Novo Jeep Wrangler 4xe entra na linha global de veículos elétricos da marca
O trem de força híbrido plug-in do Wrangler 4xe tem a capacidade de propulsão totalmente elétrica silenciosa e com emissão zero por até 40 km, sendo amigável para trajetos diários como totalmente elétrico sem a ansiedade da perda de autonomia. Ele é o veículo Jeep off-road mais capacitado e ecológico, combinado com a liberdade ao ar livre que só o Jeep Wrangler oferece.
A Jeep oferecerá opções de eletrificação em cada placa indicadora nos próximos anos como seu esforço para se tornar líder em tecnologia ecológica premium. Os veículos elétricos Jeep terão o selo 4xe e serão os mais eficientes e responsáveis já feitos, levando o desempenho, capacidade 4×4 e confiança do condutor a um novo patamar.
O avançado powertrain do Wrangler 4xe oferece uma experiência única na estrada e off-road através da combinação de dois motores elétricos, um conjunto de baterias de alta voltagem, um motor turbocompressor de alta tecnologia 2.0L I-4 e uma transmissão automática robusta TorqueFlite de 8 marchas. O sistema propulsor mais avançado já desenvolvido para um Jeep Wrangler maximiza a eficiência com cerca de 50 MPGe ao mesmo tempo em que elimina a ansiedade da perda de autonomia, oferecendo uma operação totalmente elétrica para a maioria dos trajetos diários.
O torque dos motores elétricos no powertrain híbrido do Wrangler 4xe é atingido instantaneamente sob demanda do condutor. O sistema propulsor também oferece uma operação start-stop fácil e com economia de combustível do motor.
A Jeep vem demonstrando sua liderança em capacidade 4×4 por quase 80 anos. Os veículos Jeep foram os primeiros a ter um sistema de tração de quatro rodas automático integral, a primeira caixa de transmissão 4:1 e o primeiro sistema de barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica. Incluir a eletrificação na linha de produtos é uma evolução natural.
O Jeep Wrangler 4xe será vendido mundialmente, com tomadas de carga EV feitas sob medida para regiões específicas. Ele é montado no Complexo da FCA em Toledo, Ohio (Estados Unidos).
Sistema de propulsão avançado combina motores elétricos e motor turbo
O sistema de propulsão do Jeep Wrangler 4xe integra dois motores elétricos e um conjunto de baterias de 400 volts com um motor com eficiência de combustível, turbo, quatro cilindros e uma transmissão automática TorqueFlite de 8 marchas. Esta configuração maximiza a eficiência dos componentes de propulsão híbrida e os combina com a linha de transmissão mundialmente renomada do Wrangler.
Principais elementos do sistema propulsor do Wrangler 4xe:
– Total estimado de 350 hp (261 kW), torque estimado de 599 Nm e cerca de 50 MPGe, dos seguintes componentes: turbo I-4 2.0L, unidade motor-gerador montada no motor, unidade motor-gerador montada na transmissão integrada à transmissão automática de 8 marchas e conjunto de baterias de 400 volts, 14 kWh e 96 células de íons de lítio e níquel-manganês-cobalto.
O motor turbo 2.0L I-4 é parte da família de Motores Médios Globais da FCA. Com alta tecnologia e injeção direta, usa um turbocompressor de dupla exaustão e baixa inércia montado diretamente no cabeçote do cilindro, junto com um circuito de arrefecimento para o turbocompressor, entrada de ar e corpo de aceleração para resposta, desempenho e eficiência de combustível excepcionais.
Uma unidade motor-gerador de alta voltagem e resfriada a líquido é montada na frente do motor, substituindo o alternador convencional. Uma robusta correia conecta o motor-gerador à polia do eixo de manivela do motor. O motor-gerador movimenta o motor para uma operação start-stop quase perfeita e com economia de combustível e gera eletricidade para o conjunto de baterias. O Wrangler 4xe não usa um motor de arranque convencional de 12 volts. Ele é equipado com uma bateria de 12 volts para rodar os acessórios.
O segundo motor-gerador de alta voltagem é montado na frente da caixa de transmissão, substituindo o conversor de torque convencional de uma transmissão automática. Duas embreagens operam para gerenciar a potência e o torque do motor tradicional e do elétrico. Uma embreagem binária (liga/desliga) é montada entre o motor comum e o motor elétrico. Quando esta embreagem é aberta, não há nenhuma ligação mecânica entre os motores, o que permite impulsionar o Wrangler 4xe apenas em modo elétrico. Quando a embreagem binária está fechada, o torque do motor de 2.0L e o fluxo do motor elétrico são combinados através da caixa de transmissão. Uma embreagem variável montada atrás do motor elétrico gerencia a interação com a transmissão para melhorar a dirigibilidade e eficiência.
