Corolla Cross XRX Hybrid esbanja conforto e requinte
O Automania andou no Corolla Cross XRX Hybrid 2022, modelo top de linha do SUV, que custa R$ 204.329,00, de 31 de janeiro à 07 de fevereiro, para um test-drive, no veículo cedido pela Toyota do Brasil. O Corolla Cross caiu no gosto dos brasileiros e em Curitiba já é visto com frequência no trânsito da cidade, pois o modelo ficou muito atraente e requintado e a versão XRX Hybrid ainda proporciona mais economia.
Equipado com o motor 1.8 2ZR-FXB, transversal, com quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro, Flex gera potência de 101 CV (álcool) e 98 CV (gasolina), e câmbio CVT. Mas a potência combinada com o motor elétrico fica em 173 CV, proporcionando uma dirigibilidade mais dinâmica. O ponto alto é o consumo, que na cidade faz 11,8 km/l (A) e 17,8 km/l (g) e na estrada 9,7 km/l (A) e 14,7 km/l (G). Acelera de 0 a 100 em apenas 13 segundos. Números generosos para um SUV luxuoso de grande porte.
Os principais equipamentos de série do Corolla Cross XRX Hybrid são: 6 airbags, alerta de ponto cego e mudança de faixa, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, controle automático de velocidade, teto solar elétrico, recuperação de energia cinética, entre outros. O modelo pesa 1.450 kg, tem freios ABS a disco ventilados nas rodas dianteiras e disco sólido nas rodas traseiras, controle de tração e controle de estabilidade, tanque de combustível de 36 litros e porta malas para 440 litros de bagagem.
Pacote de segurança
A tecnologia do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), passará a ser de série em toda a linha em 2023. Antes apenas as versões híbridas eram equipadas com o sistema, que conta com:
Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS): O sistema usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas. No Corolla Cross, o sistema detecta ainda pedestres e ciclistas;
Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA): Em determinadas circunstâncias, o sistema é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida que, junto com o LTA, observa as marcações da estrada e faz ajustes para ajudá-lo a manter sua posição, aplicando suporte de direção extra e soando um alerta sonoro;
Faróis altos automáticos (AHB): são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade;
Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): É um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.
Em resumo: O Corolla Cross XRX Hybrid 2022 é um SUV de médio porte, com muito espaço, conforto, sofisticação e tecnologia embarcada. Ele tem boa dirigibilidade na cidade e na estrada, com excelente consumo para a sua categoria e vem ganhando mais adeptos a cada dia. É uma boa opção para quem procura um veículo hibrido médio, com boa relação custo-benefício. Bispo Neto.