Bruno Baptista está confiante para 2ª e 3ª etapas da Stock em Interlagos
Novamente sem a presença de público por conta do Covid-19, a principal categoria do automobilismo terá treinos extraoficiais na sexta-feira (21/08), a partir das 10 horas; treino de classificação (9 horas) e a prova da 2ª etapa, às 11 horas, no sábado (22/08); e treino de classificação (8h15) e a “Corrida do Milhão”, válida pela 3ª etapa, às 10h13, no domingo (23/08). As duas provas de classificação e a corrida do sábado serão transmitidas pela Sportv2 e a corrida do Milhão, no domingo, pela TV Globo.
Com sabor de vitórias
Depois de contrair o Covid-19 no dia ou muito próximo de completar 23 anos, no último 24 de março, o piloto Bruno Baptista foi internado no hospital Albert Einstein com a certeza que não participaria da primeira etapa do campeonato, prevista inicialmente no calendário para o dia 10 de abril, no circuito Velopark, no Rio Grande do Sul. Até então, a prova ainda não havia sido adiada.
Mais do que voltar a correr, a maior preocupação de Bruno no período da semana em que ficou internado, foi a de não ser mais uma vítima do Coronavírus, já que a sua respiração naqueles dias de angústia foi muito prejudicada em razão de seus pulmões terem sido afetados em mais de 40% pelo vírus, conforme lembra o piloto.
“Nossa, quando comecei a sentir falta de ar, em casa, já fui para o hospital tenso. Fiquei ainda mais preocupado quando o resultado do meu exame deu positivo e fui obrigado a permanecer sozinho no Einstein. Chorei praticamente todas as noites com a possibilidade de piorar. Felizmente, tive alta, mas saí de lá com os pulmões bem prejudicados e com a necessidade de uma fisioterapia intensa e demorada”, recorda o piloto.
Depois de vencer o Coronavírus com o seu retorno para casa, que foi comemorado até com mais emoção do que quando conquistou a sua primeira vitória na própria Stock, na pista do Velopark, no ano passado, Bruno soube que a primeira etapa da Stock foi adiada em virtude da pandemia estar cada vez mais crescente em todo o Brasil.
Com mais alguns adiamentos, o jovem piloto chegou em Goiânia, em meados de julho, pelo menos, praticamente recuperado da forma física nos treinos para a primeira etapa do campeonato. Porém, não esperava que o seu novo Toyota Corolla de Stock fosse ter problema na classificação e também na primeira corrida, onde só completou a primeira volta.
Assim, na segunda prova, largou dos boxes e entrou exatamente na 24ª posição da corrida. Ou seja, praticamente sem chance de conseguir um bom resultado. Mas como a esperança é a última que morre, o piloto teve uma pilotagem perfeita até para aproveitar muito bem o maior número de “push” com mais