E-commerce: TireShop é exemplo das vantagens em compras online de pneus
Comprar um pneu pela internet é tão simples como adquirir um celular ou uma televisão? Essa é uma dúvida que surge para muitos donos de carro. Dependendo da loja virtual escolhida, a resposta é sim. Ou melhor, pode ser até mais fácil e bem mais rápido.
A TireShop, pioneira no comércio online de pneus no Brasil, por exemplo, tornou o processo de trocar os pneus do veículo algo cômodo e vantajoso.
Se o cliente preferir, nem há a necessidade de receber a mercadoria em casa. Ele pode optar pela entrega numa loja física da marca, em Curitiba (PR), São Paulo (SP), Joinville (SC), Novo Hamburgo (RS) e Ribeirão Preto (SP).
Ou então nas diversas oficinas da rede Bosch Car Service espalhadas pelo Brasil. Atualmente, são mais de 150 pontos credenciados pela TireShop de Norte a Sul do país – número que não para de crescer.
Além disso, a pessoa pode aproveitar e já realizar a montagem no mesmo local. E, de antemão, saber pelo site quanto vai gastar pelo serviço.
Esse tipo de entrega facilita a vida, principalmente, do consumidor que mora sozinho e fica fora de casa o dia inteiro ou que reside em prédio sem porteiro. Com o bônus de não precisar transportar os pneus para realizar a colocação.
O que o consumidor procura, vai achar
O portfólio oferece mais de uma dezena de marcas de pneus e todas as dimensões disponíveis para calçar carros de passeio, utilitários e veículos comerciais.
Os modelos vão dos tradicionais aos esportivos, com produção nacional ou importada. Dentre as marcas comercializadas está a Yokohama, fabricante japonesa de pneus de alta performance, cuja TireShop é uma das principais revendedoras no Brasil.
“Atualmente somos representantes exclusivos da Fortune Pneus, que possui o melhor custo-benefício do mercado”, observa.
As marcas vendidas na TireShop são: Yokohama, Hankook, Michelin, Bridgestone, Pirelli, Continental, Firestone, Achilles, Fortune, Prinx e General Tire.
O estoque superior a 100 mil unidades – um dos maiores do segmento – possibilita ao comprador encontrar a pronta-entrega qualquer modelo e medida desejados. E a loja ainda elimina o risco do desabastecimento de produtos, algo que vem ocorrendo com frequência na indústria automotiva e no mercado de reposição neste período de pandemia da Covid-19.
“É a vantagem de trabalhar com diferentes marcas. O cliente nunca vai ficar sem a dimensão de pneus apropriada para o veículo dele. Pode acontecer de não ter aquele modelo específico que deseja, mas a medida ele sempre vai encontrar de uma outra marca na TireShop”, destaca Cristofer William Aguilera Tozoni, diretor da empresa, que surgiu no Paraná em 2001.
Segundo ele, o estoque da empresa é formado por 100% do catálogo de cada fabricante. “Se nós não temos em estoque é porque está em falta na fábrica no momento”, afirma.
Entrega mais rápida do segmento
Prazo de entrega é algo que faz toda a diferença na hora de escolher em qual site comprar. Na TireShop o envio é imediato. A mercadoria pode levar somente 24 horas para chegar ao destino em cidades como Curitiba, onde fica o centro de distribuição da TireShop, ou São Paulo. Ou até 48 horas para capitais como Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS).
“Em média, estamos um (1) dia à frente no prazo em relação à concorrência. O envio é muito rápido, especialmente nos grandes centros e na região das cidades onde há a loja física”, garante o executivo.
Na maioria das vezes, a entrega é antecipada. “Nós trabalhamos com um produto que o consumidor adquire por necessidade, e não porque um dia ele acordou com vontade de comprar pneu. Muitas vezes, ele realmente precisa trocar e o tempo passa a ser um fator primordial”.
