COLUNA RETA OPOSTA – Por Bispo Neto:
Temporada da Copa Truck eletrizante, prevê Fábio Fogaça
A temporada de 2021 da Copa Truck será eletrizante. É o que prevê Fábio Fogaça, que corre pela equipe FF Motorsport/Quartzolit/Brasilit/Kraucher/Kester Pay. A sequência de provas previstas pelo calendário e duas etapas (abertura e encerramento) em Curitiba agradam ao piloto de Sorocaba (SP).
Fábio Fogaça destaca que as pistas de Curitiba, Goiânia e Interlagos historicamente são que lhe proporcionam os melhores resultados. Potenza (MG) será novidade para todos os competidores e espera tirar proveito da novidade, ao passo que Cascavel e Tarumã são pistas muito desafiadoras, nas quais o equipamento fala mais alto. “A expectativa é muito boa. As características da pista de Curitiba são favoráveis ao nosso Protótipo. Estamos nos preparando e almejamos tirar proveito de cada uma das pistas. Estamos torcendo para que até abril, a pandemia do coronavírus tenha melhorado é que o público possa voltar aos autódromos”, acentua Fábio Fogaça.
Calendário da Copa Truck 2021: 11 de abril – Curitiba (PR); 23 de maio – Goiânia (GO); 27 de junho – Interlagos (SP); 18 de julho – Cascavel (PR); 15 de agosto – Tarumã (RS); 3 de outubro – Potenza (MG)/Alternativa; e 5 de dezembro – Curitiba (PR). (Foto: Vanderley Soares).
Com grid histórico, Gold Classic abre temporada 2021
Coube à Gold Classic, em sua quarta temporada de existência, dar início às disputas do automobilismo brasileiro em 2021. A maior categoria de carros clássicos e antigos do país teve no último sábado (23) as duas corridas de sua primeira etapa no autódromo paulista de Interlagos. O grid composto por 64 carros foi o mais numeroso da história da categoria. A etapa apresentou um domínio em família: Deninho Casarini, piloto de um Aldee-VW, venceu a primeira corrida, enquanto seu pai, Denísio Casarini, faturou a vitória na segunda com o Willys Interlagos. Eles lideraram todos os treinos do fim de semana.
A programação em Interlagos mesclou várias condições climáticas, fator valorizado pelas corridas: uma aconteceu com pista seca, a outra sobre o asfalto molhado pela chuva. As corridas com grid recorde foram transmitidas ao vivo por canais de YouTube como “Acelerados”, “Box 77” e “High Speed TV”, além do canal por assinatura BandSports – que reapresentou as duas baterias em videotape em sua programação de domingo (24). A etapa emoldurou, ainda, os ritos de lançamento da Revista Grid, lançada em sua primeira edição em edição impressa e em formato digital disponibilizado no Amazon. (Foto: Rafael Catelan).
João Pedro Bortoluzzi é bicampeão do Catarinense de Kart
O 44º Campeonato Catarinense de Kart, encerrado no último sábado (23), em Concórdia, região oeste do estado, promoveu o piloto chapecoense João Pedro Bortoluzzi a bicampeão estadual de Kart. O primeiro título foi conquistado em 2018 pela categoria Júnior, e desta vez, o mérito veio com a classe Graduado.
A competição abriu o calendário do kartismo no Sul do país e os pilotos enfrentaram duas disputas classificatórias embaixo de muita chuva e, a final, em pista seca. “Infelizmente, tivemos poucos pilotos nesta edição do campeonato, mas com boas disputas. Saí da quinta colocação na corrida final e logo depois da largada assumi a ponta do pelotão e mantive o ritmo até cruzar a linha de chegada. Agradeço muito a equipe Jota Motosport, que me entregou um kart bem ajustado, agradeço o apoio dos meus pais, amigos, e principalmente, a Deus, por guiar o meu caminho”, declarou João Pedro Bortoluzzi. O próximo compromisso do piloto será no dia 20 de fevereiro, na primeira etapa da Copa São Paulo Light de Kart, em Interlagos-SP. (Foto: Eni Alves).
Marcelo Silvério único brasileiro no Mundial de Flat Track
Ao longo de sua história no motocross, Marcelo Silvério intercalou períodos dentro e fora das pistas. Se afastou pela primeira vez em 1988, quando a Honda e Yamaha se retiraram das competições. “Eu treinava com o Eduardo Saçaki, já estava andando entre os dez melhores do Brasil, quando veio a notícia. Fiquei fora até 1990 e voltei a competir no Campeonato Paranaense. Mas um acidente na penúltima etapa me tirou do motocross por dez anos.
