Novo Peugeot 9X8 Hypercar foi projetado para as competições
Peugeot revela o protótipo do Hypercar 9X8, seu carro de competição de última geração, que deve estrear em 2022 no Campeonato Mundial de Endurance FIA (WEC). Hipereficiente, propulsado por uma motorização híbrida e dotado de transmissão integral, o Peugeot 9X8 está alinhado com a estratégia da Neo-Performance desenvolvida pela Peugeot, com foco numa performance mais virtuosa e responsável, tanto para veículos de série como para veículos de competição. O 9X8 nasceu de uma convergência inédita entre a equipe de engenharia da Peugeot Sport e a equipe da Peugeot Design. A proposta marca o início de uma nova era do automobilismo, com uma linha perfeitamente fluida, que dispensa o aerofólio traseiro e ostenta uma potente identidade de marca. Soluções técnicas inéditas e elegância felina: o 9X8 só podia ser Peugeot.
Confira o Peugeot 9X8, o novo carro de Endurance da marca do Leão. Ele será o sucessor, na disciplina, dos Peugeot 905 e Peugeot 908, modelos de Endurance que venceram as 24 Horas de Le Mans, respectivamente em 1992 e 1993, assim como em 2009. Na linhagem dos seus ilustres predecessores, o Peugeot 9X8 deve perpetuar a tradição do fabricante no automobilismo, marcada per modelos de alto desempenho e dotados de forte identidade visual, identificáveis ao primeiro olhar.
Com o 9X8, a Peugeot desenvolve um verdadeiro projeto de marca em torno do conceito de Neo-Performance, aliando uma esportividade extrema, um know-how tecnológico que pode ser adaptado aos modelos de série, além da eficiência e da excelência estilística.
A estreita e provavelmente inédita colaboração entre as equipes de Design e de Engenharia da Peugeot e da Peugeot Sport foi determinante para explorar novas soluções em matéria de aerodinamismo e de estilo, bem como para definir uma linha absolutamente original. Depois de intensos meses de colaboração, os engenheiros de desenvolvimento, sob a responsabilidade de Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da Peugeot Sport, e os designers dirigidos por Matthias Hossann, Diretor de Design da Peugeot, revelam as principais linhas e o conceito aerodinâmico do Peugeot 9X8.
O novo regulamento Le Mans Hypercar (LMH), implantado pela FIA e pelo ACO para suceder à categoria dos LMP1, foi o responsável por essa proposta inovadora. Permitindo mais flexibilidade no tratamento das superfícies aerodinâmicas, ele promove uma reflexão radicalmente nova e favorece a concepção de carros inovadores e mais abertos à intervenção das equipes de design. Engenheiros e designers aproveitaram essa oportunidade para inventar novos processos criativos, subverter as convenções e criar um PEUGEOT Hypercar que inaugura um novo gênero.
A Peugeot deu a este Hypercar o nome de: Peugeot 9X8
O 9 inicial caracteriza os veículos de competição extremos da Marca, como os modelos de Endurance Peugeot 905 (1990-1993) e 908 (2007-2011), duas máquinas icônicas do fabricante.
O X evoca as tecnologias de tração integral (tração nas 4 rodas) e de hibridação que equipam o novo Peugeot Hypercar, estendendo à competição a estratégia de eletrificação da Marca.
O 8, quanto a ele, é o número que pontua todos os nomes de veículos atuais da Peugeot: 208 e 2008, 308, 3008, 5008 e, obviamente, o 508, que passou recentemente pelas mãos da mesma equipe de engenheiros e designers do Hypercar, para se tornar o primeiro modelo a ostentar o selo Peugeot Sport Engineered.
Dois Peugeot 9X8 farão sua estreia no Campeonato Mundial de Endurance FIA (WEC) em 2022.
Design e execução inéditos
“Como não podia deixar de ser, o esquema que guiou nosso trabalho representava um felino prestes a saltar”, explicaMatthias Hossann, Diretor de Design da Peugeot.“Essa atitude se reflete numa cabine ligeiramente inclinada para a frente. De maneira geral, o Peugeot 9X8 retoma os códigos estéticos característicos da marca: é um carro fino, distinto, elegante, que inspira emoção e dinamismo”.
O resultado surpreendeu e encantou os futuros pilotos do Peugeot 9X8: “É a primeira vez que um veículo de competição é concebido com esse nível de design”,destaca Kevin Magnussen.
E Gustavo Menezes acrescenta: “Com o 9X8, a Peugeot abre uma nova página do automobilismo. E nós vamos ajudar a escrever o seu futuro”.
Além da silhueta e do aspecto geral, a equipe de Design fez um trabalho de integração dos códigos característicos da Marca Peugeot em todos os detalhes da execução – num projeto perfeitamente eficiente, como não podia deixar de ser.
Assinatura característica da Peugeot, as três garras luminosas dos conjuntos óticos dianteiro e traseiro inserem plenamente o 9X8 na gama de modelos da marca. O novo emblema retroiluminado, sublimado pela cabeça do Leão, está presente na face dianteira e nas laterais do carro.
