Coluna Reta Oposta – Por Bispo Neto:
Alfredinho Ibiapina é líder da Copa SPR Light de Kart
No último dia 18 de setembro, o kartódromo Beto Carrero, em Penha-SC, realizou a última etapa da Copa SPR Light de kart. O maior campeonato do Sul do país reuniu mais de 200 pilotos, que aproveite o certame como treinamento para a competição nacional, prevista para dezembro. Alfredinho Ibiapina, piloto da Orcali – Segurança e Serviços, conquistou pontos importantes para a classificação da Júnior Menor. Vice-campeão da etapa, Ibiapina assume liderança da categoria com 91 pontos, depois de duas corridas emocionantes.
“Larguei bem e assumi a ponta na primeira volta. No meio da prova o carburador secou, o kart começou a perder rendimento e terminei na 4ª posição. Na segunda bateria, alcancei a liderança na segunda volta e consegui levar o kart, bem preparado pelo meu tempo – A8 Racing – até a bandeirada final, graças a Deus! Fazia tempo que a vitória ficava pelo meio do caminho”, comemorou Alfredinho Ibiapina. Acompanhe o piloto nas redes sociais www.facebook.com/alfredinhoibiapina e Instagram @alfredinhoibiapina. (Foto: Eni Alves).
Ponta Grossa é a “capital” da Velocidade na Terra do PR
Ponta Grossa será a “capital” da velocidade na terra no Paraná e sediará todas as etapas do Campeonato Paranaense de 2021. A Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) oficializou o calendário deste ano com três etapas, tendo como promotor Carlos Alberto Soares e organização do Ponta Grossa Motor Clube.
A etapa de abertura da temporada está marcada para os dias 16 e 17 de outubro. A segunda etapa está prevista para os dias 14 e 15 de novembro, ao passo que a terceira e decisiva etapa está programada para os dias 4 e 5 de dezembro. As categorias em disputas serão Old Chev, Marcas, Turismo 5000, Old Fusca Velocidade, Turismo Clássico, Kartcross e Autocross. (Foto: Victor Lara).
Etapa da Copa SPR foi aprendizado para Guki Toniolo
Um bom qualify, um problema técnico e queima de largada marcaram a participação de Guki Toniolo (DVA/ Bento Turismo/ Ravas Multipeças) na 3ª etapa da Copa SPR Light de Kart. Encerrada no último sábado (18), no kartódromo Beto Carrero, litoral catarinense, a rodada teve ainda treinos na chuva e corridas em pista meio seca e com lama, que também serviram de grande aprendizado para o desenvolvimento do piloto. No treino de classificação Guki Toniolo marcou a 3ª melhor volta dentre os 14 concorrentes da Júnior Menor. Fez boa largada, mas o kart foi perdendo rendimento no início da terceira volta. Com problemas técnicos no equipamento, terminou a primeira bateria em 7º lugar.
Na disputa seguinte, Toniolo conseguiu manter a posição, mas os comissários entenderam que ele se adiantou na aceleração da largada e acresceram 5 segundos no seu tempo, colocando o piloto no 8º lugar. Com a soma dos resultados o piloto recebeu os pontos da 7ª colocação na etapa e ocupa o 4º lugar na classificação do campeonato. “Considerando todas as adversidades que tivemos e os tempos do Guki na pista, foi um final de semana proveitoso. O trabalho e os treinamentos continuam com o objetivo de chegarmos no Campeonato Brasileiro com bagagem suficiente para que ele consiga fazer uma boa atuação”, informou Walsson Rosa, preparador de Guki Toniolo. (Foto: Eni Alves).
