Paraná cria primeiro Detranzinho, em parceria com Instituto Renault
O Departamento de Trânsito do Paraná inaugurou na segunda-feira (11/04), em Curitiba, o Detranzinho, uma minicidade que recria um ambiente simulando as condições encontradas nas cidades, como cruzamentos, faixa de pedestres, calçadas, placas de sinalização, ciclovia, entre outras.
A iniciativa conta com a parceira da Renault do Brasil, por meio do Instituto Renault, e permite que crianças de escolas públicas tenham noções reais de situações no trânsito.
A solenidade de lançamento teve a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, do diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita, do diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Renault, Marcus Vinicius Aguiar, e demais autoridades.
No Detranzinho, os pequenos podem realizar atividades com miniveículos elétricos, cedidos pela Renault, como parte da aprendizagem sobre convivência e segurança nas ruas de uma cidade.
O Instituto Renault entregou ao Detran 50 unidades de miniveículos elétricos. Os exemplares serão usados neste e em outros projetos similares pelo Paraná, envolvendo crianças da rede pública de ensino no estado.
“A Renault é uma marca paranaense e por isso este projeto em parceria com o Detran é de extrema importância. A iniciativa faz parte do eixo de Segurança no Trânsito, do Instituto Renault, que busca um trânsito mais seguro, principalmente, por meio da educação”, salienta Marcus Vinicius Aguiar.
O novo programa tem a cooperação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar do Paraná (PMPR).
Reprodução fiel do ambiente de trânsito
O Detranzinho conta com uma estrutura de 5 mil metros quadrados de área e estacionamento interno para ônibus, com acesso prioritário e acessível.
Já o protótipo do município é formado por quadras delimitadas por meio-fio, ruas com sinalização vertical e horizontal, com sentido único e duplo de circulação, vias preferenciais e binários, travessia elevada, lombada, ciclovia e rotatória.
O ambiente possibilita às crianças a oportunidade de vivenciar e participar ativamente, aprendendo como se deve agir no dia a dia do trânsito.
Projetos semelhantes serão implementados futuramente pelo Detran, com parceria do Instituto Renault, em outras cidades no estado.
“O Trânsito e Eu” educando as crianças
Os miniveículos entregues durante o lançamento do Detranzinho fazem parte de um programa do Instituto Renault chamado “O Trânsito e Eu”. Criado em 2012, ele já educou mais de 260 mil alunos em oito municípios brasileiros e nas ações itinerantes promovidas em shoppings, parques e eventos.
“Sensibilizar nossas crianças para a convivência segura no trânsito e contribuir para a construção da cidadania. Esse é o propósito do ‘O Trânsito e Eu’, um programa global da Renault Group, que já beneficiou mais de 15 milhões de crianças e jovens em 35 países”, explica o vice-presidente do Instituto Renault e Diretor de comunicação da Renault do Brasil, Caique Ferreira.
No Brasil, o projeto tem o reconhecimento da Secretaria Nacional de Trânsito – SENATRAN, e é voltado a crianças de 7 a 11 anos, do ensino fundamental. O objetivo é criar uma consciência de respeito ao próximo e de valorização à vida.
Por ser uma marca paranaense, a Renault do Brasil deu início ao programa “O Trânsito e Eu’ no Paraná. Em seguida, o projeto também esteve presente na rede municipal de ensino de Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas.
Posteriormente, o programa foi levado para cidades de São Paulo e do Rio Grande do Sul.
Da sala de aula para as ruas
Em seu formato tradicional, o programa “O Trânsito e Eu” começa dentro das salas de aula, com materiais abordados por educadores de forma lúdica e divertida, apresentando noções básicas de segurança e convivência no trânsito para os pequenos.
Com a lição dada na escola, as crianças vão à minicidade praticar o que aprenderam, participando como passageiros, pedestres ou ciclistas.
O programa também adota novas tecnologias, como realidade virtual e óculos 3D em cartilhas, além jogos e aplicativos desenvolvidos de acordo com o conteúdo educacional do projeto.
Mortes no trânsito
Dados do Ministério da Saúde apontam que os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte entre crianças e adolescentes de um a 14 anos no Brasil.
Em 2020, segundo o DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), 31.088 pessoas perderam a vida no trânsito.
“A cada 17 minutos, uma pessoa morre por acidente de trânsito no Brasil, e uma das principais causas dessas mortes é o desrespeito às normas. Acreditamos que a educação tem o poder de transformação, e para isso, contamos com essa iniciativa que contribui com a construção de um trânsito mais seguro e humano para todos”, afirma vice-presidente do Instituto Renault, Caique Ferreira.