Como a produção está evoluindo por meio da Realidade Mista

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Postado 1 de setembro de 2022 por bisponeto em

O surgimento do metaverso, a realidade virtual e outras tecnologias que nos conectam com o mundo digital estão entre os temas mais em alta da atualidade. Estas novas tecnologias nos permitem ver e sentir coisas que não existem no mundo real, fazendo uma associação entre o universo virtual e a realidade. A Nissan está inserida neste universo e vem empregando este tipo de tecnologia para o treinamento de funcionários nas linhas de produção.

Diferenças entre as tecnologias de VR, AR e MR
Existem algumas diferenças concretas na forma como os mundos virtuais interagem com o mundo real, dependendo da tecnologia de realidade alternativa utilizada (VR, AR e MR):

  • Realidade virtual (VR na sigla em inglês)

Por meio de um dispositivo portátil, como os óculos de realidade virtual, a VR permite que os usuários vivenciem um mundo virtual a partir de uma perspectiva em primeira pessoa. A VR é amplamente utilizada em áreas como entretenimento, jogos e viagens virtuais.

  • Realidade aumentada (AR na sigla em inglês)

Com a AR, o mundo real é aumentado virtualmente, sintetizando o conteúdo digital na visão do usuário. Esta tecnologia pode ser utilizada para complementar informações ou introduzir personagens virtuais em cenários do mundo real. A AR é utilizada em diversos formatos, como jogos para smartphones e sistemas de navegação.

  • Realidade mista (MR)

A MR é uma combinação de VR e AR. A MR é caracterizada pela sincronização entre o mundo real e o virtual, permitindo que os usuários toquem e movam os objetos virtuais com suas próprias mãos.

Este conjunto de tecnologias é chamado de realidade cruzada (XR na sigla em inglês).

Como a Realidade Mista (MR) pode melhorar a produção de automóveis? Recentemente, o uso de óculos de MR foi introduzido no treinamento no processo de inspeção na linha de montagem de motores elétricos na planta da Nissan em Tochigi (Japão). 

O processo de inspeção de motores elétricos envolve a verificação de até 30 itens diferentes. No passado, os instrutores treinavam cada novo colaborador individualmente para ensinar suas funções. Já os novos operadores tinham que estudar vários manuais e vídeos para alcançar o nível de competências necessário. Todo esse processo exigia uma grande disponibilidade de tempo, devido à complexidade do trabalho. Por isso, fazia sentido introduzir a MR para melhorar tanto a eficiência como as competências.

Com o uso de óculos de MR, as imagens e textos aparecem na frente de um motor elétrico físico, permitindo que o aprendiz imediatamente compreenda o trabalho em primeira mão. Os aprendizes podem revisar as informações apontando para as áreas que devem ser inspecionadas.

A Nissan também trabalhou em parceria com o fabricante de autopeças japonês JATCO para desenvolver a tecnologia de oculometria (eye tracking). Estas funções permitem gravar o aprendiz mesmo quando ele está sozinho, permitindo que o instrutor verifique sua compreensão do conteúdo.

Outro grande avanço é a possibilidade de ver um motor elétrico em 3D com a utilização de óculos de realidade virtual mesmo quando o motor físico não esteja disponível.

Consequentemente, a duração do treinamento foi reduzida pela metade e a carga horária foi reduzida em 90%. O treinamento diminuiu de 10 para 5 dias, e a carga horária de 10 para 1 hora.

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