Maior autonomia elétrica para o Cayenne E-Hibrid
A Porsche aumentou a autonomia puramente elétrica de todos os seus modelos híbridos plug-in do Cayenne. A capacidade bruta da bateria de alta voltagem agora é de 17,9 kWh, em lugar de 14,1 kWh, o que significa um aumento de até 30 por cento da autonomia puramente elétrica. De acordo com o ciclo WLTP EAER City, o Cayenne E-Hybrid agora pode rodar até 48 quilômetros com emissão local zero (pela norma NEDC, até 56 quilômetros), enquanto o Turbo S E-Hybrid alcança até 42 quilômetros usando apenas a bateria (NEDC: até 53 quilômetros). Desta forma, todos os modelos Cayenne E-Hybrid atendem ao atual critério de autonomia que proporciona aos proprietários a obtenção de uma placa “E”, e uma taxação reduzida para a empresa na Alemanha.
O trem de força puramente elétrico utilizado em todos os modelos híbridos plug-in do Cayenne, inclusive na versão cupê ainda mais esportiva, compreende um motor elétrico integrado à transmissão automática Tiptronic S de oito velocidades. Esse conjunto gera uma potência de 100 kW (136 cv) e 400 Nm de torque, permitindo alcançar uma velocidade máxima com propulsão totalmente elétrica de 135 km/h. Em qualquer dos modelos, qualquer aumento na demanda por potência pelo motorista, ou uma mudança para os modos Sport ou Sport Plus, ativa o motor a combustão interna. No Cayenne E-Hybrid, ele é um V6 turbo com três litros e uma potência de 250 kW (340 cv), que contribui para um desempenho de sistema de 340 kW (462 cv). Os modelos Cayenne Turbo S E-Hybrid trazem um motor V8 biturbo com quatro litros e 404 kW (550 cv), o que faz com que o sistema híbrido como um todo alcance uma potência de 500 kW (680 cv).
Modos de condução otimizados para uma maior eficiência
Os modos de condução do pacote Sport Chrono de série foram otimizados para melhorar ainda mais a eficiência e a performance. O modo E-Charge, no qual o motor a combustão interna carrega a bateria durante o caminho, agora é ligado a uma estratégia de carga ajustada: o nível de carga desejado da bateria foi reduzido de 100 para 80 por cento. De forma muito semelhante à de uma bateria de telefone celular, a bateria carrega de forma muito mais lenta e ineficiente quando seu nível de carga atinge 80 por cento ou mais. Esta estratégia também proporciona uma forma de garantir que a qualquer momento seja possível a total recuperação da energia. Assim, o modo E-Charge está ainda mais eficiente do que era anteriormente. Nos modos voltados ao desempenho Sport e Sport Plus, a bateria está sempre carregada a um nível mínimo para oferecer suficientes opções de impulso adicional para um estilo de condução esportivo, e agora é carregada de forma ainda mais eficiente num nível de potência maior e mais consistente – em média 12 kW no Cayenne Turbo S E-Hybrid no modo Sport Plus, por exemplo.
Carga inteligente com o Porsche Mobile Charger Connect
A maioria dos motoristas carrega seus veículos em casa e, por isso, uma tomada doméstica convencional ou um soquete elétrico industrial são suficientes para carregar todos os modelos Porsche híbridos plug-in. Dependendo do modelo, uma potência de carga de até 7,2 kW pode ser alcançada com o uso do Porsche Mobile Charger Connect. Utilizando um cabo de carga Mode 3, também é possível carregar a bateria em pontos de carga públicos. O Mobile Charger Connect oferece várias funções de carga inteligentes: um timer garante que o veículo esteja pronto no horário específico em que o motorista planeja sair. Além de um nível de carga pré-definido, também podem ser selecionadas opções específicas para o ar-condicionado. Os perfis de carga otimizam ainda mais o processo de carga como for necessário. Por exemplo, o motorista pode especificar um horário preferido para carga num local específico para agendar o processo de carga para durante a noite, quando estão disponíveis menores preços para a eletricidade. A autonomia de funcionabilidade foi ampliada ainda mais em conjunto com o Home Energy Manager opcional: o sistema verifica o consumo total de energia na casa do motorista para determinar o nível máximo de carga que pode ser gerado sem sobrecarregar a conexão doméstica. Se a casa tiver um sistema de energia solar, o Home Energy Manager opcional pode utilizá-lo como fonte principal de energia para carregar o veículo.