COLUNA RETA OPOSTA – Por Bispo Neto:

0
Postado 19 de agosto de 2020 por bisponeto em
Guki Toniolo tem desafio triplo neste final de semana

Fechado desde março em virtude do Covid 19, o kartódromo de Interlagos reabre os portões para receber a Copa São Paulo Light de Kart. Cumprindo rigorosos protocolos sanitários, a direção do kart Clube adequou o calendário do campeonato e no próximo sábado irá realizar uma rodada tripla com provas valendo pela 4ª e 8ª etapas.

O piloto Guki Toniolo (DVA/Bento Turismo) já está na capital paulista para os treinos livres, que iniciam nesta quarta-feira. A pista é desafiadora e com a previsão de chuva para os próximos dias os pilotos terão que contar, além da habilidade, com um pouco de sorte para conquistar pontos importantes na competição. “Interlagos já tem uma pista bem técnica e curvas altas em que frear o mais tarde e sair acelerando o mais cedo possível já não é nada fácil, agora pensa tudo isso com chuva e três corridas! “Dio mio” haja braço”, brincou Guki Toniolo.

Os pilotos terão mais dois dias para treinar e conhecer estes obstáculos, quinta e sexta-feira. No sábado serão realizadas a tomada de tempos e as três provas da rodada. A categoria de Guki Toniolo, a Cadete, é uma das que contam com o maior grid do campeonato, uma média de 20 pilotos por etapa. E este é mais um fator desafiador na hora da largada em pista molhada.

 

Alfredinho Ibiapina corre a Copa São Paulo Light de Kart

Se a previsão de chuva para o dia 22 de agosto se confirmar no kartódromo de Interlagos, na capital paulista, a rodada tripla da Copa São Paulo Light de Kart será ainda mais intensa. A pista de 1150 metros extensão é bastante técnica, de alta velocidade, e curvas com zebras que podem jogar o kart para fora da pista, o que exige muita habilidade na pilotagem. Contudo, a pista molhada será um outro desafio a vencer.

Para o piloto curitibano Alfredinho Ibiapina (Orcali Segurança e Serviços), a chuva poderá favorecer uma recuperação no campeonato, já que a retrospectiva das competições em pista molhada é boa. “As melhores corridas que fiz no kart começaram com chuva e consegui bons resultados. Gosto muito do traçado de Interlagos e assim como o meu ídolo Ayrton Senna, sinto prazer em guiar na chuva. Até agora deu certo pra mim, tomara que continue assim, né? Estou bem animado para esta rodada tripla, preciso de pontos e subir na classificação”, comentou Alfredinho Ibiapina. Os pilotos terão a pista aberta nesta quarta-feira para os treinos livres. Quinta e a sexta-feira para os treinos oficiais. O sábado está reservado para a tomada de tempos e a jornada tripla da rodada desta semana, que serão válidas pela 4ª e 8ª etapas devido a pandemia do coronavírus.

 

Muggiati terá nova estreia na Stock Light em Interlagos

Depois de ter dado somente sete voltas na corrida 1 da etapa de abertura da temporada, no mês passado, em Goiânia, em função de problemas mecânicos, o paranaense José Luiz Muggiati Neto, da equipe Carlos Alves/Pride Construtora terá uma nova estreia na Stock Light no próximo fim de semana. Sábado e domingo ele disputa a 2ª etapa da temporada, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Segundo Muggiati, depois de Goiânia, os técnicos da equipe fizeram uma revisão minuciosa em todo o carro, corrigindo todos os problemas e buscando evitar outros que poderiam acontecer. A expectativa para Interlagos é de bom desempenho. “O Carlos Alves me detalhou tudo o que foi feito para evitar surpresas técnicas em Interlagos. Visitei a sede da equipe e acompanhei de perto o esforço de todo o pessoal”, afirma Muggiati. Muggiati também destaca que se preparou para a prova de Interlagos treinando no simulador e aprimorando a parte física na academia. “A frustração de Goiânia é coisa do passado. Estou confiante para conquistar em Interlagos os primeiros pontos na categoria. Estou encarando a prova como uma nova estréia”, conclui Muggaiti. Muggiati é estreante na Stock Light como piloto da Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing – Brasil.

 

João Bortoluzzi treinou no kartódromo Beto Carrero

Sem público, com restrição no número de pessoas e seguindo protocolos de saúde os campeonatos de kart vão retornando em um novo normal também aqui no Brasil. Em Santa Catarina, o kartódromo Beto Carrero voltou a receber treinos e pensando nas competições previstas para as próximas semanas o piloto chapecoense João Bortoluzzi aproveitou a quinta e sexta-feira (13 e 14/08) para tirar a poeira do equipamento.

A organização do kartódromo de Penha ainda aguarda a liberação dos órgãos responsáveis para confirmar a 2ª etapa da Copa SPR Light de Kart, programada para o dia 29 de agosto. A competição será válida também pelo Open do Sul-Brasileiro de kart, que tem a 23ª edição prevista para acontecer entre os dias 5 e 7 de setembro em etapa única. João Bortoluzzi tem dois títulos de vice-campeão Sul-brasileiro, um conquistado em 2017 pela categoria Júnior, e outro em 2019, pela Graduados. Nesta temporada, a equipe DDM Kart Racing, do preparador Djonata Dal Magro, e o piloto, querem o título máximo da categoria no certame. “Por dois anos batemos na trave, desta vez vamos ver se acertamos o chute, ou seja, a estratégia para alcançarmos o troféu de campeão”, comentou Bortoluzzi, que tem o objetivo de seguir carreira profissional em uma categoria de Turismo, como a Stock Car.

