Mercedes-Benz Museum oferece experiência digital sem sair de casa
Na terça-feira, 18 de maio, foi comemorado o Dia Internacional dos Museus e o Mercedes-Benz Museum celebra o seu 15º aniversário hoje, dia 19. Para homenagear essas duas datas especiais, a marca está promovendo a ação “Experience the Museum from home” que oferece ao público diversas formas de interação com o Museu, visto que, por conta da pandemia, atualmente o local permanece fechado.
Um destaque dessa experiência é o filme gravado por um drone que explora o Museu desde o telhado até a entrada. O vídeo de quatro minutos (mb4.me/drone-museum) contempla cenas exclusivas, filmadas com a ajuda de drones especiais altamente ágeis, incluindo um voo rápido no lendário Mercedes-Benz 300 SL Coupé.
Museu nas mídias sociais
No Instagram, guias do Mercedes-Benz Museum compartilham seu entusiasmo e fatos surpreendentes sobre as exposições permanentes e especiais. Uma experiência virtual é possibilitada pela série “Insights Exclusivos: Os Automóveis do Mercedes-Benz Museum” (mb4.me/exclusive-insights), na qual o guia do museu, Pádraic Ó Leanacháin, fornece insights, explora alguns veículos especiais, como o 500 K Special Roadster e desfruta da atmosfera de férias em frente ao Mercedes-Benz 300 TD.
Também estão disponíveis via Instagram Stories os tours pelo museu de Pádraic Ó Leanacháin (mb4.me/MuseumTour) e por Damian Dabrowski por meio da exposição especial “40 Anos do Classe G” (mb4.me/g-tour-ig).
Shmee150, um famoso YouTuber de Londres, apresenta cinco fatos pouco conhecidos sobre a Mercedes-Benz e suas marcas antecessoras em formato de realidade virtual de 180 graus em sua jornada de descoberta pelo Museu (mb4.me/Top5). Além disso, quem já se interessou pela ideia de adquirir seu próprio clássico Mercedes-Benz pode experimentar o divertido “Mercedes-Benz Classic Quiz” (mb4.me/classic-quiz) e descobrir qual veículo da marca combina mais com a sua personalidade.
Com sua mistura de materiais de arquivo histórico, fotos e vídeos emocionantes do Mercedes-Benz Museum e de eventos clássicos mundiais, o Museu digital é o canal clássico de maior sucesso de todas as fabricantes de automóveis em todo o mundo. Mais de dois milhões de pessoas seguem @mercedesbenzmuseum no Instagram, além dos seguidores de outras plataformas: @mercedesbenzmuseum no Facebook e @MB_Museum no Twitter.
Um tour virtual pelo Museu
Graças às tecnologias digitais, o museu pode ser explorado à distância e a qualquer momento por meio do site, pelos passeios interativos no Instagram ou por um voo de drone no YouTube. A variedade de formatos e de conteúdos está aumentando constantemente à medida que o museu continua expandindo suas experiências digitais.
Os visitantes podem acessar o Mercedes-Benz Museum online pelo site antes ou depois da sua visita. O tour virtual guia os visitantes pela exposição, que cobre 16.500 metros quadrados e oferece informações sobre todas as exposições, bem como imagens em 360 graus de todas as salas com seus veículos (https://www.mercedes-benz.com/en/classic/museum/exhibition/). Exposições especiais do passado também podem ser vivenciadas com um tour 3D, como “40 anos do Mercedes-Benz Classe G” (mb4.me/3D-Gclass) e “125 anos de VfB Stuttgart” (mb4.me/3D-VFB).
Cada visita ao Museu é uma experiência individual e uma websérie focada nesta perspectiva fornece visitas guiadas com várias celebridades (www.mercedes-benz.com/en/classic/museum/at-the-museum-with/). Uma delas é Jutta Benz que, como bisneta de Carl Benz, o inventor do automóvel, e sua esposa, Bertha Benz, possui uma relação especial com o Museu. Ou Bernd Mayländer, que dirige o safety car de Fórmula 1 por 20 anos. Além disso, a Dra. Ulrike Groos, diretora do Kunstmuseum Stuttgart, dá sua avaliação, Gorden Wagener, Diretor de Design da Daimler AG, nomeia seus veículos favoritos durante o passeio e Benedikt Weiler, curador do Mercedes-Benz Museum, fornece curiosidades por trás das cenas.