Novo Peugeot 408, um fastback dinâmico e inovador
Com o Novo 408, a Peugeot manifesta a inventividade de suas equipes ao propor, no topo do segmento C, uma silhueta fastback inédita: tanto na história da Marca como no mercado automotivo atual, o Peugeot 408 é o primeiro do gênero. Inesperado, diferenciado, este Peugeot de uma nova espécie oferece, além da postura felina e da elegância única, a excelência de uma engenharia centrada na eficiência e uma eletrificação inteligente, bem como emoções proporcionadas por tecnologias de ponta dedicadas ao prazer de conduzir e a uma utilização instintiva. Ele chega ao mercado europeu no início de 2023.
Elegância
O Peugeot 408 se distingue principalmente pela silhueta Fastback dinâmica e pelo conceito diferenciado das categorias existentes, mas também por seu estilo reconhecível entre todos. A postura, felina, é característica dos modelos da Marca. As linhas são afiladas e a grade, que reproduz a cor da carroceria integrando-se perfeitamente na face dianteira, ostenta o novo emblema da Peugeot, ilustrado por uma cabeça de Leão. O recorte invertido do para-choques traseiro surpreende e confere ao perfil um dinamismo inédito. O 408 está solidamente assentado sobre grandes rodas de 720 mm de diâmetro, e os aros icônicos de 20 polegadas apresentam um desenho geométrico disruptivo. Na dianteira, a assinatura luminosa na forma de presas faz do 408 um perfeito integrante da família Peugeot, bem como as lanternas de LED com três garras na traseira.
Com um comprimento de 4,69 m e uma distância entre eixos de 2,79 m, o novo Peugeot 408 oferece um espaço interno notável na 2ª fileira, com um espaço para as pernas de 188 mm. O porta-malas também é generoso, com um volume de 536 litros extensíveis para 1.611 litros com os bancos traseiros rebatidos. A altura de 1,48 m torna a silhueta fina e esbelta, contribuindo para a eficiência aerodinâmica.
Excelência
Alimentados por 6 câmeras e 9 radares, os sistemas de auxílio à condução tranquilizam e protegem. Eles incluem:
- Cruise Control adaptativo com função Stop and Go;
- Visão noturna (Night Vision) que permite alertar a presença de animais, pedestres ou ciclistas na via antes de eles aparecerem no feixe luminoso dos faróis;
- Vigilância de ponto cego com longo alcance (75 metros);
- Alerta traseiro de tráfego que previne de perigos potenciais em marcha ré.
A oferta de motorizações do Peugeot 408 inclui duas versões híbridas recarregáveis de 180 e 225 cv e uma versão a gasolina de 130 cv. Todas estão associadas a uma caixa de câmbio automático de 8 marchas EAT8. Uma versão totalmente elétrica será lançada em alguns meses.
A eficiência esteve no foco do desenvolvimento do Peugeot 408. A associação de esforços em matéria de aerodinâmica, de redução das massas (a partir de 1.396 kg) e de motorizações com baixas emissões resultou em consumos de energia médios incrivelmente reduzidos (em vias de homologação), tanto no caso dos modelos híbridos como no da versão térmica.
O novo Peugeot 408 chega ao mercado europeu já no começo de 2023. Veículo com vocação mundial, será produzido inicialmente na França, em Mulhouse e, logo em seguida na fábrica de Chengdu, na China, para o mercado local.
“Na Peugeot, acreditamos que a vida fica melhor com elegância. E justamente, com sua elegância única, sua silhueta inovadora de Fastback e sua distinção emancipada, o novo 408 é a expressão perfeita da filosofia e da inventividade da Marca Peugeot”, declara Linda Jackson, CEO da marca Peugeot. “Inesperado em todos os ângulos, o novo Peugeot 408 foi criado para apaixonados por carros e pela vida que querem se libertar de determinadas convenções ao mesmo tempo que buscam um prazer responsável. Eles encontrarão a exigência tecnológica da Peugeot – uma eficiência controlada e uma experiência digital de altíssimo nível – bem como todas as emoções proporcionadas por uma condução instintiva”.
Um fastback dinâmico e inovador
Associada à postura felina característica de todo Peugeot, a linguagem formal do novo 408 adequa-se perfeitamente ao novo conceito inovador de Fastback topo de linha do segmento C. Ele se caracteriza por um tratamento particularmente acerado das superfícies, visível sobretudo na traseira onde acaba o teto, na tampa do porta-malas e no nascimento dos paralamas, criando facetas afiadas que brincam com a luz.
O 408 tem uma arquitetura externa que lhe é própria. Construído sobre a versão da plataforma multienergia EMP2 (Efficient Modular Platform), ele possui uma distância entre eixos de 2,787 m, garantia de um espaço generoso para os lugares traseiros. Seu comprimento totaliza 4,69 m e sua largura tem 1,859 m com os retrovisores rebatidos.
