DAF Caminhões Brasil completa sete anos de operação no país
“O ano de 2020 é muito especial para a DAF. Independentemente do momento que o país vive, temos muito orgulho de todo o nosso crescimento, enquanto profissionais e empresa, para o desenvolvimento de produtos cada vez melhores e que atendam sempre às necessidades de nossos clientes. Durante esses sete anos, evoluímos em um ritmo acelerado e, neste ano, mantivemos a nossa estratégia de longo prazo com o mercado brasileiro. A maior prova disso é o novo XF, que tem grande relevância em nosso objetivo de nos solidificarmos ainda mais com as qualidades de robustez, conforto e baixo custo operacional”, comenta Lance Walters, Presidente da DAF Caminhões Brasil.
Atualmente, a marca tem 41 pontos de atendimento, sendo 33 concessionárias, 5 Postos de Serviço Autorizado e mais 3 Lojas TRP. O foco da DAF para os próximos anos é ampliar a Rede de Concessionárias para proporcionar uma experiência cada vez mais assertiva para os clientes, manter o seu portfólio atualizado e compatível com as necessidades locais para manter-se como referência no segmento de pesados.
“Para isso, contamos com uma equipe muito comprometida e focada, que busca a evolução constante, engajada com os nossos valores de qualidade e produtividade. Consequentemente, nossos produtos são reconhecidos no mercado pelo DNA de robustez, conforto e baixo consumo de combustível. Agora, estamos prontos para o próximo desafio que é alcançar a liderança do novo XF no mercado”, avalia Walters.
Trajetória da empresa
A DAF Trucks, fundada em 1928 na cidade de Eindhoven, na Holanda, é uma das subsidiárias do grupo americano PACCAR, que também possui as marcas de caminhões Kenworth e Peterbilt. Atualmente, a DAF Trucks é a que mais cresce na Europa e, além da matriz, holandesa, está presente na Bélgica, Inglaterra, Brasil e Austrália.
A empresa chegou ao Brasil em 2011 e, dois anos depois, inaugurou sua fábrica em Ponta Grossa, no Paraná, em um terreno de 2,3 milhões de m², a maior área do Grupo PACCAR. O espaço destinado à fábrica possui 270 mil m² e conta com aproximadamente 500 funcionários.
Na unidade, a empresa iniciou esse ano a produção do novo XF. Além disso, fabrica o XF105, desde 2013, e o pesado CF85, desde 2015. Desde novembro de 2015, a planta também produz os motores PACCAR MX, que equipam os caminhões nacionais DAF. Em 2017, foram lançadas as versões fora de estrada, desenvolvidas em parceria com a sede na Holanda.
O processo de produção em Ponta Grossa segue o princípio do PPS (PACCAR Production System), sistema desenvolvido pela própria empresa, que garante menor índice de desperdício e a mais alta qualidade dos produtos.