COLUNA RETA OPOSTA – Por Bispo Neto:
Paraná faz 3 campeões na 1ª fase do Brasileiro de Kart
A primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart terminou no último sábado, no Kartódromo Speed Park, em Birigui, interior de São Paulo, com três paranaenses campeões. Rafael da Silva Mansur conquistou o título da categoria Sênior B; Murilo Fiore Barcellos sagrou-se campeão da F-4 Graduados; e Cadu Bonini levou o título da categoria Júnior. No ano passado, Cadu foi campeão da categoria Júnior Menor, quando o campeonato foi disputado em Cascavel, no Paraná.
O Paraná ainda teve outros quatro pódios. Guilherme Moleiro é vice-campeão da categoria Cadete; Alfredinho Ibiapina foi terceiro colocado na categoria Júnior Menor; Samuel Cruz conquistou o quarto lugar na categoria Júnior; e Murilo Fiore Barcellos (foto), além do título da F-4 Graduados, se classificou em quarto na categoria Codasur. (Foto: Genésio da Silva).
João Bortoluzzi sofreu com a lesão na costela no Brasileiro
Com 26 pilotos participando da categoria Internacional OK, na primeira fase do 55º Campeonato Brasileiro de Kart, encerrado no sábado (12/12), o 12º lugar para João Pedro Bortoluzzi foi comemorado. O piloto de Chapecó, que sofreu uma lesão na costela em outubro, chegou no kartódromo Speed Park, em Birigui-SP, sem conhecer o traçado, em nova equipe e com fortes concorrentes com vários títulos brasileiros. Os treinos livres serviram para conhecer a pista. Uma troca de motor após a tomada de tempos colocou João Pedro Bortoluzzi no último lugar da fila das baterias classificatórias, e o resultado destas, alinhou o piloto no 14º posto do grid da corrida final. Com boa largada o piloto chegou na nona posição, mas a falta de ritmo devido a lesão na costela, associado a um problema de freio impediram Bortoluzzi de brigar por melhor resultado.
“Considerando as desvantagens que cheguei para a disputa do Campeonato Brasileiro eu acho que a minha participação foi muito positiva. Eu vim consciente de que não estava preparado fisicamente para este desafio e superei a minha expectativa, e ainda tivemos um problema no freio! Estou bem feliz e motivado. Agradeço a equipe Jota Motorsport, que me acolheu muito bem, aos meus pais, irmã e amigos pelo apoio de sempre e torcida. Vamos aguardar a temporada 2021 e quem sabe, com boas novas”, comentou João Pedro Bortoluzzi. (Foto: Eni Alves).
Artur Hoff é Top 5 no Brasileiro de Kart
O brasiliense Artur Hoff participou na última semana, da primeira fase da 55ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, no kartódromo Speed Park, em Birigui, interior paulista. Com 28 pilotos na categoria Júnior Menor, estreando novo chassi e em nova equipe, o piloto chegou na disputa Final entre os 10 primeiros colocados e terminou no pódio. Os treinos livres de terça e quarta-feira serviram de adaptação ao novo equipamento da Bravar e a equipe D. Racing. Na tomada, Artur Hoff alcançou o 8º melhor tempo, posição em que largou nas três baterias classificatórias. O resultado destas três colocou o piloto no 9º lugar do grid da prova final. Hoff fez boa largada, e em pista molhada, foi conquistando posições até receber a bandeira quadriculada em 5º lugar.
“A categoria tem muitos pilotos competitivos e arrojados. Este resultado veio como um presente de Natal para mim e me deixa ainda mais motivado para a próxima temporada. Agradeço muito ao Daniel Ramalho e toda a equipe D. Racing, que acertou muito bem o meu kart, ao Miguel Oliveira e Artur Santos, minha equipe em Brasília, ao Lucas Okada, meu coach, ao Wando Ramalho pelo motor e pelo carburador excelentes, ao Grupo Sollo, meu patrocinador que me permite cumprir estes desafios e aos meus pais, Renato e Cristiane por acreditarem no meu potencial. Dedico esta conquista a cada um de vocês”, declarou Artur Hoff, piloto com 11 anos de idade. (Foto: Eni Alves).
Guki Toniolo se despede da Cadete no Top 7 do Brasileiro
Encerrada no último sábado (12/12), no kartódromo Speed Park, em Birigui-SP, a primeira fase do 55º Campeonato Brasileiro de Kart encerra também o período de Guki Toniolo (DVA/Bento Turismo/Higiton) na categoria Cadete. A despedida do piloto na classe mais competitiva da modalidade foi marcada por uma prova final de recuperação, que resultou no Top 7 de 34 participantes de todo o país. No treino de classificação Guki Toniolo alcançou o 12º tempo. As três provas classificatórias tiveram disputas acirradas, alguns toques e escapes do traçado, que resultaram na 14ª posição no grid da corrida final. Uma largada complicada e alguns “enroscos” fizeram o kart numeral 22 cair para a 22ª colocação na primeira volta. Determinado, Guki Toniolo foi recuperando posições e cruzou a linha de chegada no 7º lugar.
“Mesmo com os incidentes no início da corrida, que me fizeram correr atrás do prejuízo, estou feliz com o meu desempenho. A Cadete tem muitos pilotos bons, e saber que eu estou entre os sete melhores do Brasil me deixa ainda mais contente.. Agradeço muito a minha equipe, aos meus patrocinadores (DVA/Bento Turismo/Higiton) e, principalmente, aos meus pais que sempre me apoiam. A experiência foi muito boa e agora estou preparado para a estreia na Júnior Menor em 2021”, comentou Guki Toniolo. (Foto: Eni Alves).