Mesmo fora das competições, não ficou longe da motocicleta. Em 1991, depois de ir para o Daytona Bike Week, nos EUA, comprou uma Harley-Davidson que um amigo descobriu abandonada em um galinheiro. “Foi legal participar de outro segmento do motociclismo e que faço parte até hoje. Mas o que me move são as competições”. De piloto, tornou-se dono de equipe, sonho que sempre teve – exercer o motociclismo profissionalmente. Em uma conversa com Clovis Castello surgiu a vontade de montar um time: “No primeiro ano eu continuei pilotando e conquistei boas colocações no Brasileiro, mas era cada vez mais difícil conciliar as duas funções”. Então, Marcelo Silvério optou pelo time. (Foto: Motobatt/Divulgação).
Raceland muda datas da Copa Super Paraná e Sul-Brasileiro
Com o adiamento da Copa Brasil de Kart de fevereiro para julho, mudança recentemente anunciada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) por conta da pandemia de Covid-19, alguns calendários regionais – e até mesmo um evento nacional – precisaram se readequar para que não aconteçam conflitos de datas.
É o caso da Copa Super Paraná, que mais uma vez será disputada no Kartódromo Raceland Internacional, em Pinhais, na Grande Curitiba (PR). Como a Copa Brasil foi remarcada para julho, o calendário do primeiro semestre da Copa Super Paraná sofreu modificações em suas duas etapas marcadas para este período. Desta forma, a Copa Super Paraná começará no dia 6 de março, ao invés de 20 de março. E a segunda rodada, antes marcada para 17 de abril, será disputada em 3 de abril, valendo igualmente como Open do Sul-Brasileiro. A mudança também se aplicou ao 24º Campeonato Sul-Brasileiro, marcado inicialmente para 1º de maio, também no Raceland, e que agora foi antecipado em uma semana, para o dia 24 de abril. (Foto: Gilmar Rose).
Guki Toniolo faz boa estreia na Júnior Menor
A estreia de Guki Toniolo (DVA/Bento Turismo) na Júnior Menor foi marcada por boas disputas e muita chuva durante o Catarinense de Kart, realizado no Kartódromo de Concórdia, de 21 a 25 de janeiro. Único estreante na categoria nesta competição, o piloto de Bento Gonçalves conduziu bem o kart numeral 22 nas duas corridas classificatórias embaixo de chuva, e na final, em pista seca. Guki Toniolo largou do 4º lugar e manteve a posição nas duas provas que definiram o grid de largada para a corrida decisiva. Em disputas acirradas na final, o piloto revezou entre o segundo e o quinto posto e cruzou a linha de chegada em quarto lugar depois de 18 voltas de muita emoção e adrenalina.
“Foram dias de muito aprendizado. Estrear na chuva com equipamento novo, em um traçado que eu nunca tinha corrido, e disputar com pilotos mais experientes, foi demais. Eu estou muito satisfeito com a minha equipe e com o meu desempenho nesta primeira corrida do ano. Não vejo a hora da próxima disputa. Agradeço ao preparador Sadan, a minha equipe, aos meus pais, aos patrocinadores e a todos que torceram por mim. 2021 começou bem e vai melhorar”, comentou Guki Toniolo. (Foto: Eni Alves).
Muggiati inicia preparação para abertura da Stock Light
Com o calendário definido, a hora de iniciar a preparação para a abertura da temporada de 2021 da Stock Light, marcada para o dia 28 de março, no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. O paranaense José Luiz Muggiati Neto, da equipe W2 Racing/Philco/Pride Construtora, iniciou sua preparação com exercícios físicos na academia treinos no simulador.
Muggiati destaca que mesmo com as festas de fim de ano não descuidou da preparação física e treinou praticamente todos os dias no simulador. A abertura da temporada será no Velopark, único circuito do calendário deste ano que não conhece. Mas a equipe W2 Racing tem bom retrospecto no circuito, onde já venceu corridas. Assim irá concentrar os treinos no simulador, utilizando o circuito gaúcho. “A partir de agora é concentrar tentar familizar-se ao circuito do Velopark pelo simulador. Dentro de alguns dias vou à sede da equipe no Rio de Janeiro para fazer os ajustes do banco e ter um contato mais direto com as pessoas com quem vou trabalhar ao longo da temporada”, acentua Muggiati.
O calendário da Stock Light para a temporada deste ano agradou Muggiati, que irá competir pela primeira vez em casa pela Stock Light. “Será minha primeira prova em casa, mas já treinei muito no ano passado. Assim a pista curitibana não será novidade. Irá fechar a primeira metade do campeonato e estarei preparado para realizar uma excelente corrida, de preferência que a pandemia do coronavírus já permita a presença do público para que meus conterrâneos possam lotar as arquibancadas”, completa Muggiati. (Foto: Vanderley Soares).