O conjunto de baterias conserva o espaço interior
O conjunto de baterias do Jeep Wrangler 4xe de 400 volts, 17 kWh e 96 células de íons de lítio usa química de grafite de níquel-manganês-cobalto (NMC). O conjunto e os controles estão montados abaixo da segunda fileira de assentos, onde estão protegidos dos elementos externos. Os assentos da segunda fileira do Wrangler 4xe foram redesenhados, permitindo que a almofada de baixo seja virada para facilitar o acesso à bateria.
Embutido em um compartimento de alumínio, o conjunto é equipado com um circuito de aquecimento e resfriamento para manter a bateria em sua temperatura ideal para o melhor desempenho. O circuito de controle de temperatura inclui uma unidade aquecedora dedicada e um resfriador que usa o refrigerante do ar-condicionado do Wrangler para reduzir a temperatura do líquido de arrefecimento quando necessário.
O sistema híbrido do Wrangler 4xe inclui um Módulo de Carga Dupla Integrado (ICDM), que combina um carregador de bateria e um conversor DC/DC em uma única unidade que é mais compacta que dois componentes separados, e um Módulo Inversor de Energia (PIM) de tamanho reduzido. Estes componentes são mantidos e protegidos de danos em uma estrutura de aço montada abaixo do conjunto de baterias.
Todos os eletrônicos de alta voltagem, incluindo a fiação entre o conjunto de baterias e os motores elétricos, são lacrados e impermeáveis. Como todos os Jeep Wranglers que tem o selo Trail Rated, o Wrangler 4xe é capaz de fazer travessia em água submergindo em até 76 cm.
A porta de carga elétrica tem uma cobertura para pressionar para abertura e fechamento e é localizada na parte da frente à esquerda no capô do Wrangler 4xe para estacionamento perpendicular em locais de carga. A porta de carga inclui indicadores LED sobre o status da carga. Um monitor LED do nível de bateria está montado sobre o painel de instrumentos, facilitando a verificação do estado de carga em um piscar de olhos.
Modos E Selec do Wrangler 4xe
O condutor do Jeep Wrangler 4xe pode customizar o sistema de propulsão híbrido para se adequar a cada viagem, seja para lidar com as necessidades da maioria dos trajetos diários em uma operação totalmente elétrica, uma noite na cidade ou explorar calmamente a natureza off-road.
O sistema híbrido do Wrangler 4xe tem três modos de operação, conhecidos como E Selec. O motorista pode selecionar o modo desejado nos botões instalados no painel de instrumentos, à esquerda do volante. Independentemente do modo selecionado, o Wrangler 4xe opera como híbrido quando a bateria está próxima de seu estado mínimo de carga.
– Híbrido: o modo padrão, que mistura o torque do motor 2.0L e o motor elétrico. Neste modo, será utilizada a energia da bateria primeiro, e então acrescentada propulsão do turbo 2.0L I-4 quando a bateria atingir seu estado mínimo de carga.
– Elétrico: opera em energia elétrica de emissão zero apenas até que a bateria atinja seu estado mínimo de carga ou quando o condutor demandar mais torque (como em uma aceleração brusca), que envolve o motor 2.0L.
– eSave: prioriza a propulsão do motor 2.0L, economizando carga de bateria para uso posterior como EV off-roading ou áreas urbanas onde a propulsão por combustão interna é limitada. O condutor pode também escolher entre Economia de Bateria ou Carga de Bateria durante o eSave através das Páginas Elétricas Híbridas no monitor Uconnect.
Para ajudar a otimizar o benefício dos modos E Selec, o display de informações do Wrangler 4xe e a tela sensível ao toque Uconnect têm páginas de Orientação Ecológica. Elas permitem aos proprietários monitorar o fluxo de energia e ver o impacto da frenagem regenerativa, agendar horários para carga para aproveitar taxas mais baixas de eletricidade e visualizar o histórico de condução com detalhes de uso de eletricidade e gasolina.
A frenagem regenerativa é uma parte importante da equação ecológica do Wrangler 4xe. Quando o motorista pisa no pedal do freio, o controle do sistema de propulsão aciona a frenagem regenerativa máxima disponível, até 0,25g, dos motores elétricos para reduzir a velocidade do veículo, reforçada com os freios de fricção tradicionais do Wrangler. O recurso de frenagem regenerativa também estende o período de substituição das pastilhas de freio.
Com o 4×4 acionado, todas as quatro rodas alimentam o torque para frenagem regenerativa, maximizando a recuperação de energia. A eletricidade devido à frenagem regenerativa é fornecida ao conjunto de baterias para manter ou aumentar o estado da carga.
O Wrangler 4xe também tem a habilidade de maximizar a produção de energia regenerativa através do recurso selecionável Regen. Máx. Quando está ativado, uma calibração mais assertiva da frenagem regenerativa ocorre quando o veículo tem zero aceleração do condutor (ponto morto). A Regen. Máx. pode reduzir a velocidade do Wrangler 4xe mais rápido que a frenagem regenerativa padrão e gerar mais eletricidade para o conjunto de baterias. Uma vez selecionado, o recurso Regen. Máx. permanece ativado até que o motorista o desative.