O cliente tem ainda a possibilidade de comprar na loja física da marca, com os mesmos preços praticados no site. O estabelecimento funciona também como autocenter, oferecendo serviços automotivos e o comércio de rodas, molas esportivas, tapetes, capotas marítimas, entre outros acessórios.
Experiência única no site
Nada de inúmeras abas e menus complexos. A experiência no site www.tireshop.com.br é fácil e intuitiva. As informações mais importantes para efetuar a compra estão bem visíveis.
“A ideia é comprar sem burocracia ou confusão. A gente só quer que o cliente continue navegando no site se ele tiver interesse nisso, se não, já na primeira página ele pode adquirir o produto facilmente”, ressalta Cristofer.
O usuário conta com duas ferramentas simples e funcionais de pesquisa. A busca pode ser feita pela medida do pneu pretendido, informando a largura, a altura e o aro. Ou a partir dos dados do veículo (marca, modelo, ano e versão), e aí abre um leque de opções de modelos e marcas de pneus.
É possível visualizar num giro de 360 graus a imagem real do produto e não “uma mera imagem ilustrativa”. Algo que faz a diferença na hora da escolha, especialmente, para o proprietário de carros esportivos, SUVs grandes e picapes.
Também é possível observar detalhes do pneu, como os tipos de sulcos e ranhuras, dados técnicos e a etiqueta do Inmetro com a classificação em relação a consumo de combustível, segurança e nível de ruído. A compra pode ser feita à vista no cartão, boleto ou pix, com desconto de 5%, ou parcelada em até 12 vezes sem juros no cartão e boleto. Nas lojas físicas, o parcelamento pode ser feito em 10 vezes.
Todos os pneus contam com 5 anos de garantia contra defeito de fabricação.
Nova identidade visual festeja 20 anos
A TireShop é reconhecida hoje uma das maiores lojas virtuais de pneus do país com uma receita simples, antiga e essencial para qualquer e-commerce que tenha o consumidor como foco principal: entrega rápida, atendimento de excelência, preços justos e uma “vitrine” com marcas reconhecidas no mercado pela qualidade e confiabilidade.
Por isso o nível de satisfação e boa reputação junto aos clientes beiram os 100%, conforme avaliações certificadas pela Trust Vox e Reclame Aqui.
Para comemorar esse reconhecimento e a trajetória de mais de duas décadas, a TireShop atualizou a sua identidade visual. Sob o slogan “A Evolução nos Conecta com Você”, o novo logotipo transmite o movimento constante da empresa para oferecer sempre a melhor experiência de compra.
“Uma jornada de mais de 20 anos merecia essa mudança visual. Muita coisa evoluiu de lá para cá. Não só a empresa, como o modelo de negócio e os próprios consumidores. O novo logo nos conecta ao usuário, trazendo maior proximidade com o seu dia a dia”, enfatiza Adriana Cardoso, diretora de Marketing.
Ao longo de 2022, essa renovação também vai chegar às fachadas das lojas físicas.
A trajetória da TireShop
2001 – Surge oficialmente a marca TireShop, uma plataforma de e-commerce de pneus. No início, vendia somente Yokohama;
-Inauguração do centro de distribuição da TireShop, em Curitiba.
2008 – A primeira loja física é inaugurada na capital paranaense;
– A empresa passa a vender também pneus Achilles;
– No mesmo ano é aberta a segunda loja física, em Joinville (SC).
2010 – A TireShop ganha a terceira loja física, em São Paulo (SP).
2011 – A marca passa a vender as marcas Prinx, Michelin, Continental, General Tire, Bridgestone e Firestone.
A partir de 2014 – Mudanças no layout e na estrutura do site.
2017 -Inaugurada a quarta loja física, em Novo Hamburgo (RS);
-Início da representação exclusiva nas vendas no Brasil da marca Fortune.
2020 – Início das vendas dos pneus Hankook;
– Começa a parceria com o Bosch Car Service;
– Melhorias no sistema, estrutura e layout do site.
2021 – Ribeirão Preto (SP) é a quinta cidade a receber uma loja física.
2022 – Lançamento da nova identidade visual da marca.