Citroën Oli, uma abordagem bem radical e otimista do futuro da marca
O inovador Ami demonstrou a ousadia da Citroën de agir de um jeito diferente para cumprir seu compromisso de tornar o transporte elétrico simples acessível para todos. Também serviu de estímulo para desenvolver o Oli, um incrível e inovador “laboratório sobre rodas” destinado a transformar a mobilidade familiar contrariando as tendências do setor que privilegiam carros elétricos mais pesados, mais complexos e mais caros.
“Chamamos o projeto de ‘Oli’ numa referência ao Ami e também porque resume o veículo – uma prova suplementar que apenas a Citroën pode levar a todos os tipos de pessoas uma mobilidade totalmente elétrica e realista de uma forma inusitada, responsável e gratificante”, disse o CEO da Citroën, Vincent Cobée.
Ele ilumina o caminho da Citroën: um manifesto aventureiro e multifacetado de ideias viáveis com foco na redução do peso e da complexidade de modo a maximizar a eficiência, a versatilidade e a acessibilidade. Oli é uma meta na qual a tendência para o “mais” é substituída por um positivo “basta”: “o tanto quanto se necessite ou seja necessário”.
É de se esperar, portanto, que os clientes vejam muitos dos conceitos e inovações apresentados no Oli nos futuros veículos da gama elétrica da Citroën.
Enquanto o Ami foi um pequeno passo no sentido de concretizar as ideias, o Oli sinaliza um empolgante salto para a frente. Ao invés de um “palácio sobre rodas” de 2500kg, cheio de telas e dispositivos, o Oli demonstra que uma quantidade suficiente de coisas que os clientes precisam e desejam, juntamente com o uso inventivo de materiais responsáveis e um processo de produção sustentável, podem atender as necessidades da sociedade com uma mobilidade barata, porém desejável, de emissões zero e que possibilita múltiplos estilos de vida.
Vincent Cobée explica por que o momento certo para o Oli é agora: “Três conflitos estão acontecendo simultaneamente na sociedade – o primeiro é o valor e a dependência em relação à mobilidade; o segundo são as restrições econômicas e as incertezas em termos de rendimentos; e o terceiro é nossa vontade crescente de termos um futuro responsável e otimista. Os consumidores percebem que a era de abundância talvez tenha chegado ao fim e que regulamentações mais rígidas e custos mais altos podem limitar nossa liberdade de circulação. Ao mesmo tempo, a consciência cada vez maior de que precisamos acelerar nossos esforços para prevenir as mudanças climáticas está aguçando nossa consciência ecológica e nosso discernimento”.
Um típico carro familiar de meados dos anos 1970 pesava cerca de 800 kg e media 3,7 m comprimento por 1,6 m de largura. Os veículos equivalentes de hoje pesam mais de 1.200 kg e medem pelo menos 4,3 m de comprimento e 1,8 m de largura. Alguns chegam a pesar mais de 2.500kg. Parte disso se deve às exigências legais e aos requisitos de segurança, mas se a tendência persistir e continuarmos a deixar esses veículos parados 95% do tempo e a percorrer 80% dos trajetos com um único ocupante a bordo, o conflito entre a necessidade de proteger nosso planeta e a promessa futura de uma mobilidade elétrica sustentável não será facilmente resolvido.
“A Citroën acredita que eletrificação nunca deve significar extorsão e que a consciência ecológica não deve ser punitiva, restringindo nossa mobilidade ou tornando o convívio com os veículos menos gratificante. Precisamos inverter essas tendências, tornando os veículos mais leves e mais baratos e encontrando maneiras inventivas de maximizar sua utilização. Caso contrário, as famílias não conseguirão pagar o preço de uma mobilidade livre quando os veículos elétricos se tornarem a única opção disponível. O Oli é uma demonstração contundente da maneira como a Citroën enfrenta esses conflitos, com determinação e otimismo”.
Para Laurence Hansen, diretora de Produto e Estratégia da Citroën, e Laurent Barria, diretor de Marketing e Comunicação da Citroën, o Oli resume a missão da Citroën de democratizar a mobilidade elétrica de uma maneira agradável.
A Citroën acredita que é chegada a hora de colocar um “basta” nessa tendência ao excesso e ao dispêndio e de focar na criação de veículos puros e honestos, mais leves, menos complicados e verdadeiramente acessíveis, inventivos e prazerosos.
O Ami, inusitado e descomplicado, deu um passo significativo nessa direção, enquanto modelos eletrificados e elétricos como o ë-C4 e o novo ë-C4-X, e veículos comerciais leves como o ë-Berlingo e o ë-Jumpy, já entregam os benefícios da motorização elétrica com o conforto, a personalidade e o valor que os clientes esperam da Citroën.
Com o Oli, a Citroën demonstra corajosamente que aposta no futuro da mobilidade familiar ao repensar cada detalhe, a fim de reduzir recursos e materiais, e fazer veículos prazerosos que sejam de fácil utilização e compreensão, com um preço acessível, uma autonomia adequada e maior versatilidade.
“O Oli é uma plataforma de trabalho para explorar ideias engenhosas e realistas para uma produção futura”, afirma Laurence Hansen. “Elas não vão surgir todas ao mesmo tempo, nem na forma que vemos hoje, mas o nível elevado de inovação apresentado é uma fonte de inspiração para os modelos futuros da Citroën”.
