COLUNA RETA OPOSTA – Por Bispo Neto:
Christian Mosimann se consagra Campeão Brasileiro da Cadete,
Com mais de 530 inscrições, a 56ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart pode ser a maior competição de kart do mundo, informação que deverá ser confirmada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) nos próximos dias. A primeira fase, encerrada no último sábado (11/12), no kartódromo Beto Carrero, em Penha, litoral catarinense, teve 70 pilotos na categoria Cadete e batalhas incríveis que consagraram campeão o brusquense Christian Mosimann. O resultado da disputa de três baterias classificou 36 concorrentes para a prova decisiva, em que Mosimann largou da 12ª posição do grid. Rápido e constante, o piloto de 11 anos alcançou os quatro primeiros colocados na sétima volta, e passou a acompanhar de perto a briga pela liderança. Faltando poucos metros para a bandeirada final, Mosimann encontrou o momento certo para fazer as ultrapassagens, garantir a vitória e o primeiro título de campeão brasileiro de kart.
“Foi um ano intenso de treinamento e muito trabalho para o Christian e o time. Iniciamos a temporada 2021 com a conquista do título de campeão Catarinense, encerramos com chave de ouro com o título brasileiro e o Christian se despede da Cadete em grande estilo. Em nome dele eu agradeço toda a dedicação da equipe Pinheiro Competições, a confiança dos patrocinadores (Novo Nordisk, Unifique, Bravar, Stilo, RBC, Starling Design, Unipro) e a torcida dos amigos e familiares. Estamos muito felizes e orgulhosos”, declarou a mãe, Flávia Mosimann. Embaixador do Esporte pela Sociedade Brasileira de Diabetes, Christian Mosimann, diagnosticado com o Tipo 1 da doença, passará a integrar a categoria Júnior Menor nos principais campeonatos da modalidade, em 2022. Saiba mais sobre o piloto na rede social Instagram @cmosimann277. (Foto: Gilmar Rose).
Giovana Marinoski encerra ciclo na categoria Cadete
A paranaense Giovana Krupp Marinoski, da equipe Clínica Pneumoair/Explorer Informática/Distribuidora Parmera/Instituto ASR, encerrou seu ciclo na categoria Cadete no último fim de semana, quando disputou o Campeonato Brasileiro de Kart no Kartódromo Beto Carrero, em Penha, Santa Catarina. Na próxima temporada ela será estreante na categoria Júnior Menor.
Giovana destaca que sua despedida da categoria Cadete não foi da forma como queria. Um toque o fez rodar e em seguida ser atingida por outro concorrente na última prova classificatória e assim não conseguiu se classificar entre os 36 melhores para a Grande final. A categoria Cadete contou com 70 inscritos. “Encerrei meu ciclo na categoria Cadete. Infelizmente não foi da forma que gostaria. Tive muitos problemas e para terminar, tive um toque onde rodei e ainda tive o choque de outro kart onde me impossibilitou continuar na prova. Quero agradecer a equipe Cris Racing Team por esses dois anos juntos, quando tivéssemos momentos bons, alguns difíceis, mas com um saldo bom e positivo. Tudo o que sei aprendi com meu professor, meu mecânico, e principalmente amigo tio Cris, que teve paciência, tranquilidade e competência para me ensinar. Foram tantos treinos, tantas viagens, corridas, momentos do puxão de orelha, de alegrias, brincadeiras, e principalmente de seriedade. Sou muito grata a todos da equipe Tio Cris, tia Tati, tia Chris, tia Manu, tia Rapha e João. Não posso deixar de agradecer a Deus, a minha família, meus colaboradores, meus patrocinadores, meus amigos e a todos que estiveram sempre na torcida”, acentua Giovana. (Foto: Gilmar Rose).
