Marcopolo lança a Geração 8 para o transporte rodoviário de passageiros

0
Posted 26 de julho de 2021 by bisponeto in

A Marcopolo, líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil, com 51,6% de mercado, apresenta o lançamento mais aguardado pelos mercados de ônibus rodoviários nacional e internacional, a Geração 8. A nova família representa um avanço em inovação para a marca, com padrões únicos de segurança, conforto, conectividade, dirigibilidade e ergonomia, para passageiros e motorista.
Composta pelos tradicionais modelos das linhas Viaggio e Paradiso, em suas diferentes versões, a Geração 8 foi desenvolvida para os modelos de chassis das principais montadoras e, a partir do mês de agosto, vão sair da linha de montagem da unidade Ana Rech, em Caxias do Sul.
“A Marcopolo busca sempre criar soluções de transporte inovadoras e realmente de valor para clientes, passageiros, colaboradores e parceiros de negócio. A Geração 8 é a representação deste propósito. Um conceito concebido para tornar os ônibus mais seguros, confortáveis, eficientes e rentáveis. O nosso objetivo foi conceber um veículo capaz de transformar a experiência de viagem”, destaca James Bellini, CEO da Marcopolo.
A Geração 8 se destaca pelo visual marcante, seguindo o DNA de design Marcopolo que preza pela fluidez das linhas, design limpo e moderno para transmitir sensação de velocidade e leveza. A concepção do projeto, teve como premissa trazer atributos de excelência para operadores, motoristas e passageiros.
Todos os detalhes do veículo foram pensados cuidadosamente, a partir de um trabalho integrado realizado entre as áreas de Design, Engenharia e de Operações Industriais da Marcopolo. “Procuramos aproximar o ônibus o máximo possível do conceito automotivo na padronização dos processos de fabricação e montagem. O resultado é um ônibus focado em qualidade e rentabilidade para o operador, conforto e conectividade para passageiros, assim como na facilidade de manutenção e reparação”, enfatiza Luciano Resner, diretor de Operações Industriais da Marcopolo.
O executivo acrescenta que, pensando sempre na satisfação e valorização dos clientes, a atual linha de rodoviários, a New G7, continuará em produção e vendas, recebendo atualizações e inovações. “Com forte trabalho de otimização dos processos industriais, será possível manter a produção das duas linhas simultaneamente. Assim, estaremos prontos para elevar a participação da Marcopolo nos mercados onde já estamos presentes, além de gerar oportunidades em novos mercados”, pontua.
Inovação, conforto e segurança
O trabalho conjunto para o desenvolvimento da Geração 8 resultou na criação de uma família de veículos que apresenta uma melhoria de 11% no coeficiente aerodinâmico. A iniciativa é um grande atrativo para as empresas de transportes, pois permite redução de custos operacionais, resultando em economia de combustível e consequente menor emissão de gases de efeito estufa.
Outra preocupação da Marcopolo é o conforto do passageiro para tornar ainda melhor a experiência ao embarcar nos modelos da Geração 8 e, nesse sentido, a companhia investiu em pesquisa e desenvolvimento para conceber todo o ambiente interno. Cerca de 100 engenheiros da empresa realizaram viagens de ônibus em todas as regiões do país, no total foram mais de 44 mil quilômetros rodados para entender as diferentes necessidades e preferências dos clientes. Esse trabalho proporcionou um olhar atento às questões como a largura e o espaçamento entre as poltronas, circulação dentro do veículo, tempo de permanência a bordo e utilização de equipamentos eletrônicos.
A partir dessa percepção, foram feitas mudanças como a criação de escada de acesso com degraus amplos, iluminação indireta em LED e um novo desenho do sistema de abertura da porta, mais eficiente e robusto.
Para ampliar o espaço interior e melhor acomodar passageiros e bagagens, a Marcopolo trabalhou em diferentes frentes. As poltronas ganharam uma nova estrutura e desenho ergonômico, otimizando o espaço para as pernas. Também foi adotada uma nova forma de distribuição das composições das espumas do assento e do encosto, a proposta é garantir ainda mais conforto e acolhimento. Outro ponto pensado foi o sistema de reclinação, que conta com acionamento mais fácil e suave, permitindo inúmeras posições de acordo com o biotipo do usuário.
Sustentabilidade
O conceito de sustentabilidade também esteve presente em diversas etapas do processo de criação da Geração 8. Uma das prioridades da companhia foi a redução da utilização da fibra de vidro em 80%, substituindo-a por matérias-primas de polímeros especiais aplicados na fabricação de para-choques, grade dianteira e tampa traseira, entre outros componentes, resultando em peças mais leves e resistentes. As peças oferecem maior flexibilidade e absorção de impactos, podendo ser reparadas ou recicladas com facilidade.
Para levar o nível de padronização e qualidade da indústria automobilística para a fabricação de ônibus, a Marcopolo otimizou os processos produtivos da unidade de Ana Rech, onde são fabricados os novos veículos, e priorizou ações sustentáveis, como o uso de máquinas de solda com inversora e a utilização de gás com menor impacto ao operador e meio ambiente, o que proporciona uma redução no consumo de energia.