Meta: Melhor avaliação do ciclo de vida
O Oli, com sua concepção inteligente, é um carro-conceito familiar e multifuncional com foco na sustentabilidade e que demonstra claramente que é possível obter a melhor avaliação do ciclo de vida (Life-Cycle-Assessment-LCA), desde a concepção com uso limitado e otimizado de materiais leves e reciclados, até processos de produção sustentáveis, e desde a durabilidade para estender a vida útil até uma reciclagem responsável no fim da vida útil.
“Quisemos utilizar apenas a quantidade de materiais realmente necessária e para isso focamos resolutamente no objetivo de colocar os recursos corretos onde são essenciais e de limitar o impacto decorrente do uso desses recursos”, afirma Hansen.
Com a redução inteligente da quantidade de peças e componentes, o uso dos materiais mais leves e responsáveis, a redução da complexidade bem como o aumento da funcionalidade e da versatilidade, o resultado é um modelo muito mais eficiente, menos complicado, com preço bastante acessível e ao mesmo tempo surpreendentemente genial em termos de design e utilidade.
O que não falta no modelo são detalhes bem pensados. Os bancos, por exemplo, têm uma estrutura simples e utilizam 80% menos peças do que um banco convencional. Feitos com materiais reciclados, eles têm encostos inteligentemente concebidos em tela, realçando a luz natural no interior do veículo. Eles podem ser facilmente aprimorados ou personalizados para corresponder ao gosto de cada proprietário. É um ganho para todos, pois o peso do veículo é reduzido, os bancos são responsáveis e sustentáveis e a atmosfera da cabine tem um impacto positivo para o conforto dos ocupantes.
“Em última análise, mais do que uma escolha de veículo, o Oli é uma escolha de estilo de vida. Você pode optar por pagar pelos equipamentos mais recentes e a inteligência artificial, que você só utiliza durante 2% do seu tempo de condução, ou você pode se perguntar ‘qual é a coisa mais responsável a fazer e de quanto disso eu realmente preciso”, diz Hansen. “O Oli é uma maneira de dizer basta! Eu quero algo inovador, mas quero que seja simples, com preço acessível, responsável e duradouro. O Oli é tudo isso, além de levar muito prazer para sua vida”.
Mais Leve, Mais Longe E Por Mais Tempo
O Citroën Oli mostra que se combatermos os inimigos da autonomia e da eficiência dos carros elétricos movidos a bateria, eles poderão ir mais longe, durar mais, ser mais versáteis e custar menos.
“É um círculo vicioso – aumentar a autonomia de um veículo elétrico requer uma bateria maior. O acréscimo de tecnologia requer mais energia, o que também exige uma bateria maior. Tudo isso acrescenta peso, complexidade e custo, e quanto mais pesado o veículo, menos eficiente ele se torna”, acrescenta Laurence Hansen. “O Oli mostra o que acontece quando adotamos uma abordagem completamente diferente”.
Embora pareça encorpado, o Oli não é pesado nem desajeitado – seu peso alvo de cerca de 1000 kg o torna significantemente mais leve que a maioria dos SUVs compactos comparáveis.
Como resultado, seu grupo motopropulsor totalmente elétrico precisa apenas de uma bateria de 40kWh para entregar uma autonomia de até 400km. A limitação da velocidade máxima a 110km/h para maximizar a eficiência torna realista um consumo de 10kWh/100km, bem como uma recarga de 20% a 80% em apenas 23 minutos.
Parceria duradoura
O Citroën Oli foi projetado para maximizar a longevidade e a durabilidade, podendo, portanto, como uma casa, ter múltiplos proprietários e um ciclo de vida útil mais longo. Além da ambiciosa meta em matéria de avaliação do ciclo de vida (LCA), temos o objetivo de fazer do Oli um veículo fácil de reparar, reformar, atualizar e personalizar, para que possa ser passado adiante “como novo” para proprietários sucessivos ou ser mantido na família para o benefício das gerações mais jovens.
Mais do que isso, o Oli levou a Citroën a reavaliar todos os serviços e experiências oferecidos aos proprietários de carros elétricos ao longo de sua parceria com a marca, particularmente diante do aumento dos custos e dos desafios da mobilidade.
”Sabemos que veículos pesados e superdimensionados podem ser mais um fardo do que um prazer econômico e ecológico, e sabemos também que os consumidores estão cada vez mais sensíveis à poluição e ao congestionamento e querem ser responsáveis na hora de escolher uma marca”, disse Barria.“É por isso que na Citroën, além de nos dedicarmos a fabricar veículos confiáveis, estamos focados em criar parcerias duradouras com os clientes através de serviços inovadores aos proprietários e de experiências que possibilitem o estilo de vida que eles querem desfrutar”.
A chave para isso é ampliar a sensação de bem-estar que os clientes da marca já têm no interior do seu Citroën para incluir tudo o que esteja relacionado com o veículo e com sua trajetória de proprietários.
Consequentemente, a Citroën está revelando um novo programa abrangente de serviços e experiências ‘Citizen by Citroën’ inspirados no Oli. A intenção é aumentar a sensação ‘zen’ que os proprietários de carros elétricos da Citroën vão sentir ao adotarem os veículos em suas vidas e em suas famílias.