Arrizo 5e integra projeto sobre Mobilidade e Vida Sustentável
Toda a tecnologia do Caoa Chery Arrizo 5e, primeiro sedan com motorização 100% elétrica a ser oferecido no Brasil, passa a integrar o Projeto HabITAS, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos. O veículo ficará alocado na Casa Niemeyer, projetada na década de 1950 pelo arquiteto mais reconhecido do país, e localizada no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Reformada e reestruturada para ser uma residência inteligente, a Casa Niemeyer, será monitorada por três anos a fim de compilar informações detalhadas sobre a viabilidade e acessibilidade de uma residência sustentável e o Arrizo 5e ajudará nesta missão.
A utilização do modelo da Caoa Chery neste período de experimento permitirá ao Projeto colher informações relevantes para a sociedade sobre o impacto da utilização de um veículo elétrico no dia a dia de uma residência, reforçando o compromisso da marca com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. A Casa Niemeyer conta com um ponto de carregamento na garagem o que tornará possível medir, por exemplo, qual o consumo de energia elétrica para o carregamento do carro, o quanto uma casa sustentável é auto suficiente para o carregamento desse tipo de veículo, dentre outras informações.
Além do estudo voltado para a mobilidade, a Casa Niemeyer também vai obter informações sobre os hábitos de consumo residenciais com o monitoramento do uso de água e energia elétrica. Os dados captados serão utilizados para a criação de algoritmos que trarão indicações como o horário em que o uso dos equipamentos otimiza a geração e o consumo de energia elétrica.
De acordo com Henrique Sampaio, gerente de marketing da Caoa Chery, a participação no projeto tem como objetivo ampliar a cultura do carro elétrico no Brasil. “Acreditamos que os veículos elétricos terão um papel importante na transição para o uso de fontes de energia limpa em um modelo de mobilidade mais inteligente e eficiente. Iniciativas como essa são fundamentais para que novas matrizes energéticas sejam disseminadas”, afirma. “A Caoa Chery, como uma das marcas que mais cresce no mercado automotivo brasileiro, tem o compromisso de entregar ao consumidor nacional o que há de mais avançado em termos de tecnologia. O lançamento do Arrizo 5e foi um marco em nossa história e agora, passa a colaborar com toda a sociedade pelo Projeto HabITAS”, afirma.
Para o professor Wilson Cabral, coordenador do Projeto HabITAS, o estudo de aspectos da mobilidade elétrica, possível a partir do uso do sedan Arrizo 5e como único veículo a servir a residência, permitirá analisar o alcance e escopo dos veículos elétricos no cotidiano, além de gerar informações sobre economia e redução de emissão de gases de efeito estufa, elementos importantes para a sustentabilidade. Os dados e informações gerados serão objeto de estudo e pesquisa de graduação e pós-graduação no ITA, com ampla divulgação para a sociedade.
Arrizo 5e
Primeiro sedan com motorização 100% elétrica oferecido no País, o Caoa Chery Arrizo 5e é o único carro produzido em série no Brasil a dispor de uma versão elétrica. Importado da China, o veículo tem baterias de íons de lítio com capacidade de carga de 53,5 kWh, uma das mais altas para modelos elétricos já disponíveis no mercado brasileiro. Com isso sua autonomia chega a 322 quilômetros (conforme norma INMETRO – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), auxiliada ainda por um sistema de regeneração de energia (ERE – Energy Recovery) que atua com sete diferentes níveis, sendo quatro padrões e três adicionais.
O tempo estimado de carregamento das baterias é de até uma hora em sistema de carga rápida (eletropostos), de até oito horas em sistema Wall Box e de até vinte horas com cabo emergencial em tomada de três pinos.
A potência do Arrizo 5e é de 90 kW, equivalente a 122 cv. O torque é de 276 Nm, ou 28,1 kgfm. Como comparação a versão do Arrizo 5 com motor a combustão, 1,5 l turbo Flex, tem 150 cv e 190 Nm / 19,4 kgfm, respectivamente. A velocidade máxima do Arrizo 5e é de 152 km/h.