Poliamida Ultramid tem estabilidade térmica para altas temperaturas

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Postado 26 de fevereiro de 2021 por bisponeto em

Os automóveis sempre estiveram sujeitos a mudanças contínuas, enfrentando constantemente novos desafios. Os requisitos legais relativos à emissão de poluentes, redução do tamanho dos motores de combustão interna, motores alternativos, como elétricos, híbridos ou células de combustível, aceleraram o desenvolvimento de inovações. Para atender a demanda por resistência a altas temperaturas, a BASF está expandindo seu portfólio de poliamidas (PA 6) com o desenvolvimento do Ultramid® B3PG6 BK23238. Resistência ao calor, boas propriedades de uso a longo prazo e resistência à soldagem são os pré-requisitos básicos para componentes em motores, inclusive para desenvolvimentos futuros. Seja no motor de combustão interna, bem como no veículo híbrido ou elétrico, materiais confiáveis e tecnicamente isentos de falhas são indispensáveis em um ambiente de alta demanda.

Plásticos reforçados com fibra de vidro, em especial o Ultramid®, contribuem significativamente para um desenvolvimento ainda maior e atendem novos limites de condições técnicas. Os plásticos de engenharia não devem apenas suportar altas temperaturas por um longo período de tempo, mas também prevenir a corrosão galvânica de componentes elétricos.

Nova estabilização protege contra a corrosão galvânica

A estabilização-P da nova linha oferece uma resistência única ao calor de até 190°C e evita a corrosão galvânica em componentes elétricos devido à sua estabilização sem halogênio e metal (teor de halogênio: <50ppm). A poliamida, reforçada com 30% de fibras de vidro, também impressiona pelo excelente desempenho de envelhecimento térmico, bem como pelas propriedades de vibração e soldagem a gás quente.

Uso versátil graças à inovadora estabilização-P

“Alguns clientes procuravam um material padrão PA6 que atendesse aos requerimentos de temperatura de até 190°C. Além disso, a estabilização do calor sem metal é solicitada com frequência a fim de proteger componentes eletrônicos sensíveis nas várias tecnologias de motores contra corrosão galvânica e assim evitar possíveis falhas”, explica Andreas Stockheim, gerente de Marketing do segmento de Powertrain and Chassis da divisão de Materiais de Performance da BASF. “O material desenvolvido com a inovadora estabilização-P não só pode ser usado em ambientes convencionais, mas também é adequado para aplicações eletrônicas, como em veículos elétricos”.

Durante o desenvolvimento do novo material e a partir de um enfoque especial aos componentes do intercooler, foi analisada a versatilidade do Ultramid® reforçado com fibra de vidro. Pela primeira vez, os requerimentos de alta temperatura foram atendidos pela nova estabilização de calor. As melhores condições para uso em motores elétricos. Com o Ultramid® B3PG6 BK23238, a BASF está adicionando outro tipo de produto ao seu diversificado versátil de poliamidas reforçadas com fibra de vidro e resistentes ao calor.

“Onde quer que seja necessário altas temperaturas e propriedades versáteis do material, o novo Ultramid® pode ser usado. O material chama atenção por suas propriedades de envelhecimento significativamente melhores do que os sistemas PA6 GF30 existentes, que estão disponíveis hoje no mercado. Devido às possibilidades de aplicação variadas e intersetoriais, podemos fornecer grandes volumes de produção em condições economicamente vantajosas”, acrescenta Andreas Stockheim.

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