Geração 8 introduz novo conceito no interior dos ônibus rodoviários
A Geração 8 de ônibus rodoviários da Marcopolo continua a transformar o transporte brasileiro. A nova linha introduz novidades no design interno dos veículos, que passaram a ter interior mais sofisticado, harmonioso, aconchegante e “clean”.
Tudo no interior da Geração 8 é novo. Poltronas, porta-pacotes, porta-focos, iluminação interna, acabamentos laterais, pisos e sanitário. Todos esses itens foram desenvolvidos para aprimorar a experiência do passageiro.
“Ao ingressar em um modelo da Geração 8, o cliente percebe o ambiente muito parecido com o acabamento consagrado pelo setor automotivo, com cores sóbrias e harmoniosas”, explica André Lucena, responsável pela área de Design da Marcopolo.
Segundo o executivo, quando se pensa em uma nova geração de ônibus, o design externo é o que se destaca mais para os clientes e usuários, mas é no interior do veículo que o passageiro viaja e passa várias horas. Então no G8, a Marcopolo focou na experiência do passageiro.
Mesmo antes do lançamento para o mercado, em diversas clínicas e apresentações os operadores clientes da Marcopolo percebem que as principais inovações tornaram o ambiente interno muito mais harmonioso, com mais conforto visual e convidativo.
Para garantir mais segurança e conforto durante o embarque, o corrimão é integrado, com perfil inteiriço e uniforme. A porta de separação entre a cabine do motorista e o salão de passageiros recebeu novo desenho, com vedação adicional para ampliar o conforto acústico. O sistema de fechadura e rodízios também foi remodelado, com a utilização de rolamentos e autocompensadores, que tornam o funcionamento mais suave, seguro e de menor esforço.
Poltronas projetadas para mais conforto
No caso das poltronas, a Marcopolo desenvolveu novos modelos, com plano de corte diferenciado e a aplicação de tecnologia na definição dos materiais, com tecido navalhado (amplamente utilizado nos automóveis), material visco elástico e neoprene em locais estratégicos e funcionais. Por intermédio de estudos, foi possível desenvolver um novo conceito de distribuição das composições das espumas nas partes de contato com o corpo, como o assento e o encosto, com elementos verticais que valorizam o conforto, sobretudo em longas viagens. O sistema de reclinação também é completamente novo, com a adoção de amortecedores, com acionamento mais acessível, suave e que permite infinitas posições, de acordo com o biotipo do usuário.
As cabeceiras também ganharam novo desenho, muito mais funcional, com “orelhas” pronunciadas para acomodar melhor a cabeça do passageiro e proporcionar mais ergonomia e relaxamento.
“Nas nossas poltronas leito e leito cama, reconhecidas como as melhores do mercado, buscamos a diferenciação no corte e padronagem dos tecidos para que fossem exclusivas e proporcionassem ainda mais conforto para o cliente do nosso cliente. Também ganharam posponto aparente para criar mais sofisticação ainda ao produto”, destaca Lucena.
Porta-pacotes com conceito minimalista
Os novos porta-pacotes foram desenvolvidos com conceito minimalista, com formato e estrutura “slim” (alongada e fina) para, ao mesmo tempo, oferecer mais espaço para as bagagens de mão e compor visualmente com todo esse novo ambiente interno. Os corrimãos foram redesenhados e acompanham o visual do interior, assim como os porta-focos, mais harmoniosos e com fácil e imediata visualização da numeração das poltronas para que os passageiros encontrem rapidamente o seu lugar. Os porta-focos além do novo design, passaram a ter acionamento “touch”, com material de toque suave e botões de silicone para mais sensibilidade.
Conforto visual
A iluminação interna é outro diferencial dos novos G8 Marcopolo. O salão de passageiros ganhou sistema de iluminação em LED com diversas configurações e luz indireta que mudam de cor e intensidade de acordo com o horário para ampliar a sensação de bem-estar, conforto visual, acolhimento e relaxamento.
Sanitário funcional
A diferenciação, o conforto e a funcionalidade se destacam também no novo sanitário, projetado para criar um ambiente mais acochegante. A decoração interna ganhou novas cores e design para proporcionar uma experiência mais agradável, como a pia de aço inox, que facilita limpeza e confere durabilidade, e a instalação de apoios no interior para dar ao passageiro maior segurança durante o uso do sanitário.
O interior é climatizado com ar-condicionado, conta com porta plana com sistema de fechamento automático e descarga com sistema Ecoflush e a opção de sucção a vácuo, como a adotada em aviões para melhor eficiência e eliminação de possíveis odores. A iluminação natural foi ampliada, com janelas cinco vezes maiores, assim como a dimensão espelho para complementar a sensação de amplitude.
Crédito das imagens: Arquivo Marcopolo.