Gincana acelera vendas do Fiat Uno logo após seu lançamento

0
Postado 4 de junho de 2021 por bisponeto em

Para acelerar vendas do modelo no interior de São Paulo em 1985, montadora promoveu gincana em Bauru. Ouça no episódio desta semana de Muito Além de Rodas e Motores.

No começo de 1985, transferi-me para a MPM Propaganda para dar atendimento em São Paulo à Fiat Automóveis. A Fiat havia lançado o modelo Uno com estilo avançado para a época e trabalhava no desenvolvimento do Fiat Prêmio. Meu nome foi indicação de Miguel Jorge, diretor de Redação do jornal O Estado de S. Paulo a Petrônio Corrêa, um dos proprietários da agência de publicidade MPM, para ajudar a alcançar um dos objetivos que era provocar maior interesse do público pelo simpático carrinho.

Foram 15 meses de trabalho, período em que pude contribuir para a divulgação da marca, com a realização de alguns programas de divulgação e promoção para ampliar sua receptividade e cair no gosto dos consumidores.
Pelos meus contatos com o presidente da Fiat, senhor Silvano Valentino, e o diretor de vendas Alberto Fava soube que em importante mercado do Estado de São Paulo as vendas não entusiasmavam e o gerente do escritório regional da Fiat, em Bauru, estava preocupado com os resultados registrados. Ele pedia algum programa que pudesse provocar maior interesse dos consumidores.

Sugeri a realização de uma prova de slalom para demonstrar a habilidade ao volante dos Uninhos com jornalistas da região e, como consequência, fui encarregado de desenvolver um programa e apresentá-lo aos diretores e a Flávio Furtado, gerente de propaganda da Fiat, que também aprovou a ideia.

Com a ajuda de Renê Gardin, jornalista local, soube de um kartódromo que considerei ideal, pela localização central e por ser em área cercada, sem o trânsito de veículos. Naturalmente, precisei de cones para formar os obstáculos no desafio de zig-zag entre os cones e, para isso, contei com a ajuda de Walter Ceneviva, também jornalista e assessor de Imprensa da CTB (Companhia Telefônica Brasileira), que me cedeu por empréstimo centenas deles. Para determinar o mais hábil e veloz na prova, contei com o serviço de cronometragem de Ciro Bauman, um dos primeiros profissionais a adotar cronometragem por célula fotoelétrica no Brasil.Para valorizar o evento, Flávio Furtado pediu aos pilotos Francisco Serra e Wilson Fittipaldi Júnior que tinham contrato de imagem com a Fiat, para realizar um show de habilidade em dois automóveis Fiat. O show que exibiram empolgou o público.

Quando se aproximava o final do evento, eu estava preocupado com o resultado porque, até aquele momento, o líder da competição era Fernando Baldijão, jornalista residente em Campinas, e não um profissional local, o que poderia diminuir a divulgação na mídia regional.

Mas, para a minha sorte, quase no horário de encerramento da prova, surgiu um jornalista da TV Globo local interessado em participar e, para surpresa geral, esse profissional – que era um excelente motorista – estabeleceu o melhor tempo do dia, vencendo a competição.

Sorte para a Fiat, porque ao longo de todo o dia e nos jornais apresentados no dia seguinte, a emissora divulgou várias vezes a notícia de que o jornalista da Globo vencera o “test drive” do Fiat Uno. Na segunda-feira, o gerente de vendas da Fiat da região de Bauru ligou entusiasmado para a diretoria da Fiat para informar o sucesso do evento e no final do mês voltou a telefonar para comemorar o sucesso de um evento de baixíssimo custo e de forte repercussão que ajudou a Fiat a acelerar as vendas do carrinho.

Entre as ações que desenvolvi nos 15 meses de trabalho para a Fiat, tive forte participação no lançamento do Fiat Prêmio e na sua eleição como Carro do Ano. A estratégia foi a realização de um teste nacional de economia de combustível para jornalistas brasileiros, com provas eliminatórias em várias capitais e a final em São Paulo. O vencedor foi o gaúcho Valter Boor, que alcançou os melhores resultados de consumo de combustível e demonstrou grande habilidade no que chamamos de condução eficiente e econômica. (Secco Consultoria).

Acesse nossos podcasts: https://soundcloud.com/user-645576547/gincana-acelera-vendas-do-fiat-uno-logo-apos-seu-lancamento.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)