COLUNA RETA OPOSTA – Por Bispo Neto:
O piloto paranaense Ricardo Zonta venceu no domingo (23/8) a Corrida do Milhão da Stock Car com a equipe Shell. Após a segunda vitória e o terceiro pódio em quatro provas no ano, Zonta assumiu de forma isolada a liderança da classificação geral da categoria. É a segunda vitória de Zonta na Corrida do Milhão em Interlagos – a outra foi em 2013.
O domingo começou com a classificação, e Zonta conseguiu a terceira colocação no grid. Na votação do Fan Push, Zonta e Átila foram contemplados com um disparo extra do botão de ultrapassagem. A largada foi limpa, e Zonta pulou para segundo. Na segunda volta, o paranaense chegou a sair da pista na Descida do Lago mas segurou a segunda posição.
Na nona volta, a janela para pit stop foi aberta, e Zonta assumiu a liderança depois que seu concorrente entrou nos boxes. O piloto do carro n.º 10 aproveitou para acionar o Fan Push e construir uma boa vantagem. A 21 minutos do fim, o paranaense fez o pit stop, e, após uma excelente operação nos boxes, Ricardo voltou à frente de seu rival direto.
Quando todos fizeram o pit stop, Zonta recuperou a primeira colocação e passou a abrir vantagem sobre os adversários. Nas voltas finais, o paranaense controlou a liderança e consolidou a segunda vitória na Corrida do Milhão. (Foto: José Mário Dias).
Pedro Aizza conquista 2.ª vitória na Copa SP Light de Kart
Mais uma vitória do piloto curitibano Pedro Aizza (Promax Bardahl/GM Motorsport/Rufato Distribuidora) em fim de semana produtivo, no seu ano de estreia na categoria Graduados. Na quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, em Interlagos, além de garantir a segunda vitória consecutiva na Graduados B, Aizza confirmou um lugar no pódio na classificação geral da categoria, com a sexta colocação. Após a realização dos treinamentos entre quinta e sexta (20 e 21), Pedro registrou a sétima melhor marca na tomada de tempo realizada no início da sábado (22), pouco antes das duas baterias. O piloto Promax Bardahl dominou a Graduados B e venceu ambas as corridas. Na classificação geral foi oitavo e sétimo, respectivamente, conquistando uma posição no pódio.
“Além de ser uma etapa com pista molhada, foi bem diferente do que estou acostumado. Desde o início do ano os compostos de pneu vem sendo mudados e desta vez ficou muito duro, ou seja, diminuiu muito a quantidade de borracha na pista. Assim, a tocada dos pilotos foi em um estilo mais europeu. Quem tem a cultura de andar nesse estilo, oposto do que fazemos no Brasil, conseguiu ser muito rápido. Como estou estreando na Graduados, não tenho esse costume e o desafio foi se adaptar em um curto espaço de tempo”, avaliou Aizza. (Foto: Eni Alves).
Vitória no sábado leva Muggiati ao TOP 10 da Stock Light
Vitória e melhor volta na corrida de sábado (22/8), 10º na corrida de domingo (23/8), segundo maior pontuador da etapa e TOP 10 na classificação do campeonato. Este é o saldo da participação do paranaense José Luiz Muggiati Neto na segunda etapa da Stock Light, disputada sábado e domingo, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O piloto da equipe Carlos Alves/Pride Construtora ganhou sete posições na classificação do campeonato e agora é o 10º, com 41 pontos. Ele também passa a ocupar a sexta colocação no Campeonato de Estreantes, com 47 pontos. Largando em 10º em função da inversão dos 10 primeiros da corrida de sábado, quando foi o vencedor, um toque logo na largada impediu que Muggiati conquistasse um resultado mais expresso. O carro ficou desafiando e trepidava muito nas retas. Ele até que largou bem e chegou a ganhar uma posição ao completar a primeira volta. A partir daí não conseguir suportar a pressão dos adversários e chegou a cair para 13º na terceira volta.
A partir daí esboçou uma reação, e na 17ª volta chegou à 10ª colocação, posição que ficou até a bandeirada final. A vitória foi de Raphael Reis, que completou as 18 voltas da prova em 31m49s048. Muggiati destaca que o fim de semana foi muito bom, com a vitória no sábado e figurando entre os 10 mais bem colocado na classificação do campeonato. “O carro foi competitivo até o toque na largada da corrida deste domingo. Estou feliz com a atuação. Esta foi a primeira vez que competi em Interlagos. A equipe realizou um grande trabalho. Agora é manter o foco para a próxima etapa e subir na classificação”, acentua Muggiati. A próxima etapa da Stock Light deverá ser disputada em setembro, em data e local ainda a serem definidos pelos organizadores. (Foto: Vanderley Soares).
Bruno Baptista chega em 11º com problemas no carro
O sonho de vencer a Corrida do Milhão Solidário do Campeonato Brasileiro de Stock Car praticamente acabou para o jovem Bruno Baptista logo na primeira tomada de tempo oficial de domingo (23/8), às 8 horas, no Autódromo de Interlagos, onde finalizou em 17º lugar da classificação de largada. Além de sair muito atrás, desta vez, o piloto de 23 anos acabou não tendo um carro tão equilibrado na pista e não pôde repetir as atuações do primeiro dia de treinos extraoficiais, de sexta-feira, quando foi o segundo mais rápido da pista molhada com chuva. E também da própria corrida de ontem (sábado), em que largou em 12º do grid, chegou a ficar em 5º e terminou em 10º lugar após levar uma batida na traseira de seu carro nas últimas voltas.
