COLUNA RETA OPOSTA – Por Bispo Neto:
Pedro Aizza disputa primeira fase do Brasileiro de Kart
O piloto Pedro Aizza (Promax Bardahl/GM Motorsport/Rufato Distribuidora) inicia nesta terça-feira (8/12) a disputa da principal competição do ano no kart nacional, o Campeonato Brasileiro, em Birigui, no interior de São Paulo. O torneio tem nesta semana a primeira fase, no Kartódromo Speed Park, com as finais marcadas para sábado (12/12). O curitibano Pedro Aizza compete em Birigui, na primeira de duas fases do evento, na categoria Internacional OK. O foco de Aizza está em ganhar experiência e também ritmo de prova, uma vez que sua disputa principal será na próxima semana, entre os dias 15 e 19 de dezembro, quando buscará o título da Graduados B.
“Esta é uma categoria que tenho pouca experiência. Andei duas vezes nela. Uma de Júnior OK, no Mundial, em 2019, e outra neste ano, nesta mesma Internacional OK, apenas para testar os motores. Será a primeira vez que vou competir em Birigui com esse motor, que tem muito mais potência que o da Graduados”, comenta Aizza, piloto do kart n.º 35. (Foto: Eni Alves).
Guki Toniolo quer encerrar 2020 no podium do Brasileiro
O piloto Guki Toniolo (DVA/Bento Turismo/ Higiton) está pronto para a disputa do 55º Campeonato Brasileiro de Kart, que inicia nesta terça-feira (8/12), no Speed Park, em Birigui, interior paulista. Integrante da categoria Cadete, o piloto do kart numeral 22 deve enfrentar mais de 35 concorrentes na busca pelo título mais importante da modalidade nacional. “Eu me preparei bem. Tive muitas corridas boas neste ano e sempre brigando no pelotão da frente. Estou confiante e quero muito levar um troféu para casa, e que seja o de campeão! Agradeço muito o apoio dos meus patrocinadores, dos meus pais, da equipe, dos meus amigos e peço a todos que torçam por mim porque eu vou fazer o melhor que eu puder”, comentou Guki Toniolo.
Os treinos oficiais iniciam na terça-feira e prosseguem na quarta. A tomada de tempos será disputada na quinta-feira, e em seguida a primeira de três baterias classificatórias. As outras duas serão realizadas na sexta-feira. O resultado das classificatórias alinham o grid para a prova final, que está programada para o sábado e terá transmissão ao vivo pela Sportv a partir das 12h30. (Foto: Eni Alves).
Alfredinho Ibiapina tem desafio duplo no Brasileiro de Kart
O piloto Alfredinho Ibiapina (Orcali) e o time A8 Racing estão prontos para o maior desafio da equipe: disputar duas categorias na maior competição nacional de kart do país: O Campeonato Brasileiro. O evento será realizado no Kartódromo Internacional Speed Park, em Birigui-SP, de 9 a 19 de dezembro. “A categoria Júnior Menor é brasileira e a principal do Alfredinho nas competições nacionais. Já a Codasur Júnior é uma classe disputada em vários países e temos a intensão de participar de alguns eventos internacionais em 2021 com o objetivo de preparar o piloto para uma carreira profissional futura”, informou Alfredo Ibiapina, pai.
A 1ª fase do Campeonato Brasileiro inicia na próxima quarta-feira (9/12) com treinos oficiais. A tomada de tempos determina o grid de largada para três baterias classificatórias, a primeira será disputada na quinta, logo depois da tomada e as outras duas, na sexta-feira. O resultado das classificatórias definem o alinhamento para a prova final de cada categoria, que será realizada no sábado e terá transmissão ao vivo pela Sportv a partir das 12h30. (Foto: Eni Alves).
Recuperado de lesão, João Bortoluzzi disputa o Brasileiro
Uma lesão na costela durante um treino de kart em outubro impediu a participação do piloto João Bortoluzzi nas últimas duas competições no Speed Park, em Birigui-SP. Os eventos serviram de preparação para o 55º Brasileiro de Kart, que inicia no dia 09 de dezembro, no mesmo local. Recuperado do ferimento, o piloto chapecoense decide junto com a equipe disputar o campeonato mesmo com a desvantagem de treinos em relação aos concorrentes de uma das categorias mais competitivas da modalidade, a Internacional OK.
“Teremos dois dias antes das baterias classificatórias para conhecer o traçado do Speed Park e acertar o kart. Confio na equipe, no meu potencial e mesmo que eu tivesse participados dos outros eventos seria pedreira do mesmo jeito. Vamos aproveitar cada minuto de pista aberta na terça e quarta-feira, e na próxima quinta estaremos prontos para a competição”, comentou João Bortoluzzi. (Foto: Eni Alves).
Firás Fahs está otimista para o Brasileiro de Kart
Mesmo sendo estreante na categoria Júnior Menor, o paranaense Firás Fahs, da equipe Cellshop/SOS Proteção, está otimista para o 55º Campeonato Brasileiro de Kart, que começa segunda-feira, no Kartódromo Speed Park, em Birigui, no interior de São Paulo. Ele encerrou sua preparação com um treino em Foz do Iguaçu na tarde de quinta-feira.
Firás Fahs destaca que no Open enquanto o motor não apresentou problemas, andou rápido e isto o deixa otimista. A adaptação à pista foi boa, apensar de ter participado de poucas provas no Speed Park. “A preparação deste ano foi completamente diferente do ano passado, em função da pandemia do coronavírus, mas vamos fazer o que for possível. Vou dar tudo de mim para fazer um bom Brasileiro na estreia da categoria Júnior Menor”, frisa Firás Fahs. (Foto: Bruno Gorski).
Giovana Marinoski pronta para o seu 1.º Brasileiro
Vivendo dias de muita ansiedade, a paranaense Giovana Krupp Marinoski, da equipe Clínica Pneumoair/Explorer Informática/Ananias Imóveis, está pronta para o seu primeiro Campeonato Brasileiro de Kart. A partir de segunda-feira ela disputa a 55ª edição da competição no Kartódromo Speed Park, em Birigui, interior de São Paulo.
Gioavana aproveitou bem a semana, treinando no Raceland, em Pinhais; e no Gari, em São José dos Pinhais, kartódromos localizado em cidades da região Metropolitana de Curitiba. Ela e sua equipe definiram que irá competir com Chassis Mini. “Agora é aguardar o momento de ir à pista. Vamos aproveitar todos os treinos e andar o máximo possível para se ambientar ao traçado. Treinamos apenas uma vez em Birigui, quando andamos por dois dias. A expectativa é boa para o batismo em competições nacionais”, acentua Giovana. (Foto: Mário Ferreira).