Honda CRF 250F 2022, a off-road puro sangue de cara nova
Desde o final de 2018 a Honda CRF 250F ocupa um lugar especial e exclusivo no mercado brasileiro, atendendo plenamente os anseios de quem deseja uma máquina pensada exclusivamente para o fora de estrada, na qual a performance é aspecto que vem acompanhado da tradicional qualidade e robustez de todas as motos Honda.
A Honda CRF 250F 2022 estará disponível nas concessionárias Honda de todo o território nacional a partir de 2 de agosto de 2021 em cor única, vermelha. O preço público sugerido é de R$ 17.550,00, base o Distrito Federal, e não inclui despesas com frete ou seguro.
Trilheiros de fim de semana assim como os que fazem do off-road um esporte, participando de provas de modalidades como Enduro, Rali ou Cross Country, tem nas Honda CRF 250F produzidas em Manaus-AM, um modelo acessível e competente, que concilia qualidades inigualáveis, capaz de atender de modo pleno o crescimento da prática do off-road no Brasil.
As mais duras provas do off-road nacional servem de verdadeiro laboratório de testes para os pilotos das equipes Honda Racing demonstrarem, na prática, que tanto a Honda CRF 250F como sua antecessora, a CRF 230F, são motocicletas prontas para qualquer desafio, incluindo as competições de alto rendimento. Na temporada 2021, a Honda CRF 250F é destaque em todos os campeonatos em que participa.
O piloto Tiago Wernersbach lidera o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country pela classe Brasil, para motos de fabricação nacional, e ainda abriu a competição em décimo lugar na classificação geral, que inclui as motos importadas. O vice-líder da classe Brasil, Tiago Veloso, também acelera a Honda CRF 250F, modelo com o qual conquistou o título do Sertões 2020, na mesma categoria.
No Enduro, Bárbara Neves é tricampeã brasileira pela classe EF (feminina) e utiliza a Honda CRF 250F. A motocicleta também é a escolha do experiente piloto Dário Júlio, que além de possuir cinco títulos no Brasileiro de Enduro de Regularidade, o último deles conquistado de forma invicta com a Honda CRF 250F em 2020, na classe Brasil, exerce o papel de chefe da equipe Honda Racing de Rally. Bárbara Neves e Dário Júlio são os pilotos que aparecem nas fotos de ação e vídeos oficiais produzidos pela Honda para o lançamento da CRF 250F 2022.
Se nas equipes oficiais Honda a CRF 250F atende diferentes modalidades e perfis de usuários, o mesmo ocorre entre os praticantes de trilhas e passeios no ambiente off-road. A última edição do Super Bananalama, em 2019, por exemplo, evento reconhecido pelo livro dos recordes como o maior encontro de trilheiros do mundo, contou com 4.609 motocicletas inscritas, das quais 81% eram modelos Honda – grande parte formada pelos modelos nacionais off-road CRF 250F e CRF 230F.
Esta faceta versátil e “de briga” inspirou os designers da Honda, que na versão 2022 terá cor e grafismo diretamente herdado das Honda CRF 450/250 importadas, que em versões R ou RX são as máquinas profissionais para as disputas de competições do motociclismo off-road nacional e internacional.
Dar às CRF 250F “made in Manaus” o mesmo visual de motos como a CRF 450 Rally, bicampeã do Dakar (2020 e 2021), e da CRF 450RW, campeã do mundial de motocross na MXGP (2019 e 2020), foi uma atitude que faz jus à competência da Honda CRF 250F, campeã da categoria Brasil destinada à motos nacionais das principais provas brasileiras como Rally dos Sertões, Rally Jalapão e RN 1500 desde seu lançamento.
Tecnicamente, a Honda CRF 250F mantém o moderno motor monocilindro 4T SOHC de quatro válvulas, arrefecido a ar, alimentado pelo sistema PGM-FI, com potência máxima de 22,2 cv a 7.500 rpm, e torque máximo, de 2,28 kgf.m, a 6.000 rpm. É dotado de partida elétrica adequada ao uso frequente, típico na prática do off-road. A transmissão de cinco velocidades acoplada à uma robusta embreagem é garantia de eficiência, mesmo em condições de uso extremas.
Na parte ciclística, o destaque é o chassi tipo berço duplo fechado, feito com tubos de aço de elevada especificação, que surpreende pela inovadora arquitetura Twin Tube, com tubos que da coluna de direção descem rumo à fixação da balança traseira, arquitetura que favorece a maneabilidade.
A suspensão dianteira tem 41mm de diâmetro e 240mm de curso, na traseira o conjunto mola-amortecedor com regulagem na carga da mola está ligado à balança de suspensão pelo sistema Pro-Link de amortecimento progressivo. Na frenagem, o disco dianteiro tipo wave de 240mm de diâmetro tem cáliper de pistão duplo. Atrás o disco, também tipo wave, tem 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples. Completam a ciclística rodas raiadas com aros de 21″ à frente e 18″ atrás.
Com peso a seco limitado a 114 kg, distância do banco em relação ao solo de 883 mm e ergonomia voltada para simplificar a pilotagem, seja dos mais experientes pilotos como também – e principalmente – dos iniciantes, a Honda CRF 250F é uma motocicleta fácil e versátil, que estimula o progresso da técnica de pilotagem fora de estrada. Outra qualidade não indiferente é sua resistência, não apenas a do conjunto mecânico, mas das carenagens e partes plásticas em geral, projetadas para resistir aos frequentes contatos com o solo que são típicos no off-road.