Audi e Litro de Luz instalam postes e lampiões solares na Amazônia
A Audi do Brasil, Audi Environmental Foundation e Litro de Luz promoveram a instalação de quase 200 soluções de iluminação de energia solar para comunidades ribeirinhas na Amazônia. A ação realizada no Rio Negro, partindo de Manaus, levou 30 postes solares e mais de 150 lampiões para os moradores de Nova Canaã, Nova Jerusalém e Lindo Amanhecer. A atividade foi realizada entre os dias 20 e 24 de abril e beneficiou mais de 600 moradores. Esta foi a segunda ação que a empresa apoiou na Amazônia, este ano. Em março, o paraquedista Luigi Cani semeou mais de 100 milhões de sementes ao pular de paraquedas em uma área desmatada no estado do Amazonas com apoio da Audi do Brasil.
“A parceria entre Audi do Brasil, Audi Environmental Foundation e Litro de Luz nasce com um propósito bastante claro de levar luz para quem precisa por meio de soluções sustentáveis, sem emissão de CO². Após acompanhar e fazer parte desta ação inesquecível, posso dizer que este é um dos projetos que mostra da melhor forma a essência dos parceiros do projeto, empresas que buscam soluções limpas para todos”, afirma Antônio Calcagnotto, responsável por assuntos institucionais e Sustentabilidade na Audi do Brasil e um dos voluntários durante as instalações nas comunidades ribeirinhas. “Foi uma alegria e satisfação ser um dos voluntários a levar melhoria de qualidade de vida e segurança para os moradores. Pudemos fazer um pouco de diferença para estas pessoas”, completa Calcagnotto.
A ação na Amazônia
A ação do Litro de Luz na Amazônia começou muito antes do dia 20 de abril, quando todos os voluntários (as) chegaram em Manaus. Inicialmente, para definir quais comunidades iriam receber as soluções de iluminação, a equipe do Litro de Luz visitou a região e encontrou três locais que sofriam com a falta de energia: Nova Canaã, Nova Jerusalém e Lindo Amanhecer.
Algumas das comunidades localizadas na ribeira do Rio Negro possuem gerador de energia que fornece eletricidade para as escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde local, mas que funcionam em períodos curtos do dia e nem sempre regularmente. Na comunidade Nova Canaã, por exemplo, não havia eletricidade desde dezembro na Escola. Mesmo nas comunidades em que o gerador movido à diesel funcionava, o período de utilização era limitado durante as atividades escolares. Portanto, soluções alternativas eram necessárias para os comunitários terem mais segurança e iluminação durante os períodos sem energia, principalmente a noite. “Já na noite do primeiro dia em que fizemos as instalações dos postes e entregamos os lampiões, pudemos observar a melhoria da qualidade de vida e segurança dos ribeirinhos, sem falar na evidente alegria com as soluções, estampada no rosto das crianças e familiares” diz Calcagnotto.
Para cada comunidade, duas soluções foram apresentadas: o lampião e o poste solar. O lampião possui uma estrutura de PVC, com garrafa PET, uma bateria, lâmpadas de LED e um tamanho adequado que possibilita mobilidade durante as atividades noturnas, dentro e fora da casa dos comunitários. Já o poste solar é montado com bateria de lítio (de alta performance e baixa manutenção) e posicionado em lugares estratégicos com grande movimentação de pessoas nas comunidades. Ambos utilizam placas solares para carregamento e, no caso dos postes, permanecem acesas por toda a noite, com o carregamento automático diurno.
“O Litro de Luz nasceu inspirado na solução de Alfredo Moser, mineiro que trouxe uma alternativa de iluminação colocando uma garrafa PET com água no telhado, solução que rodou todo o mundo. Assim, a sustentabilidade está no core do Litro de Luz. Estamos sempre buscando alternativas sustentáveis para oferecer às comunidades que precisam de luz”, diz Laís Higashi, presidente do Litro de Luz Brasil.
A metodologia utilizada pela ONG Litro de Luz faz com que o processo de montagem seja realizado através do engajamento com as comunidades, pelos próprios moradores, desta forma, eles criam um laço e cuidam das soluções para que durem o máximo de tempo possível. Embaixadores locais são formados em cada comunidade para que o contato com a ONG seja permanente e as soluções tenham a atenção necessária durante o uso. Além da manutenção, uma das exigências da Audi Environmental Foundation, foi de que as baterias, ao perderem capacidade e possibilidade de uso, sejam devolvidas para reciclagem e o Litro de Luz trabalhará para substituição.
Veículos elétricos da Audi
O primeiro SUV 100% elétrico da marca chegou ao Brasil em abril de 2020. O Audi e-tron é montado sobre a plataforma MEB, equipado com dois motores elétricos realmente silenciosos, que combinam para uma potência total de 408 cv com 664 Nm de torque – as forças são distribuídas em 135 kW de potência e 309 Nm de torque no motor dianteiro e 165 kW de potência e 355 Nm no motor traseiro. Por ter torque instantâneo, completa 0-100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 200 km/h. Foi o veículo 100% elétrico mais vendido do mercado em 2020.
O modelo também possui a versão na carroceria Sportback, lançada em setembro de 2020 no País. O Audi e-tron Sportback, segundo veículo 100% elétrico da marca, possui design esportivo e arrojado, destacado pela carroceria em estilo coupé. O modelo possui até 446 quilômetros de autonomia, de acordo com o ciclo europeu WLTP.
Em setembro de 2021 a Audi do Brasil iniciou as entregas do Audi RS e-tron GT, primeiro esportivo 100% elétrico da marca, para os clientes que adquiriram o modelo durante o período de pré-venda – todas as unidades disponíveis no primeiro lote se esgotaram em menos de 24 horas. O modelo possui mais de 1.4 milhão de possibilidades de personalização. O veículo oferece desempenho dinâmico e altamente esportivo: o modelo precisa somente de 3,3 segundos para acelerar de zero a 100 km/h e a velocidade máxima é de 250 km/h. O motor elétrico no eixo dianteiro libera 175 kW, enquanto o motor na traseira libera 335 kW. A potência total é de 598 cv e o torque total é 830 Nm. No modo boost, a potência aumenta brevemente para 646 cv.
O e-tron S Sportback, primeiro veículo 100% elétrico com três motores a ser produzido em série no mundo, começou a ser entregue em agosto de 2021 aos clientes que adquiriram suas unidades durante a pré-venda. O modelo acelera de 0-100 km/h em apenas 4,5 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h. A bateria de alta tensão tem uma capacidade de energia de 95 kWh. O primeiro modelo com 3 motores elétricos e com maior torque já produzido em série pela Audi, tem uma autonomia de até 380 km no ciclo WLTP. São 503 cv e 973 Nm de torque.