Lets change cars Renault revela seu carro-conceito Scénic Vision
A Renault está escrevendo um novo capítulo de sua história com um carro-conceito inovador, precursor e visionário. Sua aparência externa prefigura o futuro veículo 100% elétrico para a família da gama Renault. O interior e o projeto tecnológico são convites a uma viagem a outra temporalidade, em um futuro onde as tecnologias e inovações servirão a um mundo mais sustentável e com mais respeito pelo meio ambiente.
“Nenhum dos nossos compromissos como empresa será suficiente se não os aplicarmos totalmente em nossos veículos. Por isso, pedi para que as equipes da Renault desenvolvessem o primeiro carro-conceito que representasse plenamente nossa nova estratégia ESG e seus três pilares: meio ambiente, segurança e inclusão. Nós o chamamos de Scénic Vision. Scénic, que remete ao nosso icônico “carro para viver”, e Vision porque ele corresponde às novas expectativas das pessoas”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group e da marca Renault.
O Scénic Vision inicia uma nova jornada, a de uma mobilidade mais sustentável, segura e inclusiva. Visionário e exploratório, ele concretiza as visões tecnológicas mais avançadas em matéria de descarbonização, representando os três pilares da estratégia de desenvolvimento sustentável do Renault Group: meio ambiente, segurança e inclusão:
- O ecodesign e as inovações em matéria de economia circular, ao integrar mais de 70% de materiais reciclados em vários ciclos fechados, sendo 95% reciclável e contribuindo diretamente para a proteção dos recursos naturais;
- A motorização híbrida, elétrica e a hidrogênio, para reduzir o tempo ocioso durante a recarga de energia, diminuindo a pegada de carbono, inclusive da bateria. O Renault Scénic Vision é zero emissão na produção e no uso, diminuindo em 75% sua pegada de carbono em comparação com um carro elétrico convencional;
- As tecnologias embarcadas oferecem uma segurança reforçada para o condutor e os passageiros, permitindo reduzir o número de acidentes em até –70%. Devido ao seu projeto, este carro-conceito traduz também a vontade das equipes de criar um carro único, accessível e adaptado a todos.
“O carro-conceito Scénic Vision representa a transformação do plano estratégico Renaulution para uma empresa mais verde e tecnológica, com foco em dados, energia e serviços. Ele abraça os desafios do clima, preservação dos recursos naturais, segurança e saúde de seus usuários e acessibilidade. O modelo abre um novo capítulo no desenvolvimento dos nossos veículos, pensado de forma ecossistêmica desde a concepção até o fim do ciclo de vida. Além de ser um objeto de design, ele representa uma série de objetivos que o Grupo definiu e que serão progressivamente introduzidos nas próximas gerações de veículos”, declarou Cléa Martinet, VP de Sustentabilidade do Renault Group.
Um design que abre caminho para novas perspectivas
Representante do plano estratégico Renaulution e da “Nouvelle Vague” da marca Renault, o carro-conceito Scénic Vision é resultado de um profundo exercício de design, com escolhas estéticas ousadas. Assim, seu design prefigura horizontes temporais diferentes para a gama de veículos Renault. O exterior revela as formas e o estilo de um novo modelo para a família, que será comercializado em 2024, enquanto o design interno é um estudo prospectivo sobre as futuras cabines dos veículos da Renault.
Sua motorização híbrida, elétrica e a hidrogênio, traduz a vontade da Renault de dar uma resposta para todos os usos, que se insere em uma visão mais distante, para além de 2030. Um design que abre caminho para novas perspectivas, um mundo onde os carros e os seres humanos convergem para os mesmos valores.
“O Scénic Vision representa um novo capítulo da história do Renault Group e da marca. Este conceito prefigura o design externo do novo modelo Scénic 100% elétrico para 2024 e a nova linguagem do design da Renault. Já o design interno é um estudo prospectivo dos futuros espaços internos da Renault. O Scénic Vision propõe um conjunto de tecnologias e inovações a serviço de uma mobilidade mais sustentável”, declarou Gilles Vidal, VP de Design da marca Renault.
A Renault & Jean-Michel Jarre
“Jean-Michel Jarre é um dos pioneiros da música eletrônica. Um artista inovador, disruptivo e popular, qualidades que o aproximam da marca Renault”, declarou Luca de Meo, CEO Renault Group e da marca Renault.
Jean-Michel Jarre é compositor, intérprete e produtor de discos. Oriundo do mundo da pesquisa eletroacústica, o artista francês deu uma dimensão popular à música eletrônica. Jean-Michel Jarre também é engenheiro, tendo sempre associado a tecnologia à criação, de uma maneira muito próxima à forma como a Renault sempre encarou a inovação.
Jean-Michel Jarre é bastante envolvido com a proteção do meio ambiente, sendo Embaixador da Boa Vontade da UNESCO desde 1993 (para temas relacionados ao meio ambiente e educação).
A colaboração com Jean-Michel Jarre começou desde os primeiros dias da concepção do Scénic Vision, precisamente na acústica e processamento de sinais. O artista se uniu à equipe de projeto para definir a assinatura sonora deste carro-conceito, orientado por uma estratégia “menos é mais”, com apenas um alto-falante em cada porta complementado por um sistema de “bolhas de som”, em cada apoio de cabeça.
