Cinco McLaren Senna GTR LM exclusivos

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Postado 5 de novembro de 2020 por bisponeto em

Cinco McLaren Senna GTR exclusivos, criados em comemoração aos carros de corrida McLaren F1 GTR que dominaram as 24 Horas de Le Mans em 1995 (uma atuação surpreendente que incluiu a vitória na classificação geral), foram revelados pela McLaren Special Operations (MSO).

Designados McLaren Senna GTR LM, os cinco carros são os exemplos mais recentes do que a MSO faz quando se compromete a realizar projetos exclusivos e personalizados. Cada Senna GTR LM é projetado e trabalhado como uma homenagem a um dos cinco McLaren F1 GTR que terminaram a corrida. Na ocasião, eles cruzaram a linha de chegada na 1ª, 3ª, 4ª, 5ª e 13ª posições. Uma conquista inesquecível, visto que esta foi a primeira vez que a McLaren correu nas 24 Horas de Le Mans, e apenas três anos depois do lançamento do McLaren F1 de rua.

Cada um dos cinco carros recebeu pintura personalizada e feita à mão que reproduz ou presta homenagem ao design de cada um dos F1 GTR de 1995. A atenção aos detalhes foi tamanha que cada McLaren Senna GTR LM demandou pelo menos 800 horas para pintar – e, em determinados casos, muito mais que isso.

Cada detalhe pintado nos cinco carros foi concluído à mão na MSO. Permissões especiais foram concedidas por proprietários de marcas como Gulf e Harrods e pelo ACO (Automobile Club de l’Ouest, organizador das 24 Horas de Le Mans) para recriar logotipos e marcas registradas. O teto de cada carro ainda apresenta um adesivo de verificação autenticamente recriado.

A relação entre cada McLaren Senna GTR LM e seu predecessor F1 GTR é ainda mais fundida pela presença de uma placa de dedicação na superfície interna do chassi de fibra de carbono denotando o status único de cada carro e seu identificador de número de chassi F1 GTR original. Cada carro também usa uma dedicação gravada ao seu “gêmeo” de Le Mans, incluindo a data da corrida, os nomes dos três pilotos naquele carro e a posição em que terminaram.

Além do poder visual das pinturas e dos detalhes, cada McLaren Senna GTR LM possui um portfólio de recursos exclusivos e aprimoramentos técnicos que o elevam acima do já excepcional carro de pista em que se baseia: o McLaren Senna GTR. Ele foi projetado para ter a melhor relação peso-potência de qualquer McLaren em sua época e foi otimizado para ser capaz de gerar mais de 1.000 kg de carga aerodinâmica.

As melhorias no motor M840TQ de V8 biturbo de 4 litros do GTR incluem retentores de mola de válvula feitos de composto de matriz de metal (MMC, metal matrix composite) para fornecer uma redução de peso de 65%, aço de alto grau para as molas de válvula e cabeçotes em CNC polidos à mão. A recalibração da eletrônica do trem de força libera potência de 845 HP (um aumento de 20 CV em relação ao McLaren Senna GTR de rua) e características revisadas que fornecem mais torque em rotações mais baixas e permitem um limite de rotação mais próximo de 9.000 rpm do que o “limite suave” de 8.250 rpm.

O sistema de escapamento Inconel do GTR, que sai do convés traseiro abaixo da asa traseira foi aprimorado pela adição de tubos de saída dupla especialmente projetados para o LM. A OZ Racing, que forneceu as rodas para o McLaren F1 GTR, criou um design de roda GTR LM de cinco raios sob medida. Pinças de freio com acabamento em ouro acetinado são outra referência ao F1 e os braços da suspensão estão em uma versão anodizada da mesma cor.

Internamente, os recursos exclusivos do LM incluem volante de corrida com borboletas de troca de marchas e botões de controle em dourado anodizado (em homenagem aos componentes de câmbio dourados do McLaren F1), pedais de nitreto de titânio com logotipos LM, alças de couro nas portas (no lugar de maçanetas) e bancos de corrida leves de fibra de carbono complementados por bordados de encosto de cabeça feitos sob medida e cintos de corrida MSO de seis pontos em preto com revestimento na cor da carroceria.

Um desses grupos de interesse é o próprio circuito de Le Mans, por meio do ACO. O famoso clube de corridas ajudou a proporcionar uma oportunidade de tirar o fôlego para os cinco proprietários de GTR LM. Cada um terá direito a uma visita VIP às 24 Horas de Le Mans, com a chance de dirigir seus próprios GTR LMs no circuito na manhã da corrida, acompanhados pelos F1 GTR originais que competiram em 1995.