As bitolas são largas, com 1,599 m na frente e 1,604 m atrás, assentando solidamente o veículo no solo, sobre rodas de grande diâmetro (720 mm) e aros de até 20 polegadas. Embora seja elevado, o Peugeot 408 tem um perfil afilado e esportivo graças a uma altura limitada a 1,48 m.
Na dianteira, temos um longo capô encastrado entre paralamas elevados, característica dos últimos modelos da PEUGEOT. Essa opção de estilo reforça a imponência do bloco dianteiro ao mesmo tempo que torna o perfil mais fluido, pois o corte entre o para-lama e o capô é invisível. Esse princípio de construção também simplifica o contorno periférico do capô, permitindo uma justaposição perfeita das peças de carroceria.
A tecnologia Matrix LED utilizada na iluminação permitiu desenhar faróis muito finos, garantindo ao mesmo tempo uma iluminação de altíssima qualidade. Esses faróis compõem o olhar do novo 408: um olhar decididamente PEUGEOT. A assinatura luminosa se prolonga para baixo com duas faixas de LED em forma de presas que mergulham em direção ao para-choques.
A grade, na qual se encontra o novo emblema da Marca, dissimula o radar utilizado em inúmeros sistemas de auxílio à condução, assina a identidade do 408. O acabamento na cor da carroceria “desmaterializa” a grade, criando uma fusão com o volume geral do para-choque – sinal de uma mudança de geração e da eletrificação da gama PEUGEOT. Grandes detalhes decorativos na cor preta caracterizam o tema gráfico da face dianteira, acentuando visualmente a largura e a robustez. Eles circundam e protegem as faixas luminosas em forma de presas, fazendo contraponto às proteções pretas que cercam a carroceria e realçam, por contraste, a visibilidade da assinatura luminosa.
O perfil do novo PEUGEOT 408 é caracterizado por um astucioso recorte entre as peças pretas e as peças pintadas, que afinam a silhueta e lhe confere dinamismo. Ele também reforça a generosidade da cabine, inclusive no desenho lateral do vidro, que tem seu dinamismo fastback depois do ponto alto de acessibilidade da porta traseira.
As proteções laterais da carroceria e das caixas de rodas se prolongam no robusto para-choques traseiro preto que, ao cortar de viés a cor da carroceria, acentua o efeito invertido da traseira, beneficiando o dinamismo. Também permite equilibrar visualmente o balanço traseiro, que acolhe uma porta-malas de grande capacidade.
Os aros de 20 polegadas com um estilo disruptivo e uma forma geométrica inserida num círculo surpreendem quando o veículo está parado e criam um efeito visual espetacular em baixa velocidade. O seu desenho inusitado está alinhado com o tratamento conceitual inédito do novo 408.
A parte posterior do teto é uma área especialmente sensível em termos de aerodinamismo. O fluxo de ar é otimizado e guiado por duas “orelhas de gato” que formam um corredor aerodinâmico ideal em direção ao spoiler da tampa do porta-malas. Esses dois apêndices angulosos e eficientes fazem parte dos elementos de estilo que distinguem o novo Peugeot 408.
Duas motorizações híbridas recarregáveis estão disponíveis no novo PEUGEOT 408:
PLUG-IN HYBRID 225 e-EAT8: 2 rodas motrizes / associação de um motor PureTech de 180 cv (132 kW) e de um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa de câmbio automático de 8 marchas e-EAT8 / em vias de homologação.
PLUG-IN HYBRID 180 e-EAT8: 2 rodas motrizes / associação de um motor PureTech de 150 cv (110 kW) e de um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa de câmbio automático de 8 marchas e-EAT8 / em vias de homologação.
A bateria Li-ion das duas versões híbridas recarregáveis tem uma capacidade de 12,4 kWh e uma potência de 102 kW. Dois tipos de carregadores de bordo estão disponíveis: um carregador monofásico de 3,7 kW oferecido de série e um carregador monofásico de 7,4 kW como equipamento opcional.
Os tempos estimados de recarga são:
Wall Box (32 A) 7,4 kW com o carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, a carga completa pode ser efetuada em 1h55.
Tomada reforçada (16 A) com o carregador de bordo monofásico de 3,7kW, a carga completa pode ser efetuada em 3h50.
Tomada convencional (8 A) com o carregador de bordo monofásico (3,7 kW), a carga completa é atingida em cerca de 7h05.
Uma motorização térmica também está disponível: o motor a gasolina 1.2l de3 cilindros PureTech de 130 cv conforme à última norma antipoluição Euro 6.4 está associado ao câmbio automático de 8 marchas EAT8 e a um sistema Start & Stop. Esta motorização está em processo de homologação.
Convém notar que todas as motorizações do novo PEUGEOT 408 estão associadas à caixa de câmbio automática de 8 marchas, garantia de tranquilidade e eficiência.
Não existe previsão de versão a diesel, porém um modelo 100% elétrico será lançado posteriormente.