FPT Industrial revelou sua estratégia de transição energética na IAA 2022

0
Posted 29 de setembro de 2022 by bisponeto in

A abordagem multienergia para a propulsão rodoviária sustentável da FPT Industrial foi apresentada na IAA Transportation 2022, principal feira mundial da indústria de transportes, bem como a plataforma mais importante para inovações e tecnologias do mercado de transportes, realizada em Hannover (Alemanha), de 19 a 25 de setembro de 2022.

No seu estande (Pavilhão 21/estande 34), a FPT Industrial apresentou emocionantes estreias mundiais e o caminho que a empresa está trilhando para reduzir o impacto ambiental do transporte rodoviário. A marca também compartilhou o papel vital que um fabricante líder de powertrain deve desempenhar para garantir a continuidade dos principais negócios, juntamente com um caminho guiado, harmonioso e acessível para a transição energética.

Área de motores de combustão interna – A jornada continua

Esta seção do estande apresentou uma linha completa de ICEs, das aplicações leves às pesadas. Isso significa que a FPT Industrial continua acreditando e investindo em motores de combustão interna com a ampliação da linha e melhoria contínua, tecnologias de ponta e soluções competitivas, tudo concebido para atender às novas necessidades dos clientes. Essa linha de ação implica uma abordagem focada e sustentável, onde a liderança e o know-how da FPT Industrial em gás natural para aplicações veiculares serão um trampolim para realizar uma transferência de tecnologia para atingir a meta de emissões net zero de carbono.

Novo XC13 – O conceito toma forma

O novíssimo XC13, lançado na IAA 2022, representa a encarnação do conceito Cursor X, o motor multienergético, modular, multiaplicativo e consciente. Inconfundível com o X vermelho brilhante impresso na cabeça do motor, o XC13 é o primeiro motor multicombustível de base única da FPT Industrial. Do diesel ao gás natural – incluindo o biometano – hidrogênio e combustíveis renováveis, a base do motor foi concebida em várias versões para oferecer máxima padronização de componentes e fácil integração no produto final.

O XC13 possui um DNA exclusivo para multiaplicação na estrada, é imediatamente compatível com uma gama de diversos requisitos de mercado e regulamentações de emissões, com impacto limitado na instalação do veículo.

O novo motor XC13 se posiciona como um dos principais contribuintes para atingir as metas de emissões de CO2 das frotas, a curto e médio prazo. Um passo importante no caminho da descarbonização da ICE, o XC13 garante emissões mais baixas, juntamente com desempenho superior. A versão movida a diesel oferece o melhor desempenho da classe, até 600 hp e 2.850 Nm, resultando em +5% de potência e 14% de torque em comparação com o atual modelo Cursor 13. A versão movida a metano fornece até 520 hp e 2.500 Nm, resultando em +13% de potência e +25% de torque em comparação com o Cursor 13 Natural Gas. A redução das emissões de CO2 é de 9% para a unidade a diesel e 10% para o modelo a metano, mas este último pode alcançar net zero de CO2. A versão a gás natural veicular garante desempenho semelhante ao diesel. Projetado para o futuro e para futuros desafios, o XC13 estará pronto para a Euro VII com atualizações simples.

A potência de frenagem também alcança o melhor desempenho da categoria, com um aumento +29% na versão a diesel (até 530kW @ 2300 rpm) e um impressionante +300% na versão a metano (até 245kW @ 2300 rpm). Por último, mas não menos importante, ambas as versões são significativamente mais leves: -10% (100 kg) no diesel e -10% (80 kg) no modelo movido a metano. Esta redução de peso é alcançada graças à fundição de ferro grafite compactado para o cabeçote e bloco do cilindro, reduzindo a espessura da parede e melhorando a resistência termomecânica.

Em resumo, este motor revolucionário e ultraversátil tem tudo o que é preciso para ser uma contribuição importante no setor do transporte sustentável. A sustentabilidade econômica e ambiental é melhorada pelo aumento da eficiência de combustão, graças a um novo sistema de injeção de combustível e maior pressão de pico do cilindro, atrito reduzido, redução de velocidade e novo turbo de fluxo dividido – um conceito único para a versão a diesel – gerenciamento inteligente de equipamentos auxiliares e pelo software proprietário da FPT Industrial para combustão integrada e controle ATS.

O F1C de 152 kW e o N67 NG para veículos comerciais completam a linha de motores de combustão interna apresentada pela FPT Industrial na IAA Transportation 2022.

