as curvas 1 e da vitória, porém, mudando o ponto de freada. Vamos cuidar muito da estratégia e buscar os pontos”, conta o piloto da W2 Racing que tem em seu carro as marcas da Philco, Grupo Potencial, Ademicon, Ideris, Baltoro Lounge, Proconsult Construção, The Basement e Roggia Automóveis.
Atual vice-líder, Zezinho quer tirar a pequena diferença que tem para o líder Vitor Baptista. “É uma diferença pequena, mas com o equilíbrio que temos no campeonato, é algo que vai exigir bastante. O negócio é buscar ficar na frente desde o classificatório”, comentou Muggiati. Classificação: 1.º) Vitor Baptista, 286 pontos; 2.º) Zezinho Muggiati, 274; 3.º) Arthur Leist, 270; 4.º) Raphael Reis, 197; e 5.º) Lucas Kohl, 197. (Foto: Fábio Leal).
Lourenço Varela sai do Brasileiro para o Mundial na Itália
Lourenço Varela (Art Home), o menino de Itapema, litoral de Santa Catarina, foi destaque em duas categorias no Grupo 1 da 57ª edição do Brasileiro de Kart, realizada de 12 a 15 de outubro, na Arena Schincariol, em Itu-SP. O piloto teve disputas acirradas, brigou pela liderança e alcançou pódio em ambas as classes. Na Mini Max Rotax, Lourenço marcou o 4º melhor tempo, à 0.249 milésimos de segundo do primeiro colocado. O 4º e o 3º lugares conquistados nas classificatórias colocaram o piloto na primeira fila da Pré-final, ao lado do pole. Logo depois da largada, um toque o fez rodar e cair para o 9º lugar. Varela recuperou algumas posições, mas os líderes ficaram distantes demais para alcançá-los. Largou do 4º posto do grid na Final, mas o motor não rendeu o suficiente e o piloto encerrou a sua participação no 3º degrau do pódio.
A Cadete reuniu 43 pilotos, mas apenas 36 puderam disputar a Pré-final e Final. A tomada de tempo foi a mais apertada do evento, apenas cinco milésimos de segundo separaram o primeiro do quarto colocado. Lourenço Varela foi o segundo mais rápido, à um milésimo de segundo do pole position. Na primeira classificatória obteve o sexto lugar. Na segunda, estava liderando quando um acidente interrompeu a prova com bandeira vermelha. Depois da relargada, Lourenço passou reto numa curva e perdeu várias posições, terminando em 19º. A soma dos resultados colocou Varela na 25ª posição do grid da Pré-final, em que terminou na 12ª colocação. Na corrida decisiva, Lourenço Varela precisou trocar de motor e largou da 15ª posição. Rápido e constante, na sétima volta ele já aparecia brigando no pelotão da frente, no 4º lugar. Inteligente, foi empurrando o terceiro colocado para chegarem perto dos líderes. Na última volta, a disputa estava acirrada com os quatro karts entrando juntos nas curvas. Há poucos metros da linha de chegada, um toque empurrou Varela e ele perdeu tempo, cruzando a linha de chegada na 4ª posição. (Texto e foto: Eni Alves).
Parafuso tira Moleiro da briga pelo título Brasileiro de kart
Largando do final do grid, o piloto de Rolândia-PR fez boa prova de recuperação com 20 ultrapassagens na prova final. “Não foi o resultado que eu esperava no Brasileiro, mas foi assim que Deus quis”, declarou Guilherme Moleiro no encerramento da competição nacional. O evento foi disputado de 12 a 15 de outubro, na Arena Schincariol, em Itu-SP, e reuniu 43 pilotos na categoria Cadete, dos quais apenas 36 disputaram a Pré-final e Final. A tomada de tempo já mostrou a competitividade que teria na categoria. A diferença entre o primeiro e o 15º colocado foi de apenas 0.569 milésimos de segundo. Guilherme Moleiro largou da 10ª posição nas classificatórias e com um terceiro e um quinto lugar ocupou a sexta colocação no grid da Pré-final.
Com boa largada, o piloto estava na segunda posição, próximo do líder, quando o kart começou a perder rendimento e Moleiro viu as chances de título ficarem distantes. O parafuso da caixa da roda quebrou e ele teve que recolher o kart para o parque fechado na sexta volta. Na corrida final, largando da 32ª posição, um incidente bem a sua frente o fez rodar. Último do grid, Moleiro foi recuperando conquistando posições, depois de 17 voltas encerrou a sua participação no 12º lugar, conquistando 20 ultrapassagens. “Agradeço primeiro a Deus, que cuidou de mim e não deixou que nenhum mal maior acontecesse quando o parafuso da roda quebrou. Agradeço a minha equipe, pelo belo trabalho, aos meus pais e irmã pelo incentivo, e a todos que torceram por mim”, declarou Guilherme Moleiro. (Texto e foto: Eni Alves).
Fábio Fogaça se prepara para final da Copa Truck
O paulista Fábio Fogaça se prepara para a final da Copa Truck, que está marcada para o dia 6 de novembro, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Há um mês da última etapa e faltando pouco mais de duas semanas para a etapa de encerramento da temporada, Fábio está concluindo uma revisão completa no seu Mercedes-Benz. Quarto colocado na classificação da categoria Super Truck, com 184 pontos, Fábio Fogaça está na disputa pelo título de vice-campeão. O piloto da equipe FF Motorsport, Foxlux, Famastil, Quartzolit, Brasilit, Kraucher, Sekurit Partner, Unii, Norton, BEX Asset Desk e Grupo Vannucci terá como adversários Felipe Tozzo (201 pontos) e Raphael Abbate (184). Daniel Alamini é o campeão antecipado, com 243 pontos.
Fábio Fogaça adianta que está terminando uma revisão geral no caminhão, mas o fator a ser destacado é a volta a Goiânia, onde em junho, na 4ª etapa, obteve o melhor resultado na classificação, ao largar em terceiro na classificação geral e conquistou uma vitória e um segundo lugar na etapa. “Voltar a Goiânia e muito bom, porque é onde conquistamos nossos melhores resultados nesta temporada. A expectativa é boa e vamos buscar o resultado novamente, almejando um vice-campeonato”, conclui Fábio Fogaça. (Foto: Vanderley Soares).