Geração 8 apresenta diferenciais para o segmento rodoviário:
– São mais de 140 atributos novos que se revertem em impactos positivos para motoristas, passageiros e operadores;
– Design inédito com coeficiente aerodinâmico de apenas 0,379;
– Eficiência dos faróis 3,5 vezes maior em relação a modelos atualmente no mercado;
– Estrutura de proteção da cabine amplia segurança passiva para o motorista;
– Foco na operação para clientes alcançarem resultados ainda melhores nos negócios.

Processos produtivos otimizados
Para levar o nível de padronização e qualidade da indústria automobilística para a fabricação de ônibus, a Marcopolo otimizou os processos produtivos da unidade de Ana Rech, onde são fabricados os novos veículos.
A concepção da nova geração resultou em mais de 60 patentes que geram ganhos em conforto, confiabilidade e custo operacional. Como exemplos, podemos citar a tubulação externa do ar-condicionado que simplifica e facilita a manutenção, aumentando a disponibilidade do veículo para a operação e a montagem do assento de poltrona, que permite a regulagem da profundidade de assento e adequação do ônibus a diferentes serviços e aplicações de acordo com a necessidade do operador, propiciando o acesso à manutenção de todos os sistemas da poltrona sem necessidade de remoção dela sua posição no veículo.
Design de última geração com o DNA Marcopolo
Todos os detalhes da Geração 8 foram pensados para otimizar a experiência do passageiro e dos condutores, por isso o modelo conta com mudanças que tornam o veículo mais seguro, tecnológico e confortável.
Entre as inovações está a grade dianteira e o para-choques que ganharam novo design com maior volumetria e robustez. A utilização de matérias-primas na fabricação dos componentes de acabamento externo, também proporciona uma redução do risco de quebra em pequenas colisões em até 50%.
Na parte traseira do veículo, onde a marca foi reposicionada para ficar em evidência, os ônibus Geração 8 ganharam ainda um novo desenho do vigia e portinhola mais leve, desenvolvida com estrutura totalmente plana e trinco embutido no revestimento e ampla área de manutenção. O modelo conta ainda com uma nova entrada de ar da tampa traseira, mais eficiente e que melhora a refrigeração.
Os vidros laterais passam a ser curvos, o que proporciona menor vibração, e a manutenção facilitada, com novo sistema de encaixe.

Biossegurança
A Geração 8 vai seguir contando com a Marcopolo Biosafe, uma plataforma concebida para tornar o transporte coletivo mais seguro contra contaminações de vírus e bactérias e que reúne soluções focadas em biossegurança. Itens como desinfecção do sanitário e ar-condicionado por meio de luz UV-C, cortinas e capas antimicrobianas, layout 1x1x1 e dispensers de álcool em gel seguem disponíveis.

