Coluna Reta Oposta – Por Bispo Neto:
Alfredinho Ibiapina terá duplo desafio na Copa Brasil de Kart
As duas últimas semanas de julho serão intensas para Alfredinho Ibiapina. Em um cenário paradisíaco, o piloto irá disputar dois títulos na segunda maior competição nacional, a Copa Brasil de Kart. O evento será realizado de 20 a 30 de julho, no kartódromo Emerson Fittipaldi, na Orla Atalaia, em Aracaju-SE. A equipe A8 Racing já está no local preparando o “QG” para que o piloto possa fazer alguns treinos, ainda nesta semana, e conhecer o traçado da pista. Na primeira fase da competição a disputa será pela categoria nacional Júnior, classe destinada a pilotos de 12 a 15 anos.
Na segunda etapa da Copa Brasil, Alfredinho Ibiapina irá integrar o grid da Ok Júnior, categoria internacional, que utiliza motores Vortex, o mesmo do campeonato mundial de kart, o qual irá disputar em setembro, na Itália. As duas categorias utilizam motores de 125 cc, mas o motor da Ok Júnior é mais potente, tem mais torque, é 5 kg mais leve e tem uma tecnologia mais avançada que o motor usado na Júnior nacional, o que o torna mais rápido. As provas classificatórias e as finais da Copa Brasil de Kart serão transmitidas ao vivo pelo canal da CBA BR Kart, no Youtube. Acompanhe mais notícias do piloto pela rede social Instagram @alfredinhoibiapina. (Texto e fotos: Eni Alves).
Caio Collet abandona prova da FIA F3 na Áustria
Caio Collet não completou a Feature Race da FIA Fórmula 3 neste domingo no Red Bull Ring. O brasileiro da Alpine Academy teve um forte início de prova, disputada em pista molhada na Áustria. Com largada atrás do safety-car, o carro n.º 10 da MP Motorsport superou o americano Jak Crawford e o argentino Franco Colapinto na primeira volta, saltando de 12º para o top10. Depois de cerca de cinco voltas com as posições estabelecidas e os pilotos se adaptando às críticas condições de visibilidade, Collet foi tirando a diferença para Zane Maloney, piloto de Barbados.
O único brasileiro do grid fez duas tentativas para conquistar a nona posição, prevalecendo na segunda delas após os carros passarem meia volta emparelhados. Em mais duas voltas, Collet tirou mais de 1s de desvantagem para o americano Jak Crawford e já estava em condição de ataque quando foi acionado o safety-car na 21ª passagem. A relargada determinou um sprint de três voltas até a bandeirada. Caio então se envolveu em um acidente com os carros de Crawford e do britânico Jonny Edgar na freada da curva 1 e foi forçado a se retirar. Ele agora ocupa a oitava posição no campeonato, com 39 pontos. A próxima etapa do campeonato da FIA F3 é a sexta das nove jornadas de 2022 e está marcada para a Hungaroring, em Budapeste, no último fim de semana de julho. (Foto: Dutch Photo Agency).
Lourenço Varela é vice-campeão da Copa Nordeste de Kart
No final da tarde da última quinta-feira, 07 de julho, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), confirmou o piloto Lourenço Varela como vice-campeão Cadete do Campeonato do Nordeste de Kart. Disputada no dia 23 de abril, no kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju-SE, a prova decisiva da categoria encerrou com o piloto catarinense na segunda posição e no segundo lugar no pódio. O resultado foi transmitido ao vivo em várias plataformas da internet, com direito a “volta dos campeões” e saudação ao público presente.
As atividades da competição foram encerradas sem nenhuma alteração. No dia seguinte, foi distribuído um texto para os veículos de comunicação com um resultado diferente. O nome de Lourenço Varela não foi mencionado nem entre os cinco primeiros colocados da Cadete. Informados do ocorrido pela assessora de imprensa do piloto, os pais entraram em contato com a federação de Sergipe, que confirmaram uma punição, que tirava o título de vice-campeão de Varela. “Nesta semana nós vamos para a Copa Brasil, no mesmo kartódromo da Copa do Nordeste. Saber que a punição não passou de um mal-entendido me deixa mais animado para esta competição. Quero agradecer a minha equipe, os meus pais e amigos, que torceram por mim. Vamos em busca do melhor resultado e que seja uma grande disputa”, comentou Lourenço Varela, piloto com 9 anos de idade. (Foto: Luciana Flores).