Falta menos de um mês para as 500 Milhas de Londrina
Faltando pouco menos de um mês para as festa da 29ª edição das 500 Milhas de Londrina e os 500 Km de São Paulo, que chega a sua 37ª edição, Londrina já está com tudo preparado para Prova Comemorativa das duas tradicionais competições de longa duração do automobilismo brasileiro. A corrida que valerá pelas duas provas será disputada nos dias 22 e 23 de outubro, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, tendo como promotores Beto Borghesi, Aloysio Moreira e Silvio Zambello, supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), e apoio do Hotel Cristal, Iticon Construtora, Hastan Motors e Bravo Publicidade.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas com Beto Borghesi, pelo celular/whatssap (43) 9 9938-0326; e com Silvio Zambello, pelo celular/whatssap (11) 9 9932-8451. A reserva de boxes será pela ordem de inscrição. As categorias em disputas serão Geral (categoria Força Livre), I, II, III, VI, V e VI. (Foto: Cláudio Kilodziej).
Guilherme Moleiro vence etapa do SPR em Santa Catarina
Mais um sábado de êxito para o jovem piloto Guilherme Moleiro. Depois de vencer a 7ª rodada da Copa São Paulo Light de kart, em Interlagos, o comandante do kart numeral 6 teve uma atuação ainda melhor na Copa SPR, no Beto Carrero, no último sábado (18). Foram duas vitórias nas duas baterias que concluíram a 3ª etapa da competição largando da 13ª posição do grid formada por 33 karts. Com este resultado, o piloto sai do 5º para o 3º lugar na classificação da Cadete, com 41 pontos ainda em jogo nesta temporada. “Foram duas corridas sensacionais. O Guilherme foi determinado e cuidadoso nas ultrapassagens da primeira bateria e administrou bem o ritmo da corrida na segunda, vencendo de ponta a ponta. Para nós, membros da equipe, é motivo de grande orgulho. Temos realizado um trabalho contínuo com ele, que responde muito bem a tudo que é ensinado. Além do talento natural, o “Gui” sabe onde quer chegar e dedica-se para isso”, comentou Alex Grigoletto, coach do piloto. (Foto: Eni Alves).
Bomba de óleo do motor quebra e tira Baptista das corridas
Deu ruim para Bruno Baptista na nona etapa do campeonato da Stock Car Pro Series, disputada neste domingo, 19, no anel externo do Autódromo de Goiânia. Depois de ir ao Q3 da classificação para o grid de largada da primeira prova, ele saiu da sexta posição, mas viu o fim da corrida na segunda volta, quando a bomba de óleo do motor do seu carro quebrou e ele ficou parado na pista. Puxado por um carro de apoio da organização da Stock Car, Bruno chegou à entrada dos boxes empurrando o seu carro, e não conseguiu voltar para a segunda prova, dada a inviabilidade de substituir a peça em poucos minutos.
“Foi uma pena. Já vínhamos tendo problema com a pressão do óleo desde as corridas do sábado, e, infelizmente, esse problema piorou. Conquistamos uma boa posição de largada e tínhamos chance de marcar bons pontos e até tentar o pódio. Mas faltou um pouco de sorte. Paciência. Vamos para a próxima”, diz Bruno Baptista, piloto da RCM Motorsport que tem apoio das empresas XP Private, Loctite, Oakberry, Pro Automotive, Hero, NGK do Brasil e Volt. (Foto: Vanderley Soares).
FPrA define novas datas para o Paranaense de Velocidade
Depois do adiamento da 2ª etapa, que estava marcada para o último fim de semana em Londrina, em função da paralisação dos caminhoneiros, a Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) fez um remanejamento das duas etapas restantes do Campeonato Paranaense de Velocidade de 2021.
Rubens Gatti, presidente da FPrA, informa que as duas etapas restantes da atual temporada serão em novembro. A 2ª etapa será no dia 7 em Curitiba e a 3ª e decisiva no dia 28, em Londrina. Gatti explica foram as possíveis datas no calendário e na agenda dos autódromos. A do dia 7 já estava prevista no Autódromo Internacional de Curitiba para ao Metropolitano de Velocidade, daí a inversão com Londrina, que agora passa a sediar a final, no dia 28 de novembro. (Foto: Victor Lara).