Conjunto ótico inédito
Na Geração 8, a Marcopolo focou no desenvolvimento de um inédito conjunto ótico. O resultado alcançado é comprovado pela maior segurança e dirigibilidade noturna em relação a qualquer outro modelo de ônibus comercializado no Brasil, com a ampliação da área de visão noturna e diminuição da fadiga do motorista.
Os faróis, disponíveis em versões full led e híbrido, são produzidos pela alemã Hella, fabricante de sistemas de iluminação para veículos automotores, e oferecem eficiência até 3,5 vezes maior em relação aos demais modelos atualmente em mercado, ampliado a dirigibilidade noturna para o motorista e proporcionando mais segurança para os ocupantes, como consequência. O conjunto conta com um sistema de articulação do farol para proporcionar fácil acesso no momento da manutenção e rapidez na troca de lâmpadas.
Os modelos têm lentes em policarbonato altamente resistentes e suportam impactos de objetos de até 100 gramas em uma velocidade de 80 km/h. Em razão da sua concepção de parábola em cinco partes, geram ofuscamento até 80% menor nos veículos em sentido contrário. Como opcional, é oferecido também um novo farol de neblina em LED com luz de manobra integrada.
As lanternas traseiras também são em LED com lentes em policarbonato e contam com lentes em policarbonato e um novo desenho, criado para facilitar a visualização em diversos ângulos e proporcionar mais segurança,
Os novos break-light em LED oferecem área iluminada 176% maior e a luz de neblina, também em LED, possui retrorrefletor integrado. As mudanças trazem maior eficiência luminosa e garantem um aumento da segurança, pois permitem que sejam vistos a uma distância maior.
As delimitadoras ganharam novo sistema de fixação por parafusos, o que torna a manutenção mais prática e dispensa o uso de material vedante.

Funcionalidade
Um dos pontos de destaque é o projeto elétrico, pensado e simulado em 3D para otimizar a instalação, com arquitetura descentralizada, que permite o monitoramento remoto por meio de telemática de ponta, iniciativa capaz de otimizar a manutenção e aumentar a disponibilidade do veículo.
Modelos da Geração 8 contam com quatro módulos eletrônicos, todos instalados em locais estratégicos e de fácil acesso: dois para a carroceria (um no teto do salão de passageiros e outra no bagageiro), outro para o chassi (no bagageiro inferior) e um quarto no painel do motorista. O formato facilita o acesso aos equipamentos de cada parte do ônibus e simplifica os chicotes elétricos, com maior racionalidade, eficiência e redução de peso.
Para facilitar o trabalho dos mecânicos nas garagens, a Geração 8 também ganhou um novo sistema de roteamento da tubulação do ar-condicionado, instalado na parte externa junto ao teto, com sistema escamoteável de fácil manutenção e troca rápida. Isso garante um aumento da velocidade para as tarefas de manutenção, que passam a ser feitas pelo lado externo, apenas com o desaperto de parafusos, sem a necessidade de remoção do porta-pacotes.
Também com foco na praticidade e velocidade de manutenção, a empresa desenvolveu um novo sistema para a grade dianteira. Nos modelos G8, é de fácil abertura e proporciona amplo acesso à área interna da dianteira, com o objetivo é facilitar a manutenção do defroster. Nesse sentido, o novo design do aro de rodas com sistema basculante também facilita a manutenção e proporciona melhor refrigeração, reduzindo o desgaste dos pneus.
A manutenção das poltronas também foi um ponto de atenção e a área de assentos conta com sistema de retirada rápida dos bancos e troca dos pistões. A mudança dispensa o trabalho de desmontagem de todo o conjunto, o que simplifica a operação e otimiza o tempo de reparo.
Novo patamar de segurança
A Geração 8 coloca a Marcopolo em um inédito patamar de segurança. Todos os modelos atendem à exigente norma internacional R66.02 para tombamento, inclusive o Paradiso 1800 Double Decker, o que não é exigido no Brasil. Na construção da carroceria, foi desenvolvido um novo conceito de anéis passantes de segurança em todas as colunas da estrutura, que conferem muito mais resistência do conjunto a impactos e ao capotamento.
Focada na segurança dos passageiros, a Marcopolo aumentou em 25% a largura da seção das colunas laterais e elevou o peitoril lateral dos veículos em 70mm, o que garante maior proteção em caso de acidentes e tombamento.
Um dos principais diferenciais da Geração 8 com relação à segurança é o novo conceito de proteção da cabine do motorista, com estrutura de coluna “B” tripla e que proporciona deformação 78% inferior ao exigido pelas normas brasileiras. A engenharia consumiu mais de 2.600 horas de testes ao longo de dois anos para desenvolver o novo sistema de proteção.
Em testes práticos de impacto frontal à velocidade de 40 km/h, realizados em campo de provas e com supervisão de uma empresa de auditoria externa, o sistema foi capaz de absorver a energia, com deformação controlada, aumentando significativamente a proteção ao condutor.
Em relação à segurança e visibilidade do condutor, foram eliminados pontos cegos e feito um rebaixamento da altura do painel em 70 mm para facilitar a visualização da via. A coluna “A” também foi reposicionada 50mm para trás para melhorar a visibilidade dos espelhos. A parte inferior da porta de acesso é envidraçada para auxiliar na visualização de objetos na pista, pedestres e plataformas de embarque.
Os espelhos retrovisores, com novo design e aumento de 6% na largura reflexiva da lente, também garantem maior campo de visão. Com número menor de componentes, facilita a manutenção, diminui vibrações e confere mais estabilidade e segurança para o motorista em terrenos mais severos e esburacados.
Outro diferencial é o sistema ERV, oferecido como opcional, com câmeras que substituem os espelhos, eliminam os pontos cegos e conferem mais segurança na direção, com tecnologia infravermelho para visão noturna.

