Soluções híbridas FPT: eletricidade aliada à expertise em gás natural

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Postado 30 de janeiro de 2021 por bisponeto em

O amanhã impõe novos desafios à mobilidade. Protagonista de soluções Multi-Power, a FPT Industrial está comprometida em prover as tecnologias para o powertrain do futuro. Com mais de 150 anos de inovação, a marca da CNH Industrial desenvolve motores híbridos aliando a expertise em gás natural aos elétricos, para cada tipo de missão – seja no segmento on-road, off-road, marítimo ou de geração de energia.

A energia do futuro, associada ao uso de diferentes combustíveis, apresenta como benefícios menor consumo, maior eficiência operacional e considerável redução de emissões.

A busca da FPT por um futuro mais verde é sintetizada no motor conceito Cursor X, vencedor do renomado prêmio de excelência em design Good Design Award de 2020. Exibido no Brasil durante a última Fenatran, o Cursor X é o símbolo de como a marca enxerga inovação. Ele mescla quatro características principais que moldam a arquitetura, a lógica e o modo de operação do motor do amanhã: é multipotência, modular, multiaplicação e conectado.

“O Cursor X é capaz de usar qualquer fonte de energia disponível e, acima de tudo, ser sustentável, atingindo potência máxima com uma bateria elétrica. Ao mesmo tempo pode ser um powertrain híbrido de plug-in a gás natural. Sua célula de combustível de hidrogênio proporciona até 800 km de autonomia para veículos pesados de longas distâncias”, define Egle Panzella, gerente da divisão de Equidade, Sustentabilidade e Patrimônio da FPT Industrial.

O FUTURO HOJE

Outras soluções da FPT consideram a eletrificação como protagonista na propulsão veicular: o E-Axle e a Transfer Box. Compacto e flexível, o E-Axle transfere potência e torque para as rodas por meio de um conversor, resultando em um conceito facilmente adaptado a vários layouts. Com potência de até 285 kW, é aplicável em eixos de tração dianteira, traseira ou nas quatro rodas e diferentes sistemas de suspensão, não impactando os principais componentes do veículo.

A Transfer Box agrega uma unidade de potência elétrica ao motor original, possibilitando o gerenciamento de modos elétrico, híbrido ou a combustão. Pode ser instalada em modelos de veículos já existentes, com baixo impacto e torque de até 8.000 Nm, sendo a solução ideal para diferentes requisitos, como aplicações de curta, longa distância e equipamentos de construção de uso misto.

Há também a possibilidade de fornecer suporte à motores já existentes. Nesta solução, o motor convencional é combinado a dois componentes extras principais: o E-Flywheel e o E-Turbocharger, recuperando energia para ser reutilizada. Em comparação a um motor diesel convencional, a solução híbrida paralela da FPT Industrial é capaz de reduzir o consumo de combustível em até 8%, aumentar o torque em baixa velocidade, otimizar a estratégia do motor, além de fornecer energia auxiliar para equipamentos e implementos.

HÍBRIDOS A GÁS NATURAL

A hibridização é uma realidade em motores como o FPT F1C NG e o F28 NG, desenvolvidos para o uso de gás natural comprimido, gás natural liquefeito e biometano ou eletricidade.

Combinado ao sistema elétrico E-Drive, o motor F1C NG oferece a solução perfeita para ônibus urbanos de até 12 metros. Próprio para grandes centros, este híbrido apresenta uma gestão inteligente de energia e vários benefícios ao nível de redução de emissões, envolvendo consumo de combustível, ruído e CO2. Operando em modo 100% elétrico, o motor de 3,0 litros e 136 cv de potência é capaz de reduzir as emissões de CO2 em até 30%.

Dentro da sua estratégia Multi-Power, a FPT apresentou uma versão do motor F28 movida a gás natural, mantendo a potência e o desempenho da versão a diesel. Compacta, esta motorização é perfeita para pequenos tratores: com 2,8 litros, entrega desempenho equivalente a um motor maior, de 3,4 litros. Abastecido com biometano, o FPT F28 NG também reduz as emissões de CO2 a quase zero. A produção de biometano contribui para a economia circular, não apenas reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, como restaurando a matéria orgânica no solo e auxiliando pequenos agricultores a reduzir os custos de produção.

“Seguimos à frente no desenvolvimento de soluções em powertrain associando combustíveis alternativos a tecnologias hibridas e elétricas. Nossas pequisas tem como destino final a máxima eficiência aliada aos menores custos operacionais”, afirma Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América do Sul.

GOOD DESIGN AWARD

Criado em Chicago, EUA, em 1950 e coordenado pelo Museu de Arquitetura e Design Chicago Athenaeum e pelo Centro Europeu de Arquitetura, Arte, Design e Estudos Urbanos, o Good Design permanece sendo a premiação mais antiga e reconhecida pela excelência em design ao redor do mundo.

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