Audi RS 4 Avant e Audi RS 5 Sportback desembarcam no Brasil
A Audi do Brasil lança hoje no mercado nacional as atualizações dos Audi RS 4 Avant e Audi RS 5 Sportback, modelos que combinam excelente condução com praticidade para o dia a dia. Ambos ganharam conjunto ótico com faróis LED Matrix de série e novo sistema MMI touch, além de serem equipados com o premiado motor V6 biturbo de 450 cavalos de potência.
Os modelos fazem parte dos nove veículos esportivos confirmados pela marca das quatro argolas para o mercado brasileiro em meados de 2020, em conjunto com RS 6, RS 7, RS Q3, RS Q3 Sportback, RS Q8, TT RS e R8. Os modelos encomendados em período de pré-venda começaram a ser entregues aos clientes em todo o País.
Os novos interessados em adquirir os RS 4 Avant e RS 5 Sportback podem configurar suas unidades e confirmar os pedidos nas concessionárias da marca no Brasil por R$ 585.990,00 e R$ 605.990,00, respectivamente, na modalidade venda direta.
Motor, transmissão e direção dinâmica
O novo motor 2.9 TFSI biturbo V6 foi construído sobre o lendário 2.7 litros V6 do primeiro RS 4 Avant de 1999 e é utilizado nos novos modelos esportivos da marca – RS 4 Avant e RS 5 Sportback. Naquela época, o propulsor tinha uma potência de 380 cv, mas o desenvolvimento e as evoluções elevaram esse número para 450 cv de potência. Isso permite que os RS 4 Avant e RS 5 Sportback acelerem de zero a 100 km/h em apenas 4,1 segundos e 3,9 segundo, respectivamente. O motor pesa apenas 182 kg, 31 kg a menos do que o motor V8 no modelo anterior de 2012.
A potência do 2.9 TFSI flui para o sistema de tração integral quattro por meio do câmbio esportivo tiptronic de oito velocidades. Na direção normal, o sistema fornece mais potência ao eixo traseiro. Seu diferencial central puramente mecânico direciona 60% do torque para o eixo traseiro e 40% para o dianteiro. Se ocorrer a necessidade de prioridade em um eixo, a maior parte da potência é rapidamente redirecionada para o outro eixo – até 70% para a frente ou até 85% para o eixo traseiro. Esta atividade permite uma distribuição de torque claramente definida e uma interação altamente precisa com os sistemas de controle do ESC e o controle de torque seletivo da roda.
O condutor pode criar também a sua experiência de condução pessoal através do sistema Audi drive select, que influencia o gerenciamento do motor e da transmissão, suspensão, direção dinâmica, o diferencial esportivo quattro, o som do motor e as características do ar condicionado automático. Existem quatro perfis disponíveis: conforto, automático, dinâmico e personalizável – este último permite pré-definir dois modos de direção.
Design esportivo
Os modelos Audi RS 4 Avant e Audi RS 5 Sportback ganharam novos visuais. Ambos possuem grade Singleframe mais larga e plana e novo conjunto ótico com faróis LED Matrix de série – o RS 5 possui, inclusive, a tecnologia Audi Laser light. Chamam a atenção também os detalhes em preto na frente do capô e nas laterais dos faróis, que mostram o cuidado no desenvolvimento dos esportivos da linha RS.
No novo RS 4, além do design característico de uma stationwagon Audi, o spoiler traseiro, grade do difusor e as ponteiras de escape conferem ao veículo um acabamento distinto. O compartimento de bagagem tem capacidade para 505 litros, que aumenta para 1495 litros com os bancos traseiros rebatidos, o que confere um nível de praticidade incrível para qualquer situação.
Já o refinado design exterior do RS 5 Sportback é reconhecível à primeira vista, com as aberturas de ventilação acima da grade que lembram o Audi Sport quattro clássico de 1984. Os arcos das rodas 15 milímetros mais largos dão ao RS 5 uma aparência impressionante. Ele ganhou novos desenhos nas soleiras laterais e na inserção do difusor na extremidade traseira, que engloba os dois grandes tubos de escape.
No interior, ambos trazem o novo conceito operacional do MMI Touch de 10,1 polegadas. O grande display independente com feedback acústico é ligeiramente inclinado para o motorista. O sistema de infotainment fornece ao condutor informações sobre a temperatura do sistema motriz, aceleração longitudinal e lateral e diferencial esportivo quattro.
No novo Audi virtual cockpit plus, com tela de 12,3 polegadas, o motorista pode escolher entre várias telas – uma delas é o design de desempenho específico do RS, que exibe a escala de velocidade de rotação como um tipo de ângulo que inclui uma tela mais limpa. Quando o motorista usa o botão do volante do modo RS para selecionar um dos dois novos modos RS individuais, o design de desempenho específico do RS exibe os valores máximos de aceleração g, por exemplo. O head-up display de série também oferece gráficos RS exclusivos.
Cores e equipamentos
Nos dois esportivos ainda há acabamento interno em black piano, ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos, itens do interior em couro Alcântara (volante com base aplanada, console central e alavanca de câmbio), rodas de liga leve de 20 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa, sistema de interface para smartphones, Audi Phone Box Light (que carrega o celular por indução) e sistema de som Bang & Olufsen.
Como opcionais para ambos é possível escolher freios de cerâmica nas cores vermelho, cinza antracite ou azul, além de Pacote Exterior Preto (longarinas do teto, logotipo Audi Rings, frisos decorativos, capa do retrovisor e detalhes da roda. Para o RS 5 há também a opção de rodas de liga leve 20” de bronze.
As cores disponíveis para o Audi RS 4 Avant incluem Azul Navarra, Azul Turbo, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Nardo, Preto Mito, Verde Sonoma e Vermelho Tango. O programa Audi Exclusive também inclui outras como o nostálgico Azul Nogaro, cor imortalizada no lendário RS 2.