O novo emblema retroiluminado, sublimado pela cabeça do Leão, está presente na face dianteira e nas laterais do carro. A cor cinza Sélénium, realçada por detalhes contrastantes em Kryptonite (um verde amarelado ácido), integra o código de cores presente na carroceria e no interior do cockpit, ecoando o novo selo Peugeot Sport Engineered, inaugurado no 508 e no 508 SW.4{><0}
O cockpit do 9X8 também surpreende pelo trabalho cuidadoso da equipe de designers. “Fizemos questão de apresentar uma versão absolutamente única do cockpit”, enfatizaMatthias Hossann. “Até o momento, ele era um elemento bastante anônimo: simplesmente funcional e genérico, sem nenhuma expressão da marca. Ao introduzir nossas cores e nosso i-Cockpit, a assinatura interna de identidade característica da PEUGEOT, conseguimos renovar esse espaço. Com isso, os espectadores deverão ser capazes de identificar imediatamente um Peugeot quando assistirem às imagens das câmeras embarcadas”.
No exterior, as rodas revelam um trabalho minucioso, pontuando as laterais sóbrias e bem estruturadas, enquanto as aberturas de ventilação revelam a parte superior dos pneus. Os retrovisores estão perfeitamente integrados, de modo que nenhum obstáculo venha se interpor aos fluxos de ar.
“Embora eu conheça a qualidade do trabalho e da inovação das equipes de Design da Peugeot e da Peugeot Sport, devo confessar que eles me surpreenderam com este magnífico 9X8: essa combinação de uma identidade de marca potente com uma linha fluida e inovadora é simplesmente brilhante”,declarou Linda Jackson, Diretora Geral da Peugeot.
No Wing! As oportunidades do regulamento LMH (Le Mans Hypercar).
Na traseira do Peugeot 9X8, elementos finamente esculpidos acolhem as três garras luminosas das lanternas, enquadrando um amplo difusor sobre o qual pode-se ler uma inscrição cheia de humor: “We need no rear wing”(Não precisamos de aerofólio traseiro).
Introduzido pela primeira vez nos Chaparral 2F nas 24 Horas de Le Mans de 1967, o aerofólio traseiro é posto em causa pela primeira vez em mais de meio século. A traseira inovadora do 9X8 nasceu dos estudos dos engenheiros da equipe da Peugeot Sport.
“O novo regulamento Le Mans Hypercar (LMH) foi concebido com o objetivo de nivelar todos os vetores de desempenho convencionais”,explica Olivier Jansonnie, Diretor técnico do Programa WEC da Peugeot Sport. “É estimulante, pois precisamos inventar, inovar e encontrar oportunidades de gerar desempenho fora dos padrões tradicionais. Foi o que aconteceu, especialmente com a aerodinâmica. O regulamento autoriza um único elemento aerodinâmico ajustável, sem especificar que este elemento tenha que ser o aerofólio traseiro. Nossos cálculos e simulações demonstraram que podemos ter um excelente desempenho sem o aerofólio traseiro”.
Para Jean-Marc Finot, Diretor da Stellantis Motorsport, “A ausência do aerofólio traseiro no Peugeot 9X8 indica uma inovação importante. O nível de eficiência técnica que alcançamos em termos de aerodinâmica nos permite prescindir desse artifício. Mas como, apesar de todas as crenças e hábitos, essa ausência é o resultado de nossa busca por desempenho, vamos manter o segredo a seu respeito enquanto for possível”.
A ausência desse apêndice aerodinâmico libertou a silhueta do Peugeot 9X8, conferindo-lhe uma fluidez que não se via há décadas. Para os designers, cúmplices dos engenheiros, foi uma oportunidade de esculpir volumes harmoniosos e dinâmicos e de criar superfícies lisas que unem os flancos ou se estendem até as caixas de roda dianteiras.
Um Grupo Motopropulsor Híbrido Hipereficiente
Desde a confirmação oficial, em setembro de 2020, da participação da Peugeot na categoria LMH (Le Mans Hypercar), as oficinas de Versalhes entraram em efervescência para criar o 9X8.
Um V6 2,6 litros Bi-turbo de 500kW (680cv) com abertura a 90° (o motor térmico do grupo motopropulsor Peugeot Hybrid4 500KW que será instalado na traseira do 9X8) – vem acumulando, como previsto, quilômetros nos bancos de teste desde o mês de abril.
O motor/gerador elétrico de 200kW que será posicionado na frente, a caixa de câmbio sequencial de 7 marchas e a bateria estão em processo de montagem, de acordo com o cronograma de validação no banco de testes. A Peugeot Sport e a Saft, filial da TotalEnergies, enfrentam diariamente desafios tecnológicos para desenvolver conjuntamente a bateria de alta densidade, forte potência e de alta tensão (900 volts).