Alfredinho Ibiapina foi terceiro no Brasileiro de Kart
A última semana foi de disputas intensas no 55º Campeonato Brasileiro de Kart, que encerrou a 1ª fase no sábado (12/12), no kartódromo Speed Park, em Birigui-SP. Com 28 concorrentes de todo o país, o piloto Alfredinho Ibiapina (Orcali) conquistou o 3º lugar no pódio da Júnior Menor e está ainda mais motivado para enfrentar a 2ª fase da competição, nesta semana. Alfredinho Ibiapina esteve entre os primeiros colocados durante todos os treinos livres, e a pole position escapou na última volta da tomada de tempo por apenas 34 milésimos de segundos. A soma das três baterias classificatórias (4º, 3º e 5º lugar) alinhou o piloto no 3º lugar do grid da corrida decisiva. Com boa largada e uma pilotagem constante, Ibiapina manteve a posição até receber a bandeirada final.
“Estou muito feliz por estar entre os três melhores do Brasil no meu ano de estreia na categoria Júnior Menor. A equipe A8 Racing me entregou um kart perfeito, tive a orientação do meu coach Murilo Fiore, do telemetrista Jaison Teixeira, e todo o apoio dos meus pais. Formamos um time legal e estamos confiantes na disputa da 2ª fase pela categoria Codasur Júnior. Agradeço a Orcali, pelo patrocínio, e a todos que torceram por mim. Ainda teremos fortes emoções nesta semana”, afirmou Alfredinho Ibiapina. (Foto: Eni Alves).
Giovana Marinoski aprendeu muito no seu 1º Brasileiro
Nem mesmo o dedo indicador da mão direita quebrado tira a alegria de ter disputado seu primeiro Campeonato Brasileiro de Kart da paranaense Giovana Krupp Marinoski, da equipe Clínica Pneumoair/Explorer Informática/Ananias Imóveis. Ela bateu na sexta-feira e mesmo sentindo dores no dedo, continuou competindo. Ao retornar a São José dos Pinhais, no Paraná, fez exames, quando foi confirmado que o dedo está quebrado. Giovana conquistou a 24ª colocação entre os 34 participantes da categoria Cadete. A primeira fase da competição terminou sábado, no Kartódromo Speed Park, em Birigui, interior de São Paulo. A trajetória da kartista paranaense foi 32º no grid de largada, 28ª na primeira prova classificatória, 29ª na segunda e 24ª na terceira.
Na Final, largou em 30ª, depois de ter trocado o motor fraco que ganhou no sorteio. Fez uma boa corrida e conquistou a 24ª colocação. Giovana foi a única menina a disputar a categoria Cadete e foi premiada pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) com o Troféu |Meninas do Kart. Ela considera seu primeiro Brasileiro uma grande aula e destaca a evolução a cada treino. “Foi um grande aprendizado, que projeta coisas boas para o futuro. Se tivéssemos treinado mais no Speed Park, o resultado poderia ter sido melhor”, frisa Giovana. (Foto: Gilmar Rose).
Firás Fahs considera boa sua participação no Brasileiro
Com o 17º lugar na categoria Júnior Menor, Firás Fahs considerou boa sua participação no Campeonato Brasileiro de Kart. A final da primeira fase foi disputada sábado no Kartódromo Speed Park, em Birigui, interior de São Paulo.
Representando Foz do Iguaçu, Firás explica que o ponto positivo é saber que o equipamento da equipe Cellshop/SOS Proteção estava competitivo. Durante todos os treinos andou entre os cinco mais rápidos, mas a escolha errada do acerto para o treino classificatório o tirou do grupo daqueles que brigaram pelo título “No geral foi bom porque estávamos competitivos. Larguei em 15º e nas classificatórias, com poucas voltas e queimas de largada, que diminuíam o número de voltas, ficou difícil buscar posições. Na segunda classificatória, levei um toque, que me fez rodar e cair para 23º. Na final, meu motor apagou na largada e tive que sair atrasado. Ao contrário das largadas das classificatórias, o diretor de prova não esperou e sai no fim do pelotão. Ele deveria ter abortado a largada, como fez nas classificatórias. Fui rápido e de 28º na largada, cheguei 17º”, frisa Firás. (Foto: Bruno Gorski).
Muggiati volta ao kart para defender o título do Brasileiro
Depois de encerrar sua participação na primeira temporada na Stock Ligh, domingo, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, quando foi sétimo na prova e se classificando em oitavo no campeonato, o paranaense José Luiz Muggiati Neto volta suas atenções ao kart. Ele já está em Birigui, onde a partir desta terça-feira disputará o Campeonato Brasileiro de Kart, defendendo o título da categoria Graduados A.
Campeão da Graduados no Brasileiro do ano passado, quando a competição foi disputada em Cascavel, no Paraná, Muggiati espera defender seu título, mas sabe que enfrentará pilotos de alto nível e praticamente não se preparou para a competição porque estava com todas as suas atenções na Stock Light. Andou apenas uma vez em Birigui, em janeiro, quando foi o terceiro colocado no Troféu Ayrton Senna. “Vou procurar andar o máximo possível nos treinos para se adaptar à pista e fazer o melhor trabalho possível”, acentua Muggiati, que correrá pela equipe Philco/Trombini/Lei de Incentivo ao Esporte. (Foto: Mário Ferreira).