Novos modelos Porsche 911 GTS estão mais distintos e dinâmicos
Há aproximadamente um ano e meio após o lançamento do 992 no mercado, a linha 911 está dando as boas-vindas aos modelos GTS esportivos à família. Há doze anos, a Porsche apresentou a primeira versão GTS do 911. Agora, uma nova geração do popular modelo de carro esportivo está sendo lançada – mais potente e visualmente distinto e com uma dinâmica de condução melhor do que nunca. Seu motor boxer de seis cilindros oferece 353 kW (480 cv), o que é 22 kW (30 cv) a mais do que o atual 911 Carrera S e o anterior 911 GTS.
Cinco variantes de modelo já estão disponíveis para encomenda com preço público sugerido de: 911 Carrera GTS Coupe – R$ 919.000; 911 Carrera GTS Cabriolet – R$ 969.000; 911 Carrera 4 GTS Coupe – R$ 959.000; 911 Carrera 4 GTS Cabriolet – R$ 1.009.000; e 911 Targa 4 GTS – R$ 1.009.000.
A transmissão Porsche de oito marchas com embreagem dupla (PDK) ou a transmissão manual de sete marchas, bem como uma suspensão específica com o Gerenciamento de Suspensão Ativa Porsche (PASM) e o sistema de frenagem de alto desempenho do 911 Turbo, asseguram a excepcional transmissão de forças longitudinais e laterais. A dinâmica de condução será melhorada ainda mais com o pacote Lightweight Design (Construção Leve), que estará disponível pela primeira vez no GTS e reduz até 25 quilos.
O visual esportivo discreto dos novos modelos apresenta elementos contrastantes em preto da carroceria e as áreas escurecidas dos faróis. O preto também é a cor dominante do interior. Diversos recursos feitos de microfibra Race-Tex criam um ambiente dinâmico e elegante. A última geração do Porsche Communication Management (PCM) traz inúmeras melhorias em operação e conectividade.
Tecnologia: suspensão sob medida e exclusivo sistema de escapamento
O motor de seis litros com turbocompressor do novo 911 GTS oferece 353 kW (480 cv). O torque máximo é de 570 Nm, um aumento de 20 Nm em relação ao seu antecessor. Aceleração de zero a 100 km/h em apenas 3,3 segundos no 911 Carrera 4 GTS Coupé com a transmissão Porsche de oito velocidades com embreagem dupla (PDK): três décimos mais rápido que sua antecessora. Uma transmissão manual de sete velocidades com curso de mudança particularmente curto está disponível para todos os modelos 911 GTS como uma alternativa à transmissão PDK.
Sua suspensão, derivada do 911 Turbo e modificada para o GTS, atende às exigentes demandas de desempenho. Graças ao seu Gerenciamento de Suspensão Ativa Porsche (PASM) de série, os amortecedores respondem às mudanças dinâmicas na velocidade da luz. No Coupé e no Cabriolet, o PASM é de série, em combinação com o chassi esportivo 10 milímetros mais baixo. O conceito de molas auxiliares na parte traseira deriva dos modelos Turbo: as molas principais estão sob tensão em todas as condições de condução. A retomada permanece a mesma. O chassi do 911 Targa 4 S com PASM é usado para o 911 Targa 4 GTS.
Os engenheiros também ajustaram o desempenho de parada para corresponder com o desempenho aprimorado do GTS, que faz uso do sistema de frenagem de alto desempenho do 911 Turbo. As rodas de liga leve de 20 polegadas (dianteiras) e 21 polegadas (traseiras) pretas com fixação central são do 911 Turbo. O sistema de escape esportivo de série é responsável por uma emissão sonora ainda mais emocionante, graças à sua configuração específica para GTS e à omissão de algum isolamento interno.
Parte externa: vários detalhes em preto, em silk ou com brilho
Uma infinidade de detalhes externos em preto ou escurecidos é característica do 911 GTS. No 911 Targa 4 GTS, isso inclui também o arco que define o modelo e as letras Targa. Os elementos adicionais pintados em silk preto brilhante incluem o spoiler, as rodas de liga leve com trava central, as persianas da tampa do motor e a escrita GTS nas portas e na parte traseira do carro. O pacote externo, no qual esses e outros detalhes são executados em preto brilhante, pode ser escolhido como opcional.
Todos os modelos 911 GTS possuem efetivamente o pacote Sport Design, com acabamentos diferenciados nas soleiras dianteira, traseira e laterais. Os aros dos faróis e as contornos das luzes diurnas são escurecidos e o veículo está equipado com faróis de LED de série com o Sistema Porsche de Iluminação Dinâmica Plus (PDLS Plus). As luzes traseiras são exclusivas dos modelos GTS.
Pacote de Construção Leve: menos peso, mais força descendente
A dinâmica de condução é melhorada ainda mais com o pacote de construção leve que estará disponível pela primeira vez em um GTS . Uma redução de até 25 kg será obtida com os bancos completos mais leves de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), vidro mais leve para as janelas laterais e traseiras e bateria mais leve. Os bancos traseiros também foram removidos. Outras melhorias de desempenho incluem o eixo traseiro direcionável nesse pacote de equipamentos e toques de acabamento aerodinâmico adicional.
Parte interna: Race-Tex em preto e bancos esportivos Plus de série
Os detalhes esportivos dos modelos GTS continuam na parte interna – funcional e visualmente. A alavanca de mudança da transmissão manual de sete marchas opcional foi encurtada em 10 mm, o que permite mudanças de marcha rápidas com um pequeno movimento do pulso. Um volante GT Sport, bem como o pacote Sport Chrono com seletor de modo, o aplicativo Porsche Track Precision e um indicador de temperatura dos pneus são equipamentos de série. Os bancos esportivos Plus de série com regulagem elétrica de quatro vias proporciona apoio lateral, conforto e conveniência. O isolamento interno foi reduzido, o que realça a acústica de condução emotiva.
Várias características Race-Tex realçam o ambiente dinâmico e elegante. As partes centrais dos bancos, o aro do volante, as maçanetas das portas e apoios de braços, a tampa do compartimento porta-objetos e a alavanca de mudança são todos revestidos em material de microfibra. Com o pacote interno GTS, as costuras decorativas estão disponíveis em Vermelho Carmine ou Crayon como opcional. Os cintos de segurança e as letras GTS bordadas nos apoios de cabeça, no tacômetro e no relógio Sport Chrono vêm nas mesmas cores contrastantes. As inserções decorativas no painel e nos frisos das portas com o pacote interno GTS são em carbono fosco.
Novo conceito de exibição e operação: agora também com Android Auto
A nova geração do Porsche Communication Management (PCM) apresenta funções adicionais e operação significativamente simplificada. As áreas sensíveis ao toque no menu Media [Mídia] foram aumentadas e a opção de reorganizar os blocos na tela inicial é nova. O assistente de voz aprimorado reconhece a fala natural e pode ser ativado com “Hey Porsche”.
Os usuários de iOS e Android irão desfrutar de conectividade total. Com o Apple Car Play® e agora o Android Auto, as funções dos telefones celulares correspondentes podem ser totalmente utilizadas nos novos modelos Porsche 911 GTS (alguns serviços podem não estar disponíveis no Brasil).