Novo Tracker Premier 1.0 turbo supera expectativas
A avaliação do Automanianet desta semana é a do novo Tracker Premier 1.0 Turbo 2021, que superou as nossas expectativas com o desempenho e economia. O SUV médio da Chevrolet foi completamente remodelado no design interno e externo, ganhou mais segurança e conforto, com boa conectividade e desempenho compatível com o segmento.
O novo Tracker é oferecido em duas opções de motorização turbo (1.0T e 1.2T), duas opções de transmissão de seis marchas (manual e automática) e quatro opções de acabamento (versão de entrada, LT, LTZ e Premier). A versão avaliada foi a Premier 1.0 Turbo AT (16,8 kgfm e 116 cv), o que facilitou as ultrapassagens e retomadas de velocidade. Ele é vendido em Curitiba por R$ 118.580. O seu consumo foi de 13,5 km/l (estrada) e 9,5 (cidade), aferidos no reabastecimento.
Ele também impressiona pelo aspecto tecnológico, destacado pelos inéditos faróis Full LED. Seus projetores para luz baixa e alta têm poder de iluminação de duas a três vezes maior que sistemas tradicionais, proporcionando maior segurança. Os faróis trazem ainda luzes de condução diurna (DRL) e um inovador sistema de luz auxiliar lateral que amplia em 11% a área iluminada em manobras e curvas. A luz de sinalização dianteira também é de LED, fica no para-choque e se diferencia pelo formato verticalizado. O novo Tracker é equipado com rodas de liga leve de 17 polegadas, de superfície usinada, tendo fundo cinza metálico e aros “flutuantes” cromados, para combinar com outros acabamentos em mesmo tom.
Todos os ocupantes do novo Tracker podem viajar com muito conforto, sendo igualmente beneficiados pelo aumento das dimensões, principalmente para a área das pernas (+74 mm), ombros (+46 mm) e cabeça (+19 mm). Outra grande evolução do novo SUV da Chevrolet está no compartimento de bagagem 30% maior. Ele se aproxima agora dos 400 litros de capacidade. Um recurso interessante é que a base agora pode ser ajustada em dois níveis de altura. No mais baixo, o usuário amplia a área de transporte em 36 litros. Já com a bandeja no nível mais alto, cria-se uma espécie de superfície plana quando o encosto dos bancos é rebatido, o que facilita a acomodação de objetos compridos ou pesados.
O modelo conta agora com seis airbags, cintos de segurança dianteiros com sistema de pré-tensionadores, controle eletrônico de estabilidade e assistente em partida em rampa de série em toda as versões, assim como recursos altamente tecnológicos que otimizam a performance do veículo.
O sistema de freios do Novo Tracker é um dos mais eficientes da categoria e conta com diversos recursos: Assistente de frenagem; Atuação do sistema de freio em curvas; Ajuda a manter a trajetória em frenagens em linha reta; Sistema de alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma em caso de emergência.
O pacote de segurança do Novo Tracker ainda oferece alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais com indicação gráfica no computador de bordo e câmera de ré com linhas guias que projetam a movimentação do veículo conforma o ângulo de esterçamento do volante.
Outra tecnologia exclusiva do Novo Tracker no segmento é o serviço de telemática avançada OnStar. Ele foca em dois pilares: segurança e proteção. Proteção, pois, caso o carro seja roubado, o sistema é capaz de localizar o veículo e até forçar a sua parada para auxiliar na recuperação por parte da polícia. Em relação a segurança, um dos serviços é o de resposta automática em caso de acidente. Numa batida com deflagração dos airbags, o carro irá enviar um sinal à central de atendimento para que faça contato com os ocupantes via um canal telefônico exclusivo e, se necessário, providencie socorro adequado.
O Novo Tracker chega com um importante diferencial competitivo: é o primeiro SUV do mercado a alcançar o quarto nível de conectividade, o mais alto disponível até então. Lembrando que este é o quesito tecnológico que mais encanta o consumidor moderno.
A Chevrolet, aliás, liderou os três primeiros estágios evolutivos da conectividade, iniciado com o Bluetooth, depois com os multimídias compatíveis com Android Auto e Apple Car Play e mais recentemente com o sistema de telemática avançada OnStar, que permite, por exemplo, comandar funções do veículo através de aplicativo para smartphone.
O Wi-Fi da Chevrolet é uma parceria exclusiva com a Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir futuramente planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB/mês.
Em resumo: O novo Tracker está mais moderno, conectado, confortável, espaçoso e econômico, sendo um dos mais completos do seu segmento. O motor 1.0 turbo deu um toque de esportividade ao SUV, acelerando prontamente à solicitação do motorista, favorecendo acelerações e retomadas de velocidade. Continua sendo um dos campeões de vendas da General Motors do Brasil, vendendo facilmente todos que chegam às concessionárias do Paraná, causando fila de espera inclusive nas vendas especiais.