Solidariedade marca 1.ª fase de Alfredinho Ibiapina no Brasileiro
Os integrantes da categoria Ok Júnior mostraram, na última sexta-feira (10), que a competitividade e a concorrência dentro da pista não impedem a solidariedade com os colegas fora dela. O sentimento, que tomou conta do pré-grid da segunda bateria classificatória, durante a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart, disputado no kartódromo Beto Carrero, foi em consequência de uma falha elétrica do motor do kart numeral 8, do piloto curitibano Alfredinho Ibiapina (Orcali).
“Foi incrível o que aconteceu. Pilotos concorrentes esperando que o kart do Alfredinho funcionasse, mecânicos de outras equipes tentaram nos ajudar e, com isso, a largada atrasou. Infelizmente, não teve jeito, o Alfredinho não pode participar daquela disputa, e ele já tinha abandonado a primeira prova, por conta de um incidente. Mas nos emocionou muito a demonstração de respeito, amizade e de solidariedade de todos que estavam ali, e isso foi um grande prêmio para nós”, declarou Alfredo Ibiapina, pai do piloto e chefe da equipe A8 Racing.
No sábado (11), corrigido o problema no motor, o piloto entrou na pista motivado pela atitude dos colegas no dia anterior. O terceiro lugar alcançado na terceira classificatória, colocou Alfredinho no 13º posto do grid da corrida final. Em disputas eletrizantes, o piloto cruzou a linha de chegada em 4º lugar com a felicidade de quem ganhou um campeonato. A segunda fase da 56ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart inicia nesta quarta-feira, com os treinos oficiais. Depois de três baterias classificatórias, a corrida final será realizada no sábado (18), com transmissão ao vivo pelo canal Sportv. (Foto: Eni Alves).
Zorzetto é 21º fica entre os 70 da Cadete no Brasileiro de Kart
O paranaense Caio Zorzetto, da equipe Disam Insumos Agrícolas/CHD’S do Brasil, encerrou sábado, no Kartódromo Beto Carrero, em Penha, Santa Catarina, sua participação no 56º Campeonato Brasileiro de Kart, quando conquistou a 21ª colocação entre os 70 participantes da categoria Cadete.
Caio considerou o 21º lugar positivo, acrescentando que o Brasileiro deste ano foi o mais difícil de todos os tempos. “Foram 70 participantes e a Final reuniu os 36 melhores. Larguei em 25º na Final e logo na largada pulei para 18º. Na sequência vierem enroscos e também alguns erros. No alto nível da prova, um toque ou um erro seu, por mais simples que seja, você perde muitas posições. Saímos do brasileiro contentes porque temos a certeza de que evoluímos durante a temporada. Estamos mais fortes para 2022”, frisa Caio Zorzetto, piloto de São Miguel do Iguaçu.
Jaime Zorzetto Júnior, pai de Caio e chefe da equipe Disam Insumos Agrícolas/CHD’S do Brasil, destaca que a temporada foi de crescimento. “O Caio mostrou evolução a cada competição. Isto é bom para o futuro. Em 2022, em seu último ano na categoria Cadete, os resultados serão melhores”, acentua Jaime. (Foto: Eni Alves).
Guilherme Moleiro é vice-campeão brasileiro na Cadete
A 56ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart entra para a história como a maior competição da modalidade. Com mais de 530 pilotos inscritos, a primeira fase, encerrada no último sábado (11/12), no kartódromo Beto Carrero, em Penha-SC, reuniu 70 competidores na Cadete, categoria para pilotos com idade entre 9 e 11 anos. Guilherme Moleiro, que representa a cidade de Rolândia, Região Norte do Paraná, conquistou o título de vice-campeão apresentando disputas acirradas até o último momento da prova final.
“O Guilherme esteve entre os primeiros colocados nas baterias classificatórias e dos 70 pilotos participantes, apenas 36 seguiram para a corrida final. Largou da segunda posição do grid. Liderou as últimas voltas, mas a categoria é bastante competitiva. Encerramos a temporada 2021 com o sentimento de trabalho cumprido e estou orgulhoso do desempenho que o Gui apresentou. Que venha um novo ano e, com certeza, novas conquistas virão”, comentou Alex Grigoletto, coach de Guilherme Moleiro. (Foto: Eni Alves).