Nova picape Ford Maverick tem pegada esportiva
Equipada com o mesmo motor do Ford Bronco, com algumas mudanças técnicas, para atender as necessidades dessa elegante picape, a pegada esportiva é percebida logo na primeira volta. As 300 unidades do primeiro lote importado pela Ford do Brasil, vendido a R$ 239.990,00, se esgotou em menos de 24 horas e a montadora já está providenciando um novo lote para atender a demanda do mercado brasileiro.
Ao acelerar a Maverick, o motorista nem percebe que está num veículo com peso em ordem de marcha de 1.744 kg, que atinge 100 km/h em 7,2 segundos. Isso se deve ao motor EcoBoost 2.0 GTDi de última geração, movido a gasolina, com bloco, cabeçote e pistões de alumínio, que desenvolve 253 cv (@ 5.500 rpm) e torque de 38,7 kgfm (@ 3.000 rpm).
A transmissão automática de oito marchas tem trocas diretas e suaves e dispõe do modo reduzido Low para freio-motor. A tração AWD distribui automaticamente o torque entre os eixos de acordo com a necessidade e contribui para o excepcional comportamento dinâmico do veículo.
Os cinco modos de condução – Normal, Lama/Terra, Areia, Escorregadio e Rebocar/Transporte – ajustam automaticamente o mapa de aceleração, torque, rotação na troca de marchas e sensibilidade do controle de tração e estabilidade para cada tipo de piso. Outra vantagem da Maverick é a economia de combustível: faz 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. O sistema start-stop e a grade dianteira ativa contribuem para a sua eficiência categoria A do Inmetro.
Segura e conectada
A Maverick traz soluções desenvolvidas a partir das necessidades do cliente. O teclado para abertura da porta instalado na coluna B, por exemplo, pode ser usado quando se quer dar um mergulho sem levar a chave. Além dos equipamentos de praxe, ela vem com direção elétrica, ar-condicionado de dupla zona, acesso e partida sem chave, painel digital de 6,5”, para-brisa acústico, estepe de tamanho normal, alarme perimétrico com imobilizador e janela traseira com acionamento elétrico.
O sistema de conectividade FordPass permite dar partida remota e agendada, de qualquer lugar, para deixar a cabine na temperatura ideal na hora de sair. É possível também travar e destravar portas, checar o combustível e a pressão dos pneus, localizar o veículo, receber alertas de alarme e funcionamento, acessar o manual do proprietário e agendar serviços nas concessionárias pelo celular.
A Maverick também é o primeiro modelo, depois da Transit, a contar com o acompanhamento preventivo inteligente, usando a conectividade. Se um alerta de falha do veículo for emitido, dependendo da gravidade o cliente poderá ser contatado proativamente por um atendente com recomendações para a sua solução.
O cliente pode contar também com a assistência técnica em conferência, acionando o telefone da assistência Ford se precisar, para que um atendente especialista o coloque em contato com o chefe de oficina da concessionária Ford mais próxima. Assim, pode ser encontrada uma solução imediata onde ele estiver ou a remoção do veículo para a concessionária, caso necessário. Para usar esses novos serviços, basta o cliente instalar o aplicativo FordPass, cadastrar a sua Ford Maverick e ativar o FordPass Connect.
Outro diferencial da Maverick é o pacote robusto de itens de segurança. O assistente de frenagem automática com deteção de pedestres e ciclistas pode parar totalmente o veículo a até 50 km/h se o motorista estiver distraído (acima disso, reduz o impacto). O freio de mão elétrico conta com sistema auto hold, acionado automaticamente após 2 segundos de parada.
Ela também vem com sete airbags, assistente de frenagem pós-colisão, controle automático em descidas (ajustável a até 32 km/h), assistente de partida em rampa, farol alto automático e câmera de ré. A estrutura reforçada da carroceria, o radiador robusto e o protetor metálico sob o veículo são outros itens que trazem confiança na sua condução.
Referência em engenharia
A Ford usou toda a sua experiência de líder mundial em picapes no desenvolvimento da Maverick. Para receber o selo de qualidade Raça Forte da família, ela rodou mais de 30 milhões de quilômetros em condições extremas de terreno e temperatura e passou pelos mesmos testes que a Ranger e a Série F, picape mais vendida da América do Norte há 45 anos consecutivos.
Esse trabalho foi complementado pela engenharia brasileira, que adaptou e certificou a Maverick para atender às exigências do nosso mercado. Na validação dinâmica e de todos os sistemas embarcados, ela rodou mais de 500.000 km no campo de provas da Ford em Tatuí, SP.
Além da calibração do motor e da transmissão, outro foco desse desenvolvimento foi a suspensão, que conta com sistema independente multilink na traseira e recebeu novos amortecedores hidráulicos (HRS).
A Maverick já vem com pré-instalação para reboque, com chicote elétrico, ancoragem própria e capacidade para 499 kg. Para utilizá-lo, basta adquirir o kit de engate com ponteira metálica e chicote ABNT de sete pinos, disponível como acessório. Quando ele é engatado, o sistema reconhece automaticamente, ativa o modo reboque e exibe um aviso no painel, o que facilita o seu uso até por quem não tem experiência com esse tipo de equipamento.
Fácil manutenção
Assim como o Bronco Sport, modelo com o qual compartilha a plataforma, a Ford Maverick é produzida no México, com padrão global de qualidade, e oferece um custo de posse menor quando comparado a veículos similares da mesma faixa de preço.
As cinco primeiras revisões, cobrindo 60 meses ou 60.000 km, saem por R$ 5.840 (1ª revisão: R$ 1.066; 2ª revisão: R$ 1.066; 3ª revisão: R$ 1.240; 4ª revisão: R$ 1.362; 5ª revisão: R$ 1.106). O cliente também tem a opção de adquirir os planos de manutenção Ford Protect.
O plano Ford Protect Basic cobre as três revisões do período de garantia (36 meses ou 30.000 km) por R$ 3.203 e oferece 12 meses adicionais do programa Ford Assistance. O plano Protect Plus cobre cinco revisões (60 meses ou 50.000 km) por R$ 5.548, com 24 meses adicionais do Ford Assistance.
Quem quiser blindar a Maverick pode contratar o serviço da Leandrini Blindagens, empresa certificada pela Ford, no momento da compra, preservando a garantia original da picape. A blindagem de nível 3-A com vidros superleves (AGP33) custa R$ 78.500, oferece garantia de cinco anos para o material de blindagem e pode ter seu valor incluído no financiamento.