Área ePOWERTRAIN – Soluções agora para zero emissão

Nesta área, a FPT Industrial deixa claro a sua posição atual e futura como fornecedora de soluções de zero emissão com foco principal em eAxles, Central Drive, Baterias Modulares e Sistemas de Gerenciamento de Baterias. Esta posição será alcançada com a intervenção de dois fatores diferentes, porém conectados. Em primeiro lugar, a abertura iminente da nova ePlant, para produção de ePowertrain, bem como continuar a implementar soluções disruptivas, como o seu DNA revolucionário e a abordagem de Open Innovation, atuando com uma mentalidade ágil e também em parceria com empresas menores do setor de mobilidade elétrica. Com essa abordagem, a FPT Industrial pretende se tornar um fabricante de linha completa de sistemas ePowertrain.

Segunda geração de eAXLE para MCVS 4×2/6×2 E HCVS 6×4

Com o lançamento do eAX375-R, a FPT Industrial deixa claro sua estratégia para o caminho da eletrificação de veículos comerciais médios e pesados. O novo eAxle destina-se a veículos 4×2/6×2 medium-duty e 6×4 heavy-duty, oferecendo alto desempenho e eficiência, graças ao seu câmbio de duas velocidades. A segunda geração de eAxle foi projetada para ser totalmente escalável, para acomodar as necessidades específicas do cliente e para ampliar a gama de aplicações. Graças a este lançamento, a linha eDriveline inclui também versões leves e pesadas, fornecendo soluções de eletrificação para todas as vans, caminhões leves, médios e pesados e ônibus de 3,5 a 44 toneladas – e não só.

Central drive para LCVs – Integrando acionamento elétrico em convencionais

A Central Drive 140 elétrica é uma solução compacta e completa para integrar o sistema de acionamento elétrico em veículos comerciais leves convencionais e miniônibus (Peso Bruto de até 8 toneladas). A equipe de engenharia da FPT Industrial projetou um acionamento central, compacto e robusto, a fim de garantir fácil integração com plataformas existentes e espaço otimizado durante a instalação para integração dos packs de baterias. O eCD 140 oferece uma potência máxima de até 140kW e torque do eixo de até 1.6 kNm; é projetado para aplicações com tração traseira e proporciona eficiência (>92%) e durabilidade (até 350 km). Incorpora um sistema de bloqueio de estacionamento para segurança, e é facilmente adaptável a soluções híbridas. Os visitantes da feira puderam ver o eCD no estande da IVECO.

Bateria para ônibus – O transporte de pessoas se torna verde

Criadas em parceria com a Microvast, as baterias da FPT Industrial foram desenvolvidas para LCVs, microônibus e aplicações de ônibus, com a Microvast se encarregando dos módulos e das células, e a FPT Industrial realizando a carcaça e a integração completa.

Na IAA 2022, a FPT Industrial apresentou pela primeira vez a nova bateria de 69 kWh para aplicações em ônibus, um produto que oferece alta densidade de energia em uma solução versátil, graças ao seu sistema de pacote modular. Foi desenvolvido em parceria com a Microvast, líder de mercado em sistemas de carregamento ultrarrápido e bateria de longa duração para aplicações industriais.

Atendimento ao cliente – A FPT Industrial ao lado do cliente, sempre

O estande da marca na IAA Transportation 2022 contou com um espaço dedicado ao Atendimento ao Cliente, um fator importante quando se trata de soluções de mobilidade na estrada. O espaço ofereceu uma visão clara dos pilares com os quais a FPT Industrial construiu sua renomada reputação de atendimento ao cliente: confiabilidade, proteção e tempo de atividade.

A característica comum dos serviços que a marca oferece é apoiar os clientes da forma mais simples e eficiente, oferecendo a melhor experiência aos clientes. Com estes serviços, os clientes podem contar com os motores rodoviários da FPT Industrial e passar o tempo de viagem com o mínimo de preocupações.

“A evolução de uma economia baseada em carbono para uma nova economia circular sustentável é talvez o maior desafio tecnológico da era industrial”,acrescenta Sylvain Blaise, Presidente do Iveco Group Powertrain Business Unit. “E como produtores de sistemas de propulsão, estamos no centro disso. Nossa excelente demonstração de inovação e tecnologia sustentável aqui em Hannover demonstra nosso total compromisso em atingir a meta de “carbono líquido zero” até 2040 e ser um facilitador de tecnologia chave para nossos clientes e parceiros”, acrescenta.

“A abordagem multienergia é a base da nossa estratégia de produtos”,diz Pierpaolo Biffali, Vice-Presidente de Product Engineering da FPT Industrial. “O motor de combustão interna ainda representa uma das muitas soluções sustentáveis que temos em nosso kit de ferramentas, juntamente com nossa oferta completa de ePowertrain, incluindo baterias e transmissão eletrificada”, conclui.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Be the first to comment!


Leave a Response


(required)