Os carros – cinco ícones renascidos McLaren Senna GTR LM 825/1

Homenagem ao McLaren F1/01R, frequentemente chamado de “carro Ueno Clinic” e vencedor absoluto das 24 Horas de Le Mans em 1995. Inscrito pela equipe britânica Kokusai Kaihatsu Racing com o número 59 foi conduzido pelo francês Yannick Dalmas (duas vezes vencedor em Le Mans), pelo veterano japonês Masanori Sekiya e pelo finlandês J. J. Lehto, ex-piloto de Fórmula 1.

A corrida foi uma das mais chuvosas da história de Le Mans, o que jogou a favor da confiabilidade à prova de balas do McLaren F1 e também da habilidade dos pilotos − especialmente Lehto, que foi tão rápido na chuva que sua equipe tentou persuadi-lo a diminuir o ritmo.

A pintura cinza carvão com o nome do patrocinador japonês Ueno Clinic não foi amplamente reconhecida na época, mas depois se tornou lendária. A equipe da MSO o recriou fielmente no McLaren Senna GTR LM, combinando com precisão a cor em um novo tom denominado “Ueno Grey” − um tributo adequado às conquistas do carro e, claro, de seus três pilotos.

Este carro foi reproduzido de forma muito autêntica a partir do F1 GTR vencedor da corrida original, ecoando todos os detalhes até a recriação dos faróis exclusivos do carro 59, que foram especialmente encomendadas pelo proprietário do GTR LM*.

As rodas OZ Racing têm acabamento em cinza, completando o visual ameaçador que, 25 anos após a bandeira quadriculada ser agitada, ainda causa calafrios na espinha dos fãs de corridas 25 anos.

McLaren Senna GTR LM 825/6

Homenagem ao McLaren F1/06R, o “carro Harrods”. O carro número 51, pilotado por uma tripulação totalmente britânica formada por Andy Wallace, Derek Bell e Justin Bell, poderia muito bem ter vencido se não tivesse sofrido uma falha de transmissão a duas horas da bandeirada que obrigou Wallace a ter que cuidar do carro para terminar em terceiro lugar.

A famosa pintura amarela com listras verdes tem o nome da Harrods, icônica loja de departamentos de Londres − e essa relação de prestígio foi reunida para o GTR LM. Embora as cores tenham sido usadas novamente por um McLaren depois da corrida de 1995 (um McLaren P1 GTR recebeu essa pintura em 2015), esta é a primeira vez que o famoso logotipo da Harrods foi visto em uma McLaren em 25 anos. Na corrida de 1995, o F1 GTR foi inscrito pela “Harrods Mach One Racing”, um nome de fantasia da tradicional David Price Racing.

A equipe de pintura da MSO usou uma cor viva chamada Amarelo Solar para a carroceria do carro, e a faixa larga característica é aplicada em Verde Heritage, sombreada por uma listra verde e detalhes verdes dentro do difusor aerodinâmico dianteiro.

McLaren Senna GTR LM 825/2

Uma homenagem ao McLaren F1/02R, o “carro Gulf” inscrito pela GTC Gulf Racing. O brasileiro Maurizio Sandro Sala se juntou aos britânicos Mark Blundell e Ray Bellm ao volante do McLaren F1 GTR para 291 voltas sob chuva em La Sarthe em 1995. Terminaram em quarto lugar.

O carro número 24 tinha indiscutivelmente a pintura mais icônica de todos. O azul Gulf Racing, perfeitamente reimaginado aqui pela MSO como Azul Gulf 95, se encaixa perfeitamente no McLaren Senna GTR LM. Sua listra na cor “Laranja Gulf 95” traça o difusor traseiro e a forma imponente das laterais estilo LMP1 da asa traseira acompanha o peitoril inferior e se une na frente com lâminas em laranja no divisor dianteiro.

As rodas OZ Racing com acabamento em laranja combina com o tema, enquanto as soleiras inferiores e a faixa do teto são pintadas em “Prata Gulf 95”. O logotipo verdadeiro da Gulf Oil aparece no capô e nas portas, e um toque final é fornecido pela assinatura “Ayrton Senna” reproduzida na parte traseira da carroceria.

