Volkswagen reforça compromisso com o Meio Ambiente
Às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a Volkswagen do Brasil reforça seu compromisso com o planeta e celebra a melhoria da eficiência ambiental no processo produtivo de suas quatro fábricas no País: Anchieta (em São Bernardo do Campo), São Carlos e Taubaté, no Estado de São Paulo; e São José dos Pinhais, no Paraná; além do Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo (SP).
A empresa reduziu em 28% o consumo de água e em 86% a destinação de resíduos para aterro, ambos por veículo produzido, em suas fábricas neste ano (janeiro a abril) em relação ao ano base de 2010. As fábricas de veículos Anchieta e São José dos Pinhais já são aterro zero, ou seja, não enviam resíduos para aterro. Na fábrica de automóveis de Taubaté e na unidade de motores, em São Carlos, 98% dos resíduos que iam para aterro, agora seguem para reciclagem ou reuso.
Esses resultados positivos somam-se a diversas outras iniciativas de melhoria ambiental e energética. Desde 2014, 1.085 novas ações ambientais foram implementadas pela Volkswagen do Brasil em seu processo produtivo. Nas quatro fábricas, 100% da energia elétrica utilizada vêm de fontes renováveis. As unidades estão implementando iluminação LED e motores de alta eficiência.
“A proteção ambiental e a eficiência energética são tratadas como prioridade pela Volkswagen do Brasil nas iniciativas de modernização de seu processo produtivo. Além de cumprir os objetivos ambientais do Grupo VW, temos um compromisso com a sociedade e com o nosso planeta para tornar nossas fábricas cada vez mais eficientes e também promover a conscientização ambiental dos nossos empregados”, afirma Rafael Pestana, gerente executivo de Planejamento de Manufatura da Volkswagen do Brasil.
Um exemplo é a prensa PXL “Extra Large” da área de Estamparia da fábrica Anchieta, que traz entre os principais benefícios ambientais a redução do consumo de energia, água, óleo e emissões de CO2. A prensa é utilizada para estampar peças de todos os veículos produzidos sob a Estratégia Modular MQB da unidade Anchieta, ou seja, VW Nivus, VW Polo e VW Virtus. Com a nova PXL, várias peças que eram produzidas em Taubaté foram transferidas para a Anchieta, reduzindo o transporte interplantas e, consequentemente, o trafego de caminhões e emissões de CO2 em aproximadamente 45% / Base – GHG Protocol. Com a PXL, agora todas as fábricas dispõem do mesmo nível de tecnologia e qualidade encontrado no Grupo VW mundialmente.
Rumo à neutralidade em carbono
As iniciativas ambientais da Volkswagen do Brasil estão alinhadas aos programas globais da empresa. A Volkswagen foi a primeira fabricante de automóveis a aderir ao Acordo de Paris e tem como objetivo tornar-se climaticamente neutra no mundo até 2050.
Programa Zero Impact Factory: alta eficiência em produção
O programa global Zero Impact Factory tem o objetivo de melhorar ainda mais a eficiência ambiental de suas fábricas, com foco na neutralização de CO2 e nas ações ecologicamente exemplares. A iniciativa faz parte da estratégia mundial do Grupo VW, a Go To Zero, que prevê a neutralidade em emissão de CO2 em todas as suas fábricas até 2030. Na Volkswagen do Brasil, a meta inicial é melhorar a eficiência ambiental de suas fábricas em aproximadamente 30% até 2025, em relação a 2010.
O programa Zero Impact Factory tem três etapas importantes: em primeiro lugar, evitar o impacto ambiental o máximo possível desde o início, projetando novos processos com melhor eficiência. Em segundo lugar, reduzir efetivamente o impacto ambiental, adotando o uso de energias ambientalmente sustentáveis e materiais recicláveis, por exemplo. O terceiro passo são as ações para compensar os impactos causados ao meio ambiente pelas emissões de CO2.
#Project1Hour: 660 mil empregados juntos pela proteção do clima
O Grupo Volkswagen também promove a conscientização constante de seus empregados para que sejam multiplicadores de iniciativas em prol do meio ambiente dentro e fora das fábricas.
Entre as ações recentes está o #Project1Hour, que mobilizou os 660 mil empregados das 12 marcas do Grupo Volkswagen no Dia da Terra (22/4/21), incluindo o Brasil, para interromperem seu trabalho por uma hora e discutirem sua contribuição para a proteção climática. Além da conscientização, a iniciativa gerou novas ideias que podem ser implementadas na empresa e na vida pessoal em prol do meio ambiente.