M-Benz Caminhões e Ônibus faz balanço de vendas e expectativas 2022
Na manhã dessa quarta-feira (13/07), Walter Barbosa, Diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, fez uma Live para a imprensa especializada, dando um balanço das vendas 2021 e as expectativas da empresa para 2022. Às vésperas da Feira Latinoamericana do Transporte, a Lat.Bus 2022, que será realizada nos dias 8 e 9 de agosto, no Expo São Paulo, na capital paulista, onde teremos mais novidades da montadora.
Mercado em alta
No balanço comandado por Walter Barbosa e demais diretores da Mercedes-Benz do Brasil, os anos de 2020 e 2021 foram muito bons para o segmento de caminhões, mas o mercado de ônibus sofreu muito com a falta de passageiros, que seguiram o afastamento das ruas e isolamento, por causa da Covid-19.
Outros pontos negativos foram a Taxa Celic, que hoje está em 13,25, o dobro do período antes da pandemia, o óleo diesel que também dobrou de preço em um ano e o aumento do aço em cerca de 25% prejudicaram o crescimento do mercado de caminhões e ônibus, pois tiveram seus preços aumentados por conta disso. Além da falta de disponibilidade de crédito nesse período.
O mercado onde em 2018 foram comercializadas 14.452 unidades, se superou em 2019, quando chegou a 20.741 unidades, porém diminuiu no período da pandemia do Covid-19, vendendo 13.830 em 2020 e 13.926 em 2021, subindo cerca de 1%, comparados 2020/2021. Porém a previsão para 2022 é da volta do crescimento, onde a Anfavea prevê 17 mil unidades vendidas e o mercado confia num aumento ainda maior, em torno de 21 mil unidades, com o reaquecimento do mercado.
A previsão é de crescimento de 27% do mercado de ônibus de 2021 para 2022, onde a participação de Mercedes-Benz passa de 38,3% para 50,1%, liderando em quatro de cinco segmentos no mercado. No segmento de Micro a M-Benz lidera, com 39,6% de Market Share. Lidera ainda nos segmentos de Urbano, com 72% de Market Share, Fretamento, com 43,5% de Market Share, e, Rodoviário, com 75% de Market Share. Ela só não lidera no segmento Escolar, por ser um segmento diferenciado e depende de muitos fatores de mercado que não podem ser definidos somente pela Mercedes-Benz do Brasil, mesmo assim, tem 30,6 de Market Share.
Lat.Bus 2022
Com o retorno da Feira Latinoamericana do Transporte, a Lat.Bus 2022, a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus terá várias novidades para o setor, com muitas possibilidades de aplicações das tecnologias disponíveis no mercado. Porém, a empresa terá como destaque para o chassi eO500U, com entrega de soluções para todo o ecossistema da eletromobilidade. Entre elas destacamos do ônibus elétrico eO500U, para futuros parceiros: A Infraestrutura de Recarga e Energia; Serviços Digitais: Manutenção, Peças e Treinamentos da M-Benz do Brasil; Projeto Construção e Instalação Elétrica no Cliente; Tudo Incluso no Financiamento.
Primeiro ônibus elétrico do País
O eO500U é o primeiro ônibus elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, desenvolvido e fabricado em nosso País, com investimento de aproximadamente 100 milhões de reais, previsto para chegar ao mercado em 2023. O modelo é Padron, 4×2 de piso baixo, com 250 km de autonomia e maior capacidade de transporte, com cerca de 84 passageiros. A previsão é de mais de três mil ônibus elétricos no Brasil até 2024, com 11 cidades se destacando na aquisição e testes dos modelos em seus transportes urbanos. Depois do dia 10 de agosto de 2022, após a Feira Lat.Bus, daremos mais informações desse e demais modelos da Mercedes-Benz do Brasil, além de outras parcerias, onde a montadora fornece somente o chassi.