Jaguar Land Rover lança primeiro hub de inovação aberta no Brasil
A Jaguar Land Rover anunciou na quarta-feira (27/04), mais uma importante transformação com impacto direto na cultura organizacional, rumo à inovação e ao trabalho colaborativo. Em um evento realizado no Cubo Itaú, um dos mais relevantes hubs de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, a marca anunciou a criação da iniciativa de Inovação Aberta no Brasil, cujo objetivo é acelerar a transformação da empresa trabalhando com startups. A iniciativa contribuirá também para apoiar sua visão de Luxo Moderno para o negócio, seus parceiros e clientes.
O projeto vai contar com colaborações de startups, scaleups e organizações externas em seis pilares estratégicos identificados como prioridades nas áreas de eletrificação, conectividade, serviços digitais, empresa inteligente, manufatura, cadeia de suprimentos e sustentabilidade. Como parte dessa nova estratégia global da marca, a Jaguar Land Rover também anunciou o lançamento de um hub de inovação inédito no Reino Unido em parceria com a incubadora e aceleradora Plug and Play Tech Center. O hub de inovação Plug and Play UK estará localizado próximo às instalações da Jaguar Land Rover e se beneficiará da rede global de 30.000 startups e scaleups presentes hoje no ecossistema da plataforma para criar empregos e oportunidades para a economia digital. No Brasil, a marca também revelou a parceria com o Cubo Itaú e a Firjan, que vão garantir o acesso ao ecossistema de startups da América Latina.
“Com o lançamento da plataforma Open Innovation, a Jaguar Land Rover está olhando para todo o ecossistema de mobilidade e sustentabilidade, a fim de oferecer uma experiência incomparável ao cliente, moldando o futuro da nossa indústria e abrindo caminho para o futuro. Vamos explorar tudo, desde baterias de segunda vida e economia circular até novas fintechs, insurtech e serviços digitais – todos alinhados com a Jaguar Land Rover como os orgulhosos criadores do Modern Luxury”, explica François Dossa, Diretor Executivo de Estratégia e Sustentabilidade da Jaguar Land Rover.
Gabriel Patini, Diretor de Desenvolvimento de Negócios & Inovação Latam da Jaguar Land Rover, comenta a escolha estratégica do Brasil para a criação do hub: “O mercado brasileiro tem alcançado, ao longo dos últimos anos, uma maturidade muito importante, com o crescimento da busca por produtos cada vez mais tecnológicos e sustentáveis. Diante dessa realidade, a escolha do Brasil como sede para o hub de inovação vai nos ajudar a focar nossos esforços na busca pela inovação, e, consecutivamente, aumentar nossa representatividade neste mercado”.
O evento para lançamento no Brasil contou com a presença de François Dossa, Diretor Executivo de Estratégia e Sustentabilidade da Jaguar Land Rover no Reino Unido; Igor Murakami, Diretor de Novos Serviços, Open Innovation e Software, e Gabriel Patini, Diretor de Desenvolvimento de Negócios & Inovação Latam da Jaguar Land Rover.
Estratégia Global Reimagine
O anúncio da estratégia de Open Innovation no Brasil faz parte da estratégia Reimagine, anunciada pela Jaguar Land Rover, que busca entregar o mais alto grau do luxo moderno aos clientes mais exigentes. Ao colaborar com empresas inovadoras e especialistas do setor, o programa Open Innovation ajudará a empresa a identificar serviços digitais, produtos, ferramentas e processos que poderão contribuir para a criação de novas cadeias de valor para o negócio e, consecutivamente, para as metas internas da empresa, como, por exemplo, a redução de emissões até 2039.
Para viabilizar a estratégia de Inovação Aberta, a Jaguar Land Rover também nomeou mais de 70 executivos da marca pelo mundo de todas as principais áreas de negócios – incluindo sustentabilidade, engenharia, design, pesquisa e manufatura – que estarão na vanguarda dessa transformação. Os funcionários escolhidos para esse projeto vão se reunir periodicamente para atuar na criação e na execução das iniciativas rumo à inovação.
Para Igor Murakami, Diretor de Novos Serviços, Open Innovation e Software, “a busca por soluções inovadoras não se limita a startups e parceiros de negócio; necessita da criação de uma base sólida e engajada, e de um novo mindset que deve ser implantado dentro da empresa. Diante dessa realidade, decidimos eleger 70 pessoas em diversas plantas da Jaguar Land Rover no mundo, que vão trabalhar em busca dessas soluções. Acreditamos que esse mix de ideias vai nos trazer um resultado fantástico e acelerar o crescimento do pilar global de inovação da marca”.
Cubo Itaú e Firjan
O Cubo Itaú, localizado em São Paulo, abriga atualmente em sua estrutura centenas de startups abrangendo diversos setores, como fintech, agronegócio, saúde e varejo. A Jaguar Land Rover será o suporte do recém-criado Smart Mobility Hub do Cubo, atuando no desenvolvimento de soluções inovadoras para transformar a maneira como as pessoas se deslocam nas grandes cidades. O acordo ajudará a criar um ecossistema na América Latina entre startups, fundos de capital de risco e corporações.
A Firjan, por sua vez, representa os setores industrial e empresarial do estado do Rio de Janeiro, conta com uma rede de 10 mil membros de empresas e tem como objetivo promover a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida. Com sede no estado fluminense, onde a Jaguar Land Rover possui uma unidade de produção, a IT conectará startups para soluções inovadoras de fabricação automotiva e fornecerá acesso a laboratórios avançados para programas de P&D.