McLaren Senna GTR LM 825/7

Uma homenagem ao McLaren F1/07R, o “carro Jacadi”. Foi inscrito com o número 50 pela equipe francesa Giroix Racing. Dois pilotos franceses, Fabien Giroix e Olivier Grouillard, juntaram-se ao suíço Jean-Denis Deletraz para levar o carro ao quinto lugar, apenas uma volta atrás do carro da Gulf.

A inconfundível decoração azul royal tem orgulhosamente o tema francês e foi preservada pelo novo proprietário do McLaren Senna GTR LM com a especificação de uma cor surpreendentemente brilhante chamada Azul Le Mans para a carroceria do carro. Ela parece particularmente impressionante no enorme difusor traseiro do GTR LM.

Esse azul é complementado por um azul metálico chamado “Polaris” e pelo uso de logotipos Elf autênticos pertencentes à companhia petrolífera francesa que patrocinou o carro de corrida de 1995. Este é o único dos cinco carros a ostentar a bandeira tricolor francesa.

McLaren Senna GTR LM 825/5

Homenagem ao McLaren F1/05R, o “carro Cesar”. Exibindo o design de pintura mais intrincado de todos os McLaren F1 GTR que correram em 1995, o carro número 42 terminou na 13ª posição, completando o rol de honra dos finalistas da McLaren.

Inscrito pela equipe francesa Société BBA, este carro marcante foi conduzido por uma tripulação totalmente francesa formada por Jean-Luc Maury-Laribiere, Marc Sourd e Hervé Poulin. Maury-Laribiere e Poulain foram pioneiros dos “carros artísticos” e pediram ao renomado artista Cesar Baldaccini para imaginar uma pintura para o F1 GTR que eles iriam correr em Le Mans. Experiente piloto de endurance, Poulain possui uma bela coleção de troféus conquistados em corrida. Ela foi a inspiração para o trabalho de Cesar na McLaren.

O McLaren Senna GTR LM 825/5 é uma reinterpretação moderna da pintura, acrescentando novos elementos como tempo de volta da pole position, troféus de corrida contemporâneos e referências à marca Le Mans. Fruto de um trabalho extremamente complexo produzido com muitas técnicas (incluindo extensa aerografia) este foi o carro que mais demorou para ser pintado, a ponto de a MSO parar de registrar o tempo gasto. Como estimativa, vários milhares de horas de trabalho foram necessárias para terminar o projeto com um padrão exemplar que agora é tão evidente.

Todos os cinco McLaren Senna GTR LMs já foram concluídos e serão entregues aos proprietários nos Estados Unidos e na Europa. Como acontece com todas as encomendas sob medida criadas pela MSO, seu valor permanece não revelado, a menos que os proprietários decidam compartilhar esses detalhes.

* Imagens feitas antes da instalação dos faróis no McLaren Senna GTR LM 825/1.

Sobre a McLaren Automotive:

A McLaren Automotive é criadora de supercarros de luxo e alto desempenho.

Cada veículo é montado manualmente no Centro de Produção McLaren (MPC) em Woking, Surrey, Inglaterra.

Lançada em 2010, a empresa é hoje a maior do Grupo McLaren.

O portfólio de produtos da empresa de modelos GT, Supercar, Motorsport e Ultimate é vendido por mais de 85 varejistas em mais de 32 mercados ao redor do mundo.

A McLaren é uma pioneira que continuamente ultrapassa limites. Em 1981, ela introduziu chassis de fibra de carbono leves e fortes na Fórmula 1 com o McLaren MP4/1.

Em 1993, projetou e construiu o carro de rua McLaren F1 – a empresa não construiu carros sem chassi de fibra de carbono desde então. Como parte da Ultimate Series, a McLaren foi a primeira a entregar um hipercarro híbrido, o McLaren P1.

Em 2018, a empresa lançou seu novo McLaren Composites Technology Center de £ 50 milhões na região de Sheffield, no norte da Inglaterra, que vai inovar e produzir a próxima geração totalmente nova de arquitetura de fibra de carbono de baixo peso.

Em 2019, a McLaren lançou o 600LT Spider, bem como o novo GT, o Senna GTR somente de pista e revelou o 620R e o McLaren Elva.

Para apoiar o desenvolvimento, a engenharia e a fabricação de sua linha de supercarros inovadores, a McLaren Automotive faz parceria com empresas líderes mundiais para fornecer conhecimento especializado, tecnologia e soluções. Isso inclui AkzoNobel, Ashurst, Dell Technologies, Pirelli, Richard Mille e Tumi.

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