Lenda off-road
A herança do Jeep Wrangler é definida por sua capacidade off-road lendária. Todos os modos de potência do Wrangler 4xe estão disponíveis quando o sistema de transmissão é mudado para 4Lo. A fácil integração da energia elétrica com o sistema 4×4 leva o Wrangler 4xe a novos níveis de desempenho off-road.
Os entusiastas verão que a disponibilidade instantânea de torque do motor elétrico do Wrangler 4xe oferece uma experiência de condução mais precisa e controlada para escalar e subir. Não há necessidade de aumentar o rpm do motor para fazer os pneus se moverem, minimizando a carga de choque da linha de transmissão e maximizando o controle/velocidade.
No modo EV, o Wrangler 4xe roda de maneira leve e silenciosa, economizando combustível e possibilitando que os ocupantes tenham foco apenas no visual e sons da natureza.
O novo Jeep Wrangler 4xe está disponível em três versões: 4xe, Sahara 4xe e Rubicon 4xe. Os modelos Wrangler 4xe e Wrangler Sahara 4xe são equipados com sistemas 4×4 full time, eixos Dana 44 dianteiro e traseiro de última geração e uma caixa de transferência Selec-Trac de duas velocidades com uma relação de marchas de faixa reduzida de 2.72:1. O sistema intuitivo permite ao condutor que o defina e esqueça em qualquer ambiente.
Um diferencial traseiro Trac-Lok disponível fornece aderência extra e capacidade em situações de baixa tração, como dirigir na areia, cascalho, neve ou gelo. Os modelos Wrangler Rubicon 4xe possuem o sistema 4×4 Rock-Trac que inclui uma caixa de transferência de duas velocidades com uma relação de marchas de faixa reduzida de 4:1, 4×4 full time, eixos Dana 44 dianteiro e traseiro de próxima geração, e bloqueios elétrico dianteiro e traseiro de diferencial Tru-Lok. O Wrangler Rubicon 4xe tem uma relação de subida impressionante de 77.2:1, o que permite que escalar qualquer obstáculo seja uma tarefa fácil. Os modelos Wrangler Rubicon também oferecem articulação melhorada e suspensão total com ajuda de uma barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica com eixo dianteiro. Juntos, estes componentes contribuem com a máxima capacidade off-road pela qual o Wrangler Rubicon é conhecido. O Wrangler 4xe inclui Controle Selec-Speed com controle de subida e descida. Isto permite aos condutores controle a velocidade do veículo em subida e descida de níveis íngremes e acidentados com a alavanca de troca de câmbio.
Como todo Jeep Wrangler, os modelos Jeep Wrangler 4xe possuem o selo Trail Rated, o que significa que têm a lendária capacidade 4×4 com equipamentos que incluem: placas de proteção e ganchos de engate dianteiros e traseiros; Wrangler Rubicon 4xe com ângulo de entrada de 44 graus, ângulo ventral de 22,5 graus, ângulo de saída de 35,6 graus e distância do solo de 27,4 cm; rodas off-road agressivas disponíveis em 17 polegadas e pneus de 33 polegadas padrão no Rubicon 4xe; rodas de 20 polegadas padrão no Wrangler 4xe e Sahara 4xe; e até 76 cm de capacidade de submersão em água. Todos os modelos 4xe mantêm a renomada facilidade de customização do Wrangler, com uma série de Jeep Performance Parts da Mopar disponíveis quando o veículo chegar aos showrooms.
Azul “Electric” marca o Wrangler 4xe
O Jeep Wrangler 4xe 2021 mantém a estética de design escultural robusta e funcional, com um grande porte e acabamento de rodas trapezoidal. O conteúdo exclusivo posiciona o Jeep Wrangler 4xe como o Wrangler mais tecnologicamente avançado de todos os tempos. A nova cor Azul Electric nos ganchos de engate dianteiro e traseiro do Rubicon se destaca em contraste com o para-choque preto. A cor azul exclusiva também contorna o nome Rubicon no capô, além dos selos Jeep e Trail Rated. Alguns “Easter Eggs” também recebem o tom azul. O decalque preto do capô é contornado na cor especial com “4xe” que deixa a cor da carroceria se destacar. No interior, o Wrangler 4xe Rubicon inclui uma costura exclusiva em Azul Electric nos assentos e acabamento.
O Jeep Wrangler 4xe 2021 está disponível em 10 cores externas: Preto, Branco Bright, Vermelho Firecracker, Granito Crystal, Amarelo Hella, Azul Hydro (disponibilidade futura), Cinza Sting, Snazzberry, Sarge e Prata Billet. Duas opções de interior do Wrangler (tecido preto e Heritage Tan / couro preto e Dark Saddle) estão disponíveis na versão 4xe.