COLUNA RETA OPOSTA – Por Bispo Neto:
O Império Endurance Brasil realiza em Curitiba, no dia 5 de setembro, a sua segunda etapa da temporada 2020. Depois de uma disputa emocionante em Interlagos, o grid dos carros mais rápidos do país desembarca na capital paranaense com novidades. No total, o grid da etapa da capital paranaense contará com 37 carros. “Estamos muito felizes em contarmos com um grid recheado de máquinas e pilotos renomados. Estamos conseguindo realizar um campeonato mesmo em um ano de pandemia e de forma segura para todos os competidores, cumprindo rigorosamente todas as recomendações dos órgãos de saúde. E, assim como reabrimos Interlagos para o automobilismo e mostramos que é possível realizar corridas de forma segura para todos, vamos reabrir Curitiba para os grandes eventos”, afirmou Henrique Assunção, presidente da Associação dos Pilotos de Endurance.
Entre as novidades, está a confirmação de Nelsinho Piquet a bordo do protótipo AJR n° 5 da MC Tubarão por toda a temporada. O Ex-F1 disputou a etapa de Interlagos como convidado e foi um dos destaques da prova, conduzindo o trio que formou ao lado de Júlio Martini e Tiel Andrade a vitória na categoria P1 e também na geral. Paulo Sousa titular do carro, também volta ao time, depois de uma contusão ter tirado o paulista da primeira etapa.
A expectativa também está por conta da equipe local, o Team Ginetta Brasil, com os irmãos Wagner e Fábio Ebrahim, que estão correndo contra o relógio para deixar o seu Ginetta G58 em condições para a corrida no AIC, depois da quebra na primeira etapa em Interlagos. “Fizemos um “pente fino” no Ginetta e mudanças de estrutura para estarmos na etapa de Curitiba em condições de “brigar” pela vitória. Está dando muito trabalho, mas acredito que conseguiremos participar da segunda etapa”, disse Fábio Ebrahim. A prova, que terá quatro horas de duração, acontecerá no sábado, com largada às 11h30 e tem transmissão do Sportv2 e do canal do Império Endurance Brasil no Youtube.
Guilherme Ragnini chega à categoria Marcas no Paraná
Com apenas três temporadas, sendo a primeira incompleta, o catarinense Guilherme Ragnini é um dos destaques do automobilismo do Paraná. Depois de ser campeão da categoria Turismo B em 2018 e da Turismo A no ano passado, ele chega à elite da categoria Marcas ao estrear na categoria Marcas B na abertura do temporada do Campeonato Paranaense de Marcas, marcada para os dias 5 e 6 de setembro. A prova será no autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, região Oeste do Paraná. Guilherme Ragnini, de 28 anos, é detentor de um talento nato. Seu primeiro contato com o automobilismo em 2017, quando participou de três provas de Velocidade na Terra de Santa Catarina nas cidades de Santa Cecília, Lontras e Joaçaba. Em Joaçaba, sua cidade, teve a sua primeira grande alegria nas pistas, quando venceu a prova. “Quase todo mundo começa no automobilismo ainda criança, no kart. Eu comecei tarde, com 25 anos, e minha pré-escola foi a Velocidade na Terra”, frisa Guilherme.
Em 2018 decidiu competir no Paraná, e logo em seu primeiro ano conquistou o título da Turismo B. No ano passado sagrou-se campeão da Turismo A, título que o habilita a subir para a categoria Marcas. Mas mesmo assim irá continuar na Turismo A, formando dupla com Henrique Basso, seu parceiro também na Marcas B. Todo campeão precisa de uma boa estrutura e nesta temporada Guilherme Ragnini contará com o patrocínio da Joaçaba Aço e Ferro Ltda, IACC Pré Moldados, Elevacar Elevadores Mecânicos Ltda, Scherer Distribuidora de Autopeças Ltda, Ervateira Jaborá, Grupo Dagostini Empresarial, Madeireira Rio do Peixe Ltda, Moldes Brasil Ferramentaria Ltda, KS Imports Soluções Personalizadas e Bonato Materiais de Construção Ltda.