“Buscamos ao mesmo tempo uma fiabilidade sem falhas e um domínio total de nossas necessidades energéticas”,explica Jean-Marc Finot. “Le Mans é uma corrida de 24 horas que podemos ganhar ou perder numa única parada no box. Os Hypercars (LMH) apresentam um rendimento energético excepcional, prefigurando aquilo que em breve encontraremos em todos os carros de série. Este é o sentido do trabalho que efetuamos globalmente no PEUGEOT 9X8: do grupo motopropulsor ao aerodinamismo, tudo deve contribuir para a hipereficiência”.
Le Mans, um laboratório para a Peugeot
Além da eficiência aerodinâmica, mecânica e eletrônica, todo o know-how da Peugeot em termos de engenharia é validado durante as corridas, e especialmente nas 24 Horas de Le Mans, devido a suas características extremas. Os 5.400 quilômetros percorridos pelos carros em Le Mans ao longo de 24 horas correspondem, mais ou menos, ao que percorre um veículo de Fórmula 1 em toda uma temporada. Portanto, o nível de exigência em termos de fiabilidade e de eficiência é absoluto.
Linda Jackson declara: “A participação da Peugeot nas provas de Endurance vai muito além da competição em si: é um laboratório em condições extremas para a Peugeot. Isso também explica por que nossa ligação com Le Mans é tão intensa. O resultado esportivo é importante, porém talvez seja ainda mais importante podermos validar nossas tecnologias e pesquisas durante uma corrida de 24 horas disputada em condições extremas. Testaremos durante a competição o sistema de hibridação e as tecnologias relativas à redução do consumo de combustível – portanto, das emissões de CO2 – que desenvolvemos atualmente para nossos veículos de série. É um grande orgulho para nossas equipes da Peugeot Sport ver suas pesquisas aplicadas nos carros da nossa gama. Para nossos clientes, esse laboratório chamado Le Mans é uma garantia da qualidade de nossos veículos”.
Os pilotos têm a palavra:
Paul Di Resta – Escocês, 35 anos, ex-piloto de Fórmula 1 e campeão de DTM em 2010: “Todo o mundo queria saber o que é um Hypercar. Agora é real. Esse look agressivo e inovador, essa identidade de marca, tudo isso vai surpreender”.
Loïc Duval – Francês, 39 anos, vencedor das 24 Horas de Le Mans e Campeão do Mundo de Endurance 2013: “Existem carros dos quais dizemos: Este é lindo visto de frente, este de lado, este de trás. Dei a volta no 9X8, e ele é lindo de todos os ângulos”.
Mikkel Jensen – Dinamarquês, 26 anos, piloto de Endurance, Campeão de ELMS LMP3 em 2019: “O 9X8 é muito diferente de todas as silhuetas que foram mostradas ou sugeridas nos últimos meses. Se pudermos levar este carro à vitória, será um feito histórico, pois até agora não vimos nada nesse gênero”.
Kevin Magnussen – Dinamarquês, 28 anos, ex-piloto de Fórmula 1, piloto de Endurance na IMSA: “Nunca vimos nada assim. É sem dúvida o futuro dos carros de corrida. É a primeira vez que um carro de corridas é concebido com este nível de design. Fiquei surpreso com a eliminação do aerofólio traseiro. É uma nova era”.
Gustavo Menezes – Americano, 26 anos: piloto do WEC e da ALMS, vencedor em Le Mans e Campeão do Mundo de LMP2 em 2016: “O 9X8 abre uma nova página do automobilismo. Os dez últimos anos foram marcados pelos protótipos LMP1, agora chegou a hora de construir um futuro icônico com o 9X8”.
James Rossiter – Britânico, 37 anos, ex-piloto de Fórmula 1, ALMS e Super GT: “Eu não esperava um tal nível de criatividade. É uma verdadeira ruptura! Com este Hypercar, a Peugeot estabelece novos limites ”.
Jean-Eric VERGNE – Francês, 31 anos, ex-piloto de Fórmula 1, bicampeão de Fórmula E:
“O Peugeot 9X8 é completamente revolucionário. As equipes seguiram uma direção que não se via no automobilismo há muito tempo. Ele é magnífico”.
Ficha Técnica do Peugeot 9X8:
Categoria: LMH – Le Mans Hypercar;
Comprimento: 5000 mm;
Largura: 2080 mm;
Altura: 1180 mm;
Entre eixos: 3045 mm;
Motorização: Powertrain Peugeot Hybrid4 500KW (tração nas 4 rodas);
Eixo traseiro: Motor a combustão V6 2.6 litros bi-turbo, abertura a 90°, de 500 kW (680 cv.) + transmissão caixa sequencial de 7 marchas;
Eixo dianteiro: Motor/gerador elétrico 200 kW + redutor;
Bateria: Alta densidade, 900 volts desenvolvida conjuntamente pela Peugeot Sport, TotalEnergies/Saft Combustível e lubrificantes: TotalEnergies.