Coluna Reta Oposta – Por Bispo Neto:
Drugovich é mais um talento do Paraná na Fórmula 1
O paranaense Felipe Drugovich é o primeiro campeão da Fórmula 2 e mais um talento do estado a chegar à Fórmula 1. O piloto de Maringá conquistou sábado (10/09) o título da Fórmula 2, sendo o primeiro brasileiro a ser campeão da categoria, e na segunda-feira foi anunciado como piloto reserva da equipe de Fórmula 1 Aston Martin, fazendo o seu primeiro treino em novembro em Abu Dhabi.
Rubens Gatti, presidente da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), cumprimenta Felipe pela conquista do título da Fórmula 2 e por ser o mais novo talento do Estado a chegar à Fórmula 1. Gatti enaltece o trabalho e dedicação da família Drugovich, mencionando o empenho de Cláudio e Márcia Drugovich, tio e mãe de Felipe. “É gratificante ver um piloto que começou a competir na categoria Cadete em nosso estado brilhar no cenário internacional. Suas conquistas são fruto do trabalho de base de nosso estado e uma recompensa à dedicação de seus familiares. Acompanhamos desde os primeiros passos a luta do Cláudio para levar o Felipe para a Europa e o apoio emocional da Márcia, acompanhando o Felipe em todos os estágios de sua carreira. Manifestamos desejos de muito sucesso ao Felipe e temos certeza que ele nos trará muitas alegrias”, finaliza Rubens Gatti. (Foto: Divulgação).
Fórmula Truck parabeniza Drugovich pelo título da F-2
A Fórmula Truck, através do seu presidente Gilberto Hidalgo e toda equipe da GT Truck, parabeniza o piloto brasileiro Felipe Drugovich pelo título da Fórmula 2, categoria de acesso à Fórmula 1, conquistado sábado (10), no autódromo de Monza, na Itália. Felipe é sobrinho de Osvaldo Drugovich Júnior, campeão da Fórmula Truck em 1997 e 1998.
Felipe iniciou a carreira no kart brasileiro em 2008, com apenas oito anos de idade. Entre 2013 e 2015 competiu no kartismo internacional. Em 2016, o brasileiro fez a transição para o mundo dos monopostos, disputando a Fórmula 4 Alemã e o MRF Challenge, em que faturou uma vitória naquele ano. Dois anos depois, Felipe se sagrou campeão da MRF Challenge 2017/2018. No campeonato Euroformula F-3 Open, o piloto paranaense o título, contabilizando 14 vitórias em 16 corridas, e dois segundos lugares, atingindo o recorde absoluto de vitórias da história desta competição. No ano seguinte, o piloto acelerou na FIA F-3 pela equipe britânica Carlin Racing e, em 2020, fez sua estreia na Fórmula 2. A temporada de 2022 vem com resultados extraordinários. O piloto é o único do Brasil a liderar o campeonato, com 5 vitórias na temporada. Felipe Drugovich foi anunciado nesta segunda-feira como piloto reserva da equipe de Fórmula 1 Aston Martin. (Foto: Divulgação).
Vitória de Zorzetto no Paranaense de Kart em Pato Branco
A Cadete foi uma das categorias mais disputadas na 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Kart, disputada sábado e domingo, no Kartódromo Ayrton Senna, em Pato Branco, no Sudoeste do Estado. A vitória foi de Caio Zorzetto, de São Miguel do Iguaçu. O piloto da equipe Disam Insumos Agrícolas/CHD’S do Brasil/Thunder/Lei de Incentivo se mantém invicto na competição, uma vez que foi também o vencedor da etapa de abertura, disputada no mês passado, em Foz do Iguaçu.
Importante para a decisão do campeonato, nos dias 2 e 3 de dezembro, em Rio Negro, a vitória de Caio foi suada. Mais rápido nos treinos livres, no treino classificatório ele obteve a segunda colocação no grid de largada. Mas largar em segundo em Pato Branco é muito difícil de se encaixar no pelotão e quase sempre perde muitas posições. E foi o que aconteceu. Na primeira bateria Caio caiu para quarto. Porém, na segunda volta assumiu a liderança, mas perdeu a ponta para Arthur Cordeiro a poucos metros da bandeirada. Na segunda bateria, novamente largando em segundo, perdeu cinco posições na largada. Fez uma corrida de recuperação e quando estava em terceiro um pneu traseiro começou a murchar. Entretanto, a quebra do motor de Arthur lhe valeu a segunda colocação. Na final, novamente largando em segundo, e de novo perdeu posições. Mas com bom rendimento de seu equipamento e em quatro voltas chegou à liderança e permaneceu na frente até a bandeirada da vitória. (Foto: Tiago Guedes/Divulgação).
Firás Fahs é 2º na F-4 Júnior no Paranaense de Kart
Em seu retorno ao Kartódromo Ayrton Senna, em Pato Branco, depois de quatro anos, Firás Fahs conquistou o segundo lugar na categoria F-4 Júnior na 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Kart. A prova foi disputada sábado e domingo.
Firás largou na pole position, conquistou o segundo lugar na primeira prova classificatória, ganhou a segunda e largou na frente na Final. Ele liderou até três voltas para a bandeirada, quando perdeu o posto para Davi Osachuki. Os dois continuaram a disputa até a última volta, quando se tocaram na tentativa de Firás de recuperar a liderança. Voltaram à pista, porém as posições não se alteraram. Davi garantiu a vitória, somando 42 pontos; Firás garantiu o segundo lugar, com 37; enquanto que Ana Beatriz Morelatto ficou em terceiro, com 32; e Bernardo Miola, em quarto, com 16 pontos.
Firás destaca que o segundo lugar foi importante para o campeonato. “Tudo dependerá de nossas forças na última etapa. Será uma pista desconhecida, mas estaremos bem preparados”, acentua o piloto de Foz do Iguaçu.
A 3ª e última etapa do Campeonato Paranaense de Kart está marcada para os dias 2 e 3 de dezembro, em Rio Negro. (Foto: Tiago Guedes/Divulgação).