Inversor de Carboneto de Silício da BorgWarner para alto desempenho
A BorgWarner, líder global no fornecimento de soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para o mercado de veículos, fez parceria com duas marcas de carros de alto desempenho para fornecer um novo inversor de carboneto de silício (silicon carbide – SiC) de 800 volts. Como um dos principais componentes em um novo sistema de energia, os inversores não apenas convertem a energia CC (corrente contínua) armazenada na bateria em energia CA (corrente alternada), mas também convertem a energia CA recuperada durante o processo de frenagem de volta para a bateria. Atualmente, a maioria dos veículos elétricos está equipada com um sistema de 400 volts. Como se espera que os veículos totalmente elétricos forneçam autonomia estendida e atendam a requisitos mais altos para desempenho de carregamento, é necessário um material semicondutor mais eficiente para aumentar a densidade de potência dos inversores e conjuntos de acionamento elétrico. Com isso em mente, a BorgWarner assumiu a liderança na construção de tecnologia avançada para permitir a aplicação de carboneto de silício em veículos elétricos, desenvolvendo um inversor SiC de refrigeração dupla face com alta potência que pode ser aplicado a sistemas de 800 volts.
“Estamos honrados em ganhar a confiança das duas marcas de carros de alto desempenho como seu principal fornecedor de sistemas de propulsão eletrônica”, disse o Dr. Stefan Demmerle, presidente e gerente geral da BorgWarner PowerDrive Systems. “Como líder neste mercado altamente competitivo, a BorgWarner continua a desenvolver tecnologias inovadoras que mudam o jogo para veículos elétricos; nossa solução de inversor de carboneto de silício de 800V é um ótimo exemplo”.
Este novo inversor SiC foi projetado usando o módulo de alimentação. SiC 800V “Viper” patenteado da BorgWarner, o que resultou na economia de uso de semicondutores e materiais SiC. A tecnologia de refrigeração de lado duplo no módulo de energia ajudou a reduzir o peso do produto em 40%, o tamanho em 30% e aumentar a densidade de energia em 25% em comparação com os inversores tradicionais baseados em Silício (Si). Desempenho a um custo menor para nossos clientes.
Graças ao design exclusivo do Viper, a solução é escalável para atender às demandas em constante mudança e se adapta a sistemas de tensão mais baixa e mais alta, facilitando o gerenciamento das várias classificações de tensão exigidas por PHEVs e EVs.
Os dois SUVs elétricos equipados com o mais recente inversor de carboneto de silício de 800 volts da BorgWarner estão programados para iniciar a produção em 2023 e 2024.