Pedro Aizza disputa etapa da Copa SPR Light de Kart
Após a espera de quase seis meses para voltar a competir, o piloto Pedro Aizza (Promax Bardahl / GM Motorsport / Rufato Distribuidora) segue sua maratona de provas com quatro disputas seguidas entre agosto e setembro. O desafio desta semana será a segunda etapa da Copa SPR Light de Kart, em Penha (SC), válida também como Open do Campeonato Sul-Brasileiro, evento marcado para 5 a 7 de setembro, na mesma pista. Enquanto quarta e quinta (26 e 27) foram dias de treino abertos no kartódromo Beto Carrero, nesta sexta-feira (28) estão marcados três treinos oficiais para cada categoria, com os pilotos da Graduados entrando na pista às 13h, 13h52 e 14h45. A tomada de tempo será logo em seguida, às 16h30. No sábado (29), terá vez a disputa das duas baterias, às 14h10 e 15h55, para a categoria de Pedro Aizza.
“Vim para a Copa SPR Light para treinar pensando no Campeonato Sul-Brasileiro, que será realizado na semana que vem, aqui em Santa Catarina. A expectativa é de casa cheia no Sul-Brasileiro, com um grande número de pilotos e por isso estou bem empolgado. Sempre gostei de andar no kartódromo Beto Carrero”, conta Pedro Aizza, dono do kart #35. “O objetivo está sendo treinar o máximo possível. Oportunidade de desenvolver melhor o motor, o chassi, além de relembrar o traçado. Em 2019, sofri bastante aqui, principalmente com o motor. Quero me preparar melhor e estou bastante animado, pois gosto da pista por ter vários pontos de ultrapassagem. Caso tenhamos chuva, será bem melhor do que foi em Interlagos no final de semana passado, quando terminei no sexto lugar”, finaliza.
Biel Daum estreia no kart e na Copa SPR Light
O fascínio de Biel Daum por carros e velocidade intrigou Joice Brito e Andrey Daum, pais do curitibano de 8 anos, que desde muito pequeno dá indícios de tendência automobilista. No início de 2020, depois de ser apresentado ao kart, o casal teve certeza de que o filho precisaria desenvolver as habilidades que se manifestaram, naturalmente, no menino. Sob os cuidados de Rodrigo Paixão, preparador da Paixão Esporte e Competição, Biel Daum começou a treinar no kartódromo de São José dos Pinhais, uma pista bastante técnica, que formou dezenas de pilotos paranaenses. Com pouco tempo de kart, mas muita dedicação nos treinamentos, o aprendiz quis conhecer outros traçados. Depois do período de isolamento total devido a pandemia do covid-19, Rodrigo Paixão intercalou a prática de pilotagem entre os kartódromos de São Jose dos Pinhais, Raceland e Beto Carrero.
“Ficamos surpresos com a velocidade com que o Biel se desenvolve nos treinos. Ele é muito apaixonado pelo kart e o mais interessante é que não teve nenhuma influência. Ele está no kart porque ele quer aprender, quer se desenvolver. Ele ainda não sabe onde quer chegar, mas nós temos certeza de que hoje ele é feliz, disciplinado, e o aprendizado que terá neste esporte será para a vida toda, é nisso que apostamos”, comentou o pai Andrey Daum. Com a carteira de piloto federado nas mãos, Biel Daum estreia na categoria Cadete, nesta semana. O palco será o kartódromo Beto Carrero, em Penha, litoral catarinense. As provas da Copa SPR Light, um dos campeonatos estaduais mais importantes do kartismo brasileiro, que reúne pilotos de vários estados, serão válidas também pelo Open do Sul-Brasileiro de kart, competição nacional que será realizada de 05 a 07 de setembro, no mesmo local, e no qual Biel já está inscrito.
Firás Fahs treina no Open do Sul-Brasileiro de Kart
Sem competir desde fevereiro, quando participou de uma prova do Light, em São Paulo, o paranaense Firás Fahs volta às pistas neste sábado, quando disputa a 2ª etapa da Copa SPR, Open do Sul-Americano de Kart. A prova será no Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina. Firás irá disputar a categoria Júnior Menor.
Firás destaca que neste fim de semana busca recuperar o ritmo, pois só treinou nos últimos cinco meses em Foz do Iguaçu. Mas o mais importante e por fim a ansiedade. “Não aguentava mais só treinar. A ansiedade por voltar a correr era muito grande. Agora é recuperar o ritmo e isto só vai acontecer correndo. O Open será importante para a preparação para o Sul-Brasileiro, que será disputado de 5 a 7 de setembro, no Beto Carrero”, diz Firás Fahs, da equipe Cellshop/SOS Proteção.