 

Paranaense de Kart será em 19 de setembro no Raceland

Com o cancelamento da edição comemorativa pelos 10 anos do Super Kart Brasil, os administradores do Kartódromo Raceland Internacional, em Pinhais (PR), voltaram suas atenções para as competições de nível estadual e regional no Paraná. Seguindo sua programação, traçada antes mesmo da paralisação geral das atividades em função da pandemia de Covid-19, Cláudio Kyrila e os irmãos Alfredo Ebrahim e Wagner Ebrahim trabalham agora na execução do planejamento para receber o Campeonato Paranaense, que, assim como nas últimas temporadas, será realizado em etapa única.

Antes marcado para ser realizado no dia 12 de setembro, o Campeonato Paranaense foi adiado em uma semana e passará a ser disputado no dia 19 do mesmo mês. “Como a Copa São Paulo Light foi marcada para o dia 12, entendemos que seria melhor não termos o Paranaense no mesmo final de semana”, explica Wagner Ebrahim. “Muitos pilotos competem nos dois campeonatos e isto não seria benéfico para o Paranaense e para o Light”, destaca. Outro campeonato importante com sede no Kartódromo Raceland é a Copa Super Paraná, que antes da pandemia também já tinha um calendário definido. “A Copa Super Paraná fez grande sucesso em seu primeiro ano e para 2020 mantivemos nossa pretensão de realiza-la novamente”, relembra Wagner Ebrahim. “A data de abertura da Copa Super Paraná será 24 de outubro. Convidamos a todos para a disputa dos dois campeonatos”, finaliza.

 

Felipe Drugovich conquista segunda vitória na Fórmula 2

Depois de um sábado (15/8) em que ela esteve muito próxima, a segunda vitória de Felipe Drugovich na Fórmula 2 chegou em grande estilo no Circuit de Barcelona-Catalunya, na Espanha. No domingo (16/8), largando em 2º, o piloto brasileiro repetiu o final de semana de estreia na categoria, na Áustria, e venceu depois de nova atuação segura, consistente e sem erros. Felipe Drugovich, que em seu primeiro ano na categoria soma também uma pole position em Silverstone e vários resultados positivos, havia mostrado enorme potencial de vitória no sábado. Porém, um safety car e um segundo pit stop para troca de pneus frustraram as expectativas do piloto brasileiro, que terminou a primeira corrida da 6ª etapa da Fórmula 2 em sétimo.

Neste domingo, largando em 2º por conta da inversão dos oito primeiros na corrida 1, Felipe Drugovich assumiu a ponta antes da primeira curva e em duas voltas já abria uma confortável vantagem de pouco mais de 3 segundos sobre Luca Ghiotto, agora o segundo colocado. Com várias voltas rápidas, o piloto da equipe holandesa MP Motorsport continuou abrindo distância sobre o segundo pelotão, liderado por Ghiotto, que sofria forte pressão de Callum Ilott – o líder do campeonato – e de Mick Schumacher.

Ao fim de 26 voltas, com a diferença de quase 10 segundos, Felipe Drugovich comemorava sua segunda vitória na temporada, fato repetido por apenas dois pilotos, exatamente os dois primeiros colocados na classificação do campeonato, o inglês Callum Ilott e o russo Robert Shwartzmann.

 

Fábio Fogaça marca seus primeiros pontos na Copa Truck

Fábio Fogaça, de Sorocaba (SP), viveu fortes emoções no sábado (15/8), quando disputou a 2ª etapa da copa Truck, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. Ele finalizou o sábado marcando os seus primeiros nove pontos na temporada. A epopeia de Fábio Fogaça, da equipe FF Motorsport/Quartzolit/Brasilit/Kraucher, começou logo no treino classificatório, quando foi excluído por excesso de fumaça. Com isso largou em 20º, na última fila. Fábio fez uma excelente corrida, chegando a ocupar a oitava colocação, na última volta, quando o furo da mangueira de lubrificação do turbo jogou óleo nas rodas traseiras. Mesmo assim Fogaça ainda garantiu a 11ª colocação na prova, marcando nove pontos na Copa 2, o que lhe coloca na 12ª colocação da classificação.

Após a bandeirada da corrida 1, a equipe chamou Fábio Fogaça para os boxes, fazendo a troca da mangueira e o devolvendo à pista. Mas Fábio teve que abandonar ainda na primeira volta, quando uma peça de um caminhão envolvido no acidente resultante da explosão do motor de Adalberto Jardim furou o radiador do Protótipo da equipe FF Motorsport/Quartzolit/Brasilit/Kraucher. “Tivemos um sábado agitado, se não tivesse sido atingido pela peça na corrida 2, poderíamos ter marcando muito mais pontos, O caminhão estava bom em ritmo de corrida”, completa Fábio Fogaça.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)