“Hoje foi daqueles dias que nada dá certo. No primeiro treino oficial, eu vinha fazendo a minha última volta com um tempo que me garantiria ficar na última tomada e dei uma leve escapada na pista. Já na corrida, logo no início, senti que o meu carro estava saindo muito de frente. Tentei melhorar seu equilíbrio trocando a roda dianteira direita, na parada obrigatória de box e também não resolveu quase nada”, disse Bruno Baptista, piloto da equipe Toyota RCM Racing, que tem os apoios das empresas Webmotors, HERO, Pro Automotive, Loctite e NGK do Brasil. Mesmo com os problemas, Bruno Baptista terminou a corrida em 12º lugar na bandeirada, mas ganhou o 11º lugar de Marcos Gomes, que foi penalizado em 10 segundos pela direção da prova. A vitória da tradicional Corrida do Milhão, em Interlagos, foi do paranaense Ricardo Zonta, também do Racing Team Toyota, que passou a ser o líder isolado do Campeonato Brasileiro de Stock Car. Foi a segunda vitória do ex-piloto de F1 na principal corrida da categoria, já que Zonta havia vencido a prova de 2013. (Foto: Carsten Horst).
Pane elétrica faz Alfredinho Ibiapina abandonar prova
Com o retorno das competições, o piloto Alfredinho Ibiapina (Orcali) terá uma agenda intensa nos próximos meses, com disputas, em praticamente, todos os finais de semana. No último sábado, na Copa São Paulo Light de Kart, em Interlagos, o curitibano enfrentou frio, chuva, um toque, que tirou o bico do lugar, e uma pane elétrica na prova 2, válida pela 4ª e 5ª etapas do campeonato. Largando do nono lugar do grid formado por 22 karts na Júnior Menor, e com a pista meio seca, meio molhada, Alfredinho Ibiapina administrou a posição na primeira bateria. Mas, um toque ocasionado por uma disputa na saída de uma curva tirou o bico kart do lugar e os comissários acrescentaram 5 segundos em seu tempo passando o piloto de nono para o 11º posto. Na segunda prova, uma pane elétrica fez o piloto abandonar na sétima volta. Saindo de último da fila na corrida três, Alfredinho Ibiapina (Orcali) fez boa largada e teve que correr atrás do prejuízo. A condição da pista não era favorável para ultrapassagens arrojadas e com cautela, o piloto recuperou alguns postos e recebeu a bandeira quadriculada na 10ª posição.
“Os treinos foram todos na pista bem molhada. Na tomada de tempos e nas provas de sábado a chuva parou um pouco, o traçado ficou bem escorregadio e dificultou largar do meio do pelotão e avançar. Não conseguimos os pontos que queríamos, mas valeu o aprendizado. Vamos agora disputar a Copa SPR e aproveitar o treinamento para brigar pelo título do Sul-brasileiro, que será na semana seguinte no “Beto”, também”, comentou Alfredinho Ibiapina. As provas da Copa SPR Light de Kart serão válidas também como Open do Sul-Brasileiro. Os treinos serão nesta quinta e sexta-feira, e as provas no sábado (29). (Foto: Eni Alves).
Giovana Marinoski disputa Open do Sul-Brasileiro de Kart
A ansiedade chega ao fim no próximo sábado com o reinício da Copa SPR de Kart. A segunda etapa da competição será disputada no Kartódromo Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina, valendo pelo Open do Sul-Brasileiro, que será disputado de 5 a 7 de setembro, no circuito catarinense.
A paranaense Giovana Krupp Marinoski, equipe Clínica Pneumoair/Explore Informática, já confirmou presença no Open e no Sul-Brasileiro. Ela vai disputar a categoria Cadete e vem se preparando deste no início do ano. “Estou muito ansiosa para correr. Não via a hora das competições voltarem. Agora é colocar em pratica tudo aquilo que treinamos no Raceland e no Beto Carrero. A expectativa é muito boa”, acentua Giovana. (Foto: Mário Ferreira).
Guki Toniolo faz prova de recuperação na Copa SP Light
Em um traçado técnico e veloz como o de Interlagos, com a pista meio úmida e totalmente escorregadia, fazer uma prova de recuperação não é nada fácil. Principalmente, se o piloto sair do final do grid como fez Guki Toniolo (DVA/Bento Turismo), no último sábado, durante as provas da 4ª e 5ª etapas da Copa São Paulo Light de Kart.
Guki Toniolo alinhou na 18ª posição do grid com 23 concorrentes na categoria Cadete. A tomada de tempo foi com chuva. Na primeira bateria ela sessou, mas a pista ainda estava bem molhada. Com cautela e aproveitando oportunidades de ultrapassagens o piloto conseguiu cruzar a linha de chegada no 12º lugar. Já na prova seguinte, com algumas aberturas de sol, a condição da pista era totalmente diferente. Largando do meio do pelotão e com o asfalto escorregadio, Guki Toniolo disputava a oitava colocação quando um toque o jogou para fora da pista e o fez cair para o 16º posto. Retomando a corrida com bom ritmo recebeu a bandeira quadriculada na 11ª posição. Na terceira disputa da rodada, o piloto brigava pelo quinto lugar, mas na última volta um outro toque empurrou o piloto na grama e ele encerrou no 8º lugar.
“Não conseguimos pódio, mas meu pai disse que foi uma experiência e tanto para mim que tenho um pouco mais de um ano de kart. Agora, o foco é o traçado do Beto Carrero, onde vou disputar a Copa SPR e o Open do Sul-brasileiro nesta semana. Tomara que a experiência que tive em São Paulo me ajude a conquistar bons resultados nas próximas corridas, né”, comentou Guki Toniolo. Com treinos oficiais nesta quinta e sexta-feira, as provas da 2ª etapa da Copa SPR Light, válidas também pelo Open do Sul-brasileiro, serão disputadas no sábado (29). (Foto: Eni Alves).