Aston Martin DBX707: o SUV de luxo mais potente do mundo
O novo Aston Martin DBX707 é um SUV como nenhum outro. Ele eleva a Aston Martin ao auge do segmento com uma combinação única de desempenho empolgante, dinâmica suprema, estilo inconfundível e luxo absoluto. Projetado com abundância de caráter e extrema capacidade, o DBX707 é o SUV definitivo em todos os aspectos.
O mais rápido. O mais potente. A melhor dirigibilidade. Três elogios para os quais o DBX707 foi concebido para receber. Não perseguindo cegamente referências, mas alcançado em seus próprios termos e de sua própria maneira – inimitável. Para a Aston Martin, isso significava garantir que houvesse nuances por trás dos números – ou seja, potência e ritmo incomparáveis, combinados com precisão excepcional, comportamento dinâmico e engajamento genuínos para uma experiência de direção viciante e excepcionalmente impressionante. Um sabre em um segmento de marretas.
Tomando o design amplamente aclamado do DBX, a dinâmica e o caráter agradável ao motorista como ponto de partida, o DBX707 se baseia brilhantemente nesses atributos autenticamente esportivos. Cada área do carro foi aprimorada para aumentar o desempenho, intensificar o prazer de dirigir e ampliar sua presença na estrada.
A equipe de engenharia da Aston Martin extraiu todo o potencial do motor V8 biturbo de 4 litros do DBX. Liderado pelo chefe de engenharia de powertrain da Aston Martin, Ralph Illenberger, o motor do DBX707 agora possui turbocompressores de rolamentos de esferas e calibração sob medida para liberar mais potência e torque. Outra novidade no SUV de alto desempenho da Aston Martin é uma transmissão automática de 9 velocidades com “embreagem úmida”. Capaz de gerenciar cargas de torque muito maiores em comparação com um conversor de torque automático regular, esta transmissão de alto desempenho permite pleno aproveitamento dos 707 cv (520 kW) de potência, a 6.000 rpm e do torque de 900 Nm de 2.600 a 4.500 rpm.
A adoção da nova transmissão de embreagem úmida traz mais benefícios. A mais evidente é que as mudanças de marcha são muito mais rápidas em comparação com a transmissão com conversor de torque. A sensação da mudança é mais imediata e direta, o que dá ao motorista uma maior sensação de controle e capacidade de resposta. A capacidade de aceleração também foi aprimorada, o que contribui para o DBX707 ir de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos.
Integrando o conjunto de aprimoramentos de desempenho do DBX707 está a instalação de freios de cerâmica de carbono (CCB, Carbon Ceramic Brakes) como equipamento de série. Medindo 420 mm na frente e 390 mm na traseira, esses discos CCB possuem pinças de 6 pistões e resultam em uma redução de 40,5 kg no peso não suspenso. As revisões no dimensionamento hidráulico do sistema de frenagem e no ajuste do booster melhoram a sensação do pedal e a resposta de frenagem para maior precisão e confiança do motorista. O resfriamento aprimorado dos freios foi obtido pela obtenção de ar tanto da entrada de esfriamento principal quanto do piso, com pastilhas de freio de alto desempenho que proporcionam excelente consistência de atrito em uma ampla faixa de temperatura.
As rodas e pneus são de 22 polegadas como equipamento de série (opções de design Sport e Ribbon). Uma roda de liga leve opcional de 23 polegadas é oferecida com opção nas cores preto texturizado ou preto acetinado com detalhes diamantados. A adoção de uma roda de 23 polegadas também traz benefícios dinâmicos, com o pneu de maior diâmetro oferecendo melhores resposta de direção, controle primário e tempos de volta em circuitos fechados.
O DBX707 também apresenta uma nova versão do diferencial traseiro de deslizamento limitado eletrônico (e-diff). Reforçado para lidar com os 900 Nm de torque, ele apresenta uma relação de transmissão final mais curta de 3,27 em comparação com os 3,07 do DBX V8. Isso ajuda a capacidade de aceleração do DBX707 nas marchas mais baixas e melhora as respostas, mantendo a eficiência e o refinamento de cruzeiro oferecidos pela transmissão de 9 velocidades.
A distribuição de torque da frente para trás permanece totalmente automática, com a capacidade de enviar até 100% do torque para o eixo traseiro sob demanda. A calibração cuidadosa do e-diff garante que o DBX707 tenha agilidade nas curvas e proporcione a sensação e o caráter dinâmico de um verdadeiro carro esportivo. Ela integra a tecnologia de chassis e powertrain para encontrar o melhor equilíbrio de manuseio e busca manter a combinação ideal de tração e agilidade em todos os momentos.
