Walter Röhrl testa novo modelo Cayenne

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Postado 21 de maio de 2021 por bisponeto em

Walter Röhrl iniciou os testes desafiadores em um protótipo camuflado de um novo modelo Cayenne poderoso. O embaixador da marca Porsche e duas vezes campeão do Campeonato Mundial de Rali completou várias voltas de teste na SUV de alto desempenho no circuito Grand Prix de Hockenheimring. De acordo com sua avaliação sobre a dinâmica de direção, ele descreveu o novo Cayenne como um “grande salto em relação a tudo que já foi feito antes. Este carro redefine o significado do termo SUV”.

O tipo de desempenho que você espera em um Porsche combinado com um grau elevado de usabilidade e variabilidade no dia a dia – essas são as características que o Cayenne oferece desde o seu lançamento em 2002. Os destaques especiais da dinâmica nos primeiros anos do modelo incluem o primeiro Cayenne Turbo S com uma potência espetacular de 383 kW (521 PS) para o modelo 2006, e os modelos GTS que foram afinados visando a esportividade a partir de 2007. “Eles eram veículos off-road que podiam ser dirigidos como carros esportivos, uma verdadeira sensação naquele momento,” explica Röhrl ao revisitar a primeira geração Cayenne lançada com a designação interna ‘E1’. Com o novo modelo, que atualmente está passando por testes finais e otimização como parte do desenvolvimento da maturidade para a produção em série, a Porsche tem como objetivo reforçar a sua posição de melhor desempenho da classe mais uma vez. O foco para este derivativo foi um desempenho on-road excepcional sem negligenciar o conforto da direção e a usabilidade no dia a dia. Está baseado no atual Cayenne Turbo Coupé, mas foi projetado e desenvolvido com mais determinação para fornecer o que há de mais atual em termos de dinâmica lateral e longitudinal.

Todos os sistemas de controle e chassis afinados para obter desempenho
Em paralelo a um grupo de outros aperfeiçoamentos para todos os sistemas de controle e chassis, o sistema de estabilização ativa de rodagem Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC Sport) contribui de forma significativa para o manuseio estável do novo modelo Cayenne com uma configuração nova e completamente voltada para o desempenho. “O PDCC sempre mantém a carroceria equilibrada e o nível mesmo em curvas bastante acentuadas,” explica o piloto de teste da Porsche, Lars Kern, que acompanha o desenvolvimento do modelo de alto desempenho desde o início. Seu manuseio também é melhorado por seu eixo dianteiro amplamente remodelado: “Comparado com o Cayenne Turbo Coupé, os aros dianteiros aumentaram mais 0,5 polegada e o camber negativo aumentou 0,45 grau para proporcionar uma área de contato maior para os pneus esportivos de 22 polegadas recentemente desenvolvidos para este modelo,” detalha Kern, que recentemente convidou Walter Röhrl para os test drives em Hockenheim.

Enquanto os destaques visuais do novo Cayenne ainda estavam ocultos pela camuflagem preta, Röhrl já conseguia sentir o potencial espetacular da dinâmica de direção do novo modelo Cayenne. Acompanhado pelo som imponente do novo sistema de escape em titânio, que está equipado com saídas de escape centralizadas, o embaixador da marca dirigiu volta após volta em Hockenheimring e ficou bastante impressionado: “O carro permanece incrivelmente estável mesmo em curvas rápidas e seu comportamento convergente é extremamente preciso. Acima de tudo, você tem a sensação de estar sentado em um carro esportivo compacto e não em um grande SUV”.

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