O Scénic Vision marca o início de uma estreita parceria com Jean-Michel Jarre. O artista será embaixador da Renault, trabalhando com as equipes em futuras soluções que serão introduzidas na gama de veículos da marca.
Objetivo: recursos naturais:
Ecodesign e ciclos curtos:
- 70% dos materiais utilizados no veículo são reciclados e mais de 95% do veículo é reciclável, incluindo a bateria;
- O assoalho do veículo foi produzido por meio da aglomeração de resíduos plásticos provenientes de outras origens (garrafas de leite, tubos de plástico, etc.). Em todo o veículo, 30% dos plásticos utilizados são de fontes renováveis (bioplásticos). Os revestimentos do veículo foram produzidos com carbono reciclado proveniente da industrie aeronáutica;
- Ciclos curtos são aplicados aos materiais estratégicos, como platina, cobre, alumínio e aço, bem como os elementos que compõem a química da bateria.
- Os pneus são fornecidos por um fabricante membro da Plataforma Global para a Borracha Natural Sustentável (GNSPR), comprometido com a responsabilidade ambiental e os Direitos Humanos;
- Em vez de couro, foi utilizado o poliéster 100% reciclado com baixo teor de carbono;
- O tanque da célula de combustível é produzido com fibra de carbono proveniente de resíduos de papel reciclado.
Melhor qualidade do ar:
- Localizado na porta do condutor, um filtro de ar permite melhorar a qualidade do ar no interior do veículo, filtrando o ar externo;
- Do lado de fora, os pigmentos pretos da tinta são provenientes do tratamento de partículas captadas na atmosfera. Sem pigmentos sintéticos, a tinta contribui para melhorar a qualidade do ar.
Objetivo: climático:
O melhor de dois mundos: eletricidade e hidrogênio:
- Tecnologia H2-Tech: um veículo híbrido, ao mesmo tempo elétrico e a hidrogênio, equipado com uma célula de combustível de 16 kW. O sistema H2-Tech é baseado na tecnologia do “extensor de autonomia”, que permite embarcar uma bateria duas vezes mais leve para uma mesma autonomia, contribuindo para a descarbonização além da eletrificação do veículo. Apesar de esta solução ser uma visão para um carro de passeio, o Renault Group já oferece soluções a hidrogênio para veículos utilitários leves por meio de sua joint venture Hyvia (em parceria com a Plug Power);
- A partir de 2030, quando a rede de postos de hidrogênio for suficientemente densa, será possível percorrer até 800 km – ou, por exemplo, 750 km de Paris até Marselha – sem precisar parar para recarregar a bateria. Uma parada de apenas 5 minutos será suficiente para encher o tanque de hidrogênio;
- Dando continuidade a parcerias já firmadas, este veículo apresenta uma pegada de carbono inferior a 75% em comparação com um veículo elétrico como o Mégane E-Tech elétrico. Sua bateria é até 60% menos carbonizada que uma bateria equivalente, graças à utilização de ciclos curtos, bem como o uso de minerais e energia de baixo carbono para montar e produzir a bateria.
Objetivo: cuidar dos passageiros:
Segurança:
Transparência e visibilidade total
- Um sistema de câmera integrada na frente do veículo amplia o campo de visão do condutor em 24%, reproduzindo o entorno imediato em uma tela localizada no painel. Assim, o para-brisa é ampliado em 180° para uma visibilidade total e segura, fazendo o capô parecer transparente.
Nova geração de segurança e saúde conectada: Safety Coach
- Uma interface de avaliação de riscos permite antecipar as situações estressantes de última hora. Ela compensa a eventual falta de atenção do condutor, dando orientações personalizadas para melhorar continuamente os hábitos de direção. Esta interface também dá orientações personalizadas ao condutor a respeito da sua saúde, por meio da análise dos dados coletados pelas câmeras e sensores conectados localizados na cabine (ritmo cardíaco, fadiga, etc.).
Inclusão:
Veículo se adapta aos passageiros
- Um sistema de reconhecimento facial permite abrir a porta e ajustar as configurações do veículo em função do perfil do condutor. Este sistema também oferece a possibilidade de adaptar as condições de condução a uma eventual deficiência.
Ambiente sonoro ultrapersonalizado e inclusivo
- Cada banco é equipado com microfones e alto-falantes para oferecer seu próprio ambiente sonoro (rádio, hi-fi, condução assistida por comando de voz), mantendo uma comunicação otimizada a bordo. A retransmissão da voz dos passageiros e do condutor e, se necessário, a amplificação da voz, facilita a comunicação entre as ocupantes do veículo, principalmente se houver um usuário com problemas auditivos.
Acessibilidade aumentada
- A ausência de coluna central (entre as portas) e o assoalho plano facilitam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.
FICHA TÉCNICA:
Comprimento: 4.490 mm;
Largura: 1.900 mm;
Altura: 1.590 mm;
Entre eixos: 2.835 mm;
Rodas: 21 polegadas;
Pneus: 235/45 R21;
Peso: 1.700 quilos;
Energia: híbrida – elétrica/hidrogênio;
Motor: elétrico síncrono 160 kW com rotor bobinado;
Célula de combustível: 16 kW;
Bateria: 40 kWh.