Mobilize, desenhe uma experiência para mim

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Postado 5 de abril de 2021 por bisponeto em

“Foi a primeira vez em que nos pediram para imaginar uma solução de mobilidade que respondesse perfeitamente às novas necessidades dos usuários, das cidades e operadores. Foi um verdadeiro desafio!”

Um desafio que Patrick Lecharpy enfrentou com mais entusiasmo desde que a área de Design da Mobilize comandada por ele foi especialmente criada para “pensar de forma global” e considerar o ecossistema da mobilidade como um todo.

A base para esta estratégia é levar em conta as necessidades de todos os stakeholders. Os operadores e municípios têm várias necessidades, desde o estacionamento, os congestionamentos, a multimodalidade, a redução do impacto ambiental, a eficiência energética e a economia circular.

Já os usuários, tanto dos centros das cidades como das regiões metropolitanas, buscam soluções de mobilidade adaptadas às suas necessidades profissionais e pessoais… sem serem obrigados a investir em um veículo.

Seja como for, uma experiência de mobilidade precisa ser concebida a partir de um aplicativo para smartphones. É por meio dela que os usuários dão início à sua experiência, ela é seu primeiro ponto de contato com o serviço. Nesta estratégia, é também ela que deve permitir que o usuário identifique o veículo à distância, destrave as portas ou ainda faça uma visita virtual na cabine.

Para uma demanda inédita, uma resposta inédita
“Após termos reunido todos estes elementos, nossa missão era bastante clara”, confessa Patrick Lecharpy, sorrindo. “Era preciso criar um veículo que oferecesse um serviço para satisfazer todas as necessidades de todos os clientes, para todos os usuários possíveis. E, lógico, que ele fosse bonito também!”

Por isso, era preciso inventar uma nova estratégia criativa!

A equipe de Design da Mobilize conta com um grande diferencial para isso. Ela é estruturada como uma startup, formada por criativos que também são usuários das cidades no dia a dia, alinhados com as expectativas dos futuros clientes e capazes de expressá-las por meio de experiências e design.

Apesar de as autoridades públicas e os operadores terem proporcionado muitos insights, Patrick Lecharpy quis ir ainda mais longe e captar as novas tendências culturais e emocionais contemporâneas“A melhor estratégia foi enviar minha equipe diretamente à fonte, para obter as informações mais precisas em campo”.

Toda a equipe se mobilizou. Alguns testaram as opções existentes, enquanto outros experimentaram todos os meios de transporte compartilhados disponíveis, durante alguns meses. Depois disso, cada um comunicou suas impressões e os usos observados ao Eduardo, o designer que fez o sketch dos primeiros storyboards. Pouco a pouco, o EZ-1 Prototype ganhava forma.

Uma nova experiência de mobilidade compartilhada
“Esta nova estratégia permitiu que nos baseássemos em todas estas experiências e, para nossa grande surpresa, avançar muito mais rápido para um modo bastante reativo e interativo”, recorda Patrick Lecharpy.

Para a equipe de Design, foi a primeira vez que tantas experiências foram exploradas em conjunto em torno de um único projeto. E todas se mostraram indispensáveis para conceber a experiência mais acertada em torno de um veículo conectado, elétrico, reciclado, reciclável e dedicado ao carsharing. Mais que um simples meio de transporte, o EZ-1 Prototype será uma nova experiência em mobilidade compartilhada.

“Queremos oferecer ao maior número de pessoas a possibilidade de ter acesso a um meio de transporte fácil de usar, divertido e até mesmo lúdico, sem a necessidade de adquirir o objeto”, informa Patrick Lecharpy. “Em termos de mobilidade, estamos realmente a ponto de escrever ‘a próxima história”.

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