Renault premia revendas na 1ª edição do “Prêmio ESG Renault”
A Renault do Brasil premiou na terça-feira (12/04) as concessionárias vencedoras da primeira edição do “Prêmio ESG Renault”. Ao todo, foram 11 grupos vencedores que se destacaram ao longo de 2021 com ações no âmbito do meio ambiente, social e governança. A solenidade ocorreu durante a convenção de rede em São Paulo.
O “Prêmio ESG Renault” tem por objetivo incentivar e reconhecer as iniciativas da rede no âmbito socioambiental.
No total, 22 grupos de concessionárias Renault participaram com a realização de 227 ações dentro das temáticas ESG. Todas passaram pela validação do Instituto Renault, que orientou os critérios conforme estratégia de ESG do Renault Group.
Os 11 vencedores foram:
- R Point e Carrera, de São Paulo;
- Fórmula Renault e Aravel, do Paraná;
- Leauto e Auto France, do Rio de Janeiro;
- Du Nort, do Pará;
- Saga, de Brasília;
- Alliance, do Tocantins;
- Andreta, do interior de São Paulo;
- Itambé, do Rio Grande do Sul.
Cada grupo de concessionária vencedor recebeu o prêmio de R$ 15 mil, para apoiar uma instituição social à sua escolha, e ainda um kit de produtos confeccionados pela Associação Borda Viva e pelo Supera, projetos sociais apoiados pelo Instituto Renault.
“Quero parabenizar toda nossa rede pelo engajamento no ‘Prêmio Renault ESG’. É uma imensa alegria compartilhar com vocês essa jornada por um mundo melhor, totalmente alinhada com a estratégia de ESG do Renault Group”, destaca Bruno Hohmann, Vice-presidente comercial da Renault do Brasil.
A maior parte das ações premiadas envolveu doações de insumos e alimentos para combate à fome (32%); iniciativas de sustentabilidade em prol do meio ambiente (28%); voltadas à diversidade e inclusão (25%); apoio a um projeto social (15%) e estímulo à geração de renda por meio da venda de produtos da Associação Borda Viva e do Supera em suas lojas (10%); e ações em prol da educação para a segurança no trânsito (9%).
Transformando vidas
O “Prêmio ESG Renault” valoriza ações nos âmbitos de meio ambiente, social e governança. A parceria com as concessionárias possibilita que as iniciativas da Renault do Brasil tenham maior capilaridade nacional e que sejam reconhecidas ações em linha com a atuação do Instituto Renault, como geração de renda, educação, empreendedorismo social, meio ambiente e empregabilidade.
“É gratificante ver o comprometimento da nossa rede de concessionárias para um futuro mais sustentável e uma sociedade mais justa. Com compromisso e responsabilidade, o primeiro ano do prêmio ESG foi um grande sucesso”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação Renault do Brasil.
As instituições escolhidas pelas concessionárias para serem beneficiadas com prêmio foram:
Rpoint:
– Associação Comunidade Ativa de Vila Clara | Bem Querer Mulher. Atuação: capacitação de mulheres e meninas vítimas de violência doméstica ou psicológica;
– CAAP | Assistência Social ao Adolescente. Atuação: educação para crianças e jovens;
– Instituição Lari Amor. Atuação: combate à fome e construção de moradias dignas;
Grupo Carrera: Projeto JEDA. Atuação: educação e projetos culturais para crianças situação de vulnerabilidade social;
Fórmula Renault: Instituto Barigui. Atuação: desenvolvimento sustentável por meio de ações em benefício ao meio ambiente, e educação profissionalizante para jovens.
Itaimbé: ONG Mocambo. Atuação:combate à fome para crianças de comunidade vulneráveis e quilombolas;
Leauto:
– CREARTE – Centro de Reabilitação do Instituto Anna Freud. Atuação: habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência e/ou com dificuldade de aprendizagem;
– Casa da Mãe Pobre – Instituição Maria de Nazareth. Atuação: combate à fome dentre gestantes, puérperas e crianças;
DuNort: APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Atuação: habilitação de pessoascom deficiência Intelectual e Múltipla;
Auto France: Lar São Francisco de Assis. Atuação: abrigo à idosos que idosos em situação de vulnerabilidade;
Saga: Casa de Paternidade. Atuação: acolhimento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social;
Alliance: Hospital do Amor. Atuação:combate e prevenção ao câncer;
Aravel: Casa de Apoio Madre Tereza. Atuação:combate e prevenção ao câncer;
Andretta: Casa do Bom Menino. Atuação:acolhimento à crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
O que é ESG?
É uma sigla (em inglês) que abriga três conceitos relacionados à gestão das empresas. Eles permitem mensurar o desempenho, oferecendo assim uma visão mais ampla aos investidores e demais stakeholders.
Environment: ou meio ambiente, refere-se à gestão dos impactos ambientais da empresa.
Social: diz respeito à gestão dos tópicos sociais na organização, tais como questões trabalhistas, de direitos humanos, diversidade, e atuação junto à sociedade.
Governance: avalia as práticas e a implementação dos princípios da boa governança corporativa na gestão da empresa e nos processos de tomada de decisão.