Volkswagen Amarok V6 com 258 cv tem vocação esportiva
O Site Automanianet testou a Amarok V6, a picape mais rápida do Brasil, durante uma semana, em abril deste ano. Lançada no País em outubro de 2020, fabricada em General Pacheco, na Argentina, a Volkswagen Amarok é equipada com motor 3.0 TDI (turbo diesel) de 258 cv de potência, acelera de 0 a 100 em apenas 7,4 segundos, números que chegam a fazer inveja a muitos esportivos. Além de rodar pela cidade de Curitiba e estradas da Região, aproveitamos um Track Day no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), para sentir a potência desta picape.
A Amarok V6 é uma picape média, cabine dupla, com bom espaço interno, muita tecnologia embarcada e confortável. Mas o que mais chama a atenção mesmo é o seu potente motor 3.0 TDI. No Track Day, com a participação dos pilotos Rafael Lupatini, Marcelo Andrade e Thiago Toffol, a Amarok V6 se mostrou muito rápida, seguindo de perto veículos esportivos da Audi, VW e Ford entre outros na reta do AIC. Certamente nas curvas perdíamos tempo, pela própria concepção da picape, mais pesada e sem suspensão esportiva. Outro ponto forte foram os freios ABS com ABD, que garantiam as frenagens perfeitas. Em Curitiba, a Amarok V6 3.0 TDI Extreme custa R$ 291.470,00.
Motorização e transmissão
Para extrair potência extra, a Volkswagen realizou um trabalho primoroso sobre o moderno motor 3.0 V6 TDI (turbo diesel), que já equipava a picape. Com uma nova calibração da ECU (central eletrônica), o propulsor passou dos 225 cv (165 kW) para 258 cv (190 kW), um ganho significativo de 33 cv (25 kW), ou 15%, entregues entre 3.250 rpm e 4.000 rpm. Juntamente com este ganho de potência, o torque foi elevado significativamente, passando de vigorosos 56,1 kgfm (550 Nm) para impressionantes 59,1 kfgm (580 Nm), o que representa um incremento de 5%. Esta força está totalmente à disposição do motorista entre 1.400 rpm e 3.000 rpm, garantindo robustez de sobra a todo momento.
Outra importante novidade em termos de performance é a função Overboost, que permite, durante 10 segundos, que o motorista tenha um incremento notável de 14 cv (10 kW), elevando a potência total da Amarok para 272 cv. Esta função está disponível quando a picape roda entre 50 km/h e 120 km/h. Este recurso é ideal para uma ultrapassagem em subida com a caçamba lotada, por exemplo. Depois de utilizada, a função Overboost volta a estar disponível após apenas 5 segundos de intervalo.
Atrelado a este moderno e agora revigorado motor 3.0 V6 Turbodiesel continua a eficiente transmissão automática de oito marchas, que também passou por uma recalibração, para adequação aos novos padrões de potência e torque. A transmissão entrega trocas suaves e praticamente imperceptíveis, garantindo não apenas máximo conforto aos ocupantes, mas também elevada eficiência energética. Este câmbio permite ainda trocas manuais pela alavanca ou pelas aletas (Shift Paddles) atrás do volante.
Assim como a transmissão automática, a tração integral 4MOTION foi mantida, garantindo capacidade e segurança máxima, especialmente em situações fora de estrada, como em pisos de terra, cascalho ou muito acidentados. Outros recursos eletrônicos de série na picape Volkswagen são o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), HDC (Hill Descent Control
ou Controle Automático de Descida), HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida), BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração), EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial), freios ABS off-road, RBS (sistema de frenagem na chuva), freios com discos ventilados nas rodas traseiras, airbags frontais e laterais para motorista e passageiro, e Post Collision Brake (sistema que para o veículo após uma
batida frontal).
Tecnologia e conforto
Uma das principais qualidades da Volkswagen Amarok é proporcionar um rodar suave e confortável igual a de um utilitário esportivo, independentemente da caçamba estar cheia ou vazia. Isso se deve à enorme quantidade de recursos tecnológicos e equipamentos voltados para o conforto e a comodidade não apenas do motorista, mas de todos os ocupantes.
Na configuração topo de linha Extreme, por exemplo, a Amarok oferece arcondicionado
Digital Climatronic de duas zonas, bancos dianteiros (motorista e passageiros) com ajustes elétricos, câmera de ré, chave e chave reserva tipo canivete com comando remoto, função Coming & Leaving Home, Piloto Automático (controle automático de velocidade), display multifuncional com computador “Premium Color”, de faróis bixênon com luz de condução diurna (DRL) em LED e regulagem de altura, faróis de neblina com luz de conversão estática, indicação de pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos, aquecíveis e rebatíveis eletricamente, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, travas e vidros (nas quatro portas) elétricos, sistema de alarme com comando remoto “Keyless”, volante com regulagens de altura e profundidade, e bancos, volante multifuncional, alavancas de câmbio e de freio de estacionamento revestidos parcialmente em couro.
Em termos de conectividade, as configurações Highline e Extreme trazem de série a intuitiva central de infotainment Discover Media com App-Connect, CD-player/MP3, conexão Bluetooth, entradas USB, SD-card (2) e aux-in, sistema de navegação nativo e tecnologia de espelhamento de smartphone via Apple CarPlay e Android Autro.
Em Resumo: A Volkswagen Amarok V6 TDI (turbo diesel) é uma picape de luxo, moderna e esportiva, com muita tecnologia embarcada e conforto a bordo. Tem força e desempenho tanto para o trabalho quanto para o lazer, visual moderno e chama a atenção de todos por onde passa, graças a logo V6 estampara na grade dianteira e tampa traseira da picape. Na pista do AIC fez bonito e recebeu elogios dos pilotos que acompanharam o teste. (Bispo Neto).