A chave para a dirigibilidade excepcional do DBX707 é seu sistema de suspensão a ar. Mantendo a arquitetura básica e as câmaras de ar de volume triplo do DBX V8 (já considerado o SUV de melhor dirigibilidade do mercado), o DBX707 apresenta uma regulagem de chassi dedicada e otimizada para suas demandas e objetivos.
A respeito da suspensão, o DBX707 apresenta novas válvulas de amortecimento e recalibração da comutação dinâmica do volume das molas para melhorar o controle da carroceria e a resposta da direção. O sistema de direção assistida eletrônica também foi ajustado para aprimorar a sensação ao volante e ajudar o motorista a criar uma imagem mais clara do aumento das cargas nas curvas e da aderência disponível.
Combinado com um gerenciamento mais rígido de heave (movimento vertical sobre solavancos e cristas ou em compressões), pitch (quando o carro mergulha em frenagem ou levanta a frente em aceleração) e rolagem da carroceria, o DBX707 oferece ao motorista uma capacidade mais fácil de ajustar o comportamento do carro com o acionamento natural do pedal ou das intervenções no volante. Outras alterações detalhadas foram feitas no sistema eARC (Electronic Active RollControl), com parâmetros revisados que aumentam a sensação de agilidade e melhoram o equilíbrio dinâmico do carro.
Para destacar as credenciais focadas no motorista do DBX707, também foram feitas alterações e aprimoramentos nos modos de condução dinâmica. O “Race Start” está disponível nos modos GT Sport e Sport+ para maximizar a aceleração a partir da imobilidade e mostrar verdadeiramente o desempenho aprimorado. A lógica ativa revisada na caixa de transferência do sistema de tração nas quatro rodas alcança maior harmonia e controle preciso entre a linha de transmissão e o sistema ESP, para uma experiência de direção mais natural, semelhante à de um carro esportivo.
No espírito de colocar o motorista no controle, o DBX707 apresenta um console inferior revisado contendo novos interruptores de seleção de modo de direção. Agora, em vez de ter que entrar em um submenu dentro do sistema de infoentretenimento, o motorista tem controle imediato, e na ponta dos dedos, dos principais modos dinâmicos e configurações. Estes incluem botões dedicados para o modo de suspensão, ESP, modo de seleção manual de marchas (que agora mantém o manual como um carro esportivo, em vez de voltar ao automático) e interruptor de escapamento ativo, que abre as válvulas do novo sistema de escapamento esportivo com tubo de escape quádruplo sem a necessidade de estar no modo de condução Sport.
Em acordo com as extensas atualizações de engenharia, o exterior e o interior do DBX707 receberam uma reformulação igualmente completa. O resultado é espetacular – abertamente esportivo, mas com o estilo e atenção aos detalhes pelos quais a Aston Martin é justamente celebrada.
O novo tratamento frontal faz com que o DBX receba uma grade frontal maior, um novo design de DRL (faróis de rodagem diurna, na sigla em inglês), novas entradas de ar e dutos de resfriamento de freio, além de um novo perfil de divisor frontal. A grade cromada acetinada (ampliada para aumentar significativamente o fluxo de ar de refrigeração para o V8 de alto desempenho e para a nova transmissão de 9 velocidades) possui palhetas duplas, com as seis barras horizontais agora divididas para criar mais interesse visual e tornar esta versão topo de linha imediatamente identificável.
Os contornos das janelas em cromado acetinado escuro e as novas lâminas do capô com persianas combinam perfeitamente com a grade frontal e o divisor em preto brilhante, continuando ao longo dos flancos com as soleiras laterais em preto brilhante, que agora apresentam um perfil mais profundo e esculpido. O DBX707 também dá as boas-vindas à adição de portas de fechamento suave, aprimorando ainda mais as credenciais de luxo do SUV.
O tratamento traseiro é igualmente dramático. Aprimorando tanto a forma estética quanto a função aerodinâmica, um novo spoiler foi adicionado à asa do teto para reduzir o efeito de levantamento e aumentar a estabilidade em alta velocidade, com um difusor traseiro duplo significativamente ampliado subindo para atender ao novo sistema de escape quádruplo de grande diâmetro. Com acabamento em preto acetinado para complementar o tratamento em preto brilhante do difusor, o novo escapamento foi ajustado para oferecer uma assinatura sonora única. Completando a extremidade traseira, um novo para-choque traseiro com aberturas de painel integradas acentuam o aspecto musculoso do DBX707.
A produção do DBX707 deve começar no primeiro trimestre de 2022, com o começo das entregas estando programado para o início do segundo trimestre de 2022 (para o Brasil, em prazo a ser confirmado).