Conforto interno
Logo na entrada do veículo, para garantir mais segurança e conforto durante o embarque, o corrimão é integrado, com perfil inteiriço e uniforme e que conta com aditivos antimicrobianos, uma solução da plataforma Biosafe. A porta de separação entre a cabine do motorista e o salão de passageiros recebeu novo desenho, com vedação adicional para reduzir o nível de ruído no interior e ampliar o conforto acústico. O sistema de fechadura e rodízios também foram remodelados, com a utilização de rolamentos e autocompensadores, que tornam o funcionamento mais suave, seguro e de menor esforço.
O salão de passageiros ganhou sistema de iluminação em LED com diversas configurações e luz indireta que mudam de cor e intensidade de acordo com o horário.
Para entretenimento dos passageiros, o interior nos novos modelos G8 contam com monitores de alta definição e novo sistema de som coletivo com alto falantes de alta qualidade. As imagens podem ser reproduzidas na central de controle do motorista. Além disso, os comandos de áudio e vídeo estão posicionados nas laterais e oferecem som digital de quatro canais.
O porta-pacotes também foi pensado para tornar a viagem mais cômoda e segura, com ampliação de espaço de 23%. Projetado para ser mais robusto, conta com suporte que diminui vibrações e ruídos. O conjunto tem área totalmente livre, sem obstáculos, para que o passageiro acomode a bagagem acima da sua poltrona. O entre-foco conta com luz de acionamento automático. E o passa mão inteiriço para deslocamento no corredor proporciona segurança durante a acomodação dos viajantes e também conta com aditivos antimicrobianos.
As poltronas ganharam novo desenho de corte dos tecidos e novas combinações de cores e padronagens e a manutenção delas também foi um ponto de atenção. Através de estudos foi possível desenvolver um novo conceito de distribuição das composições das espumas do assento e do encosto, garantindo ainda mais conforto e acolhimento. O sistema de reclinação também é completamente novo, com a adoção de amortecedores, com acionamento mais fácil, suave e que permite infinitas posições, de acordo com o biotipo do usuário. Os comandos de áudio e vídeo estão posicionados nas laterais e oferecem som digital de quatro canais, além de controle da iluminação de leitura. A área de assentos conta com sistema de retirada rápida dos bancos. A mudança dispensa o trabalho de desmontagem de todo o conjunto, o que simplifica a operação e otimiza o tempo de reparo.
A geladeira foi desenvolvida com design exclusivo, com mais comodidade e facilidade de utilização.
O novo sanitário foi projetado para criar um ambiente mais confortável e ergonômico, com a instalação de apoios no interior para auxiliar o passageiro e dar segurança durante o uso do sanitário. O interior é climatizado com ar-condicionado, conta com porta plana com sistema de fechamento automático e descarga com sistema Ecoflush, com a opção de sucção a vácuo, como a adotada em aviões para melhor eficiência e eliminação de possíveis odores. Além disso tanto a tampa do vaso como os pega-mãos contam com aditivos antimicrobianos na sua composição.
A iluminação natural foi ampliada, com janelas cinco vezes maiores, assim como o espelho. A decoração interna ganhou novas cores e design para proporcionar experiência mais agradável, como a pia de aço inox, que facilita limpeza e confere durabilidade. Está disponível o opcional de luz UV-C com ação antimicrobiana para eliminação de microorganismos.
Atributos para quem dirige
Entre os estudos realizados pela Marcopolo no desenvolvimento da Geração 8, a ergonomia da cabine do motorista foi um dos pontos que receberam mais atenção, com a adoção de um novo padrão em revestimento interno, com peças injetadas para melhor acabamento, resistência e beleza, e acabamentos “soft touch” para sofisticação e redução de ruídos internos.
O espaço conta com novo design de alto-falantes, posicionados na parte superior, iluminação indireta em fibra ótica, que permite o controle do grau de luminosidade sem prejudicar a segurança ao dirigir.
A poltrona do motorista foi desenvolvida com conceito Ergodesign e desenho em formato de concha para maior conforto e ergonomia do motorista. Possui ainda revestimento em Neoprene na região do pescoço para se moldar ao biotipo de cada profissional.
No painel de instrumentos, foram desenvolvidos controles mais acessíveis, com novo conceito de interface de comandos no painel de controle. As centrais de controle (Head Unit) da Geração 8 contam com diferentes versões e interfaces gráficas que facilitam a operação. Os modelos contam com telas de alta definição sensíveis ao toque, nos tamanhos de 5 e 10 polegadas, que proporcionam nova experiência de uso pelo motorista no controle das funções do veículo.
Para tornar a condução ainda mais amigável e facilitada, o motorista pode escolher por acionar os comandos pela tela digital de alta definição ou por teclas posicionadas na parte inferior do painel de instrumentos, com a redundância das principais funções do veículo.
Outras mudanças importantes são o novo defroster, mais potente e com capacidade 23% maior de refrigeração, que permite que o para-brisa seja desembaçado em tempo inferior a quatro minutos.
Sustentabilidade
A utilização de materiais especiais é outro diferencial da Geração 8. O novo teto é totalmente produzido em alumínio, com redução de peso, maior durabilidade e resistência. A utilização de matérias-primas de polímeros especiais na fabricação dos para-choques, grade dianteira e tampa traseira, entre outras, proporciona peças mais leves, de extrema resistência, com ótimas propriedades mecânicas e superfície ideal para aplicação de pintura, o que garante padrão superior de qualidade e acabamento.
Além disso, oferecem maior flexibilidade e absorção de impactos, e têm ainda como diferencial a sustentabilidade, pois podem ser reciclados e reparados nas garagens. Com a nova arquitetura elétrica, a Marcopolo obteve diminuição na quantidade de chicotes e cabeamentos. Outra tecnologia importante adotada foi a utilização de vidros laterais curvos, que por serem menores e de menor espessura, contribuem para a redução de peso do veículo.

Ganhos importantes com impacto no meio ambiente:

• Melhoria de 11% no coeficiente aerodinâmico do veículo, gerando economia de combustível de até 3% e, consequentemente, menor liberação de gases de efeito estufa;
• Carroceria 1,25 % mais leve, aumentando a vida útil de componentes do chassi;
• Facilidades de reparo no veículo gerando menor quantidade de sucata no cliente (substituição de um componente específico não danifica outro);
• Uso de máquinas de solda com inversora, resultando em uma redução de consumo de energia;
• Utilização de gás com menor impacto ao operador e meio ambiente, com redução no consumo de energia;
• Nova linha de montagem mais ampla e com maior iluminação natural;
• Utilização de mantas térmicas de isolamento no novo centro de fabricação;
• Gabaritos automatizados que geram menor desperdício e melhoram a ergonomia do operador. (Fotos: Júlio Soares).

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Be the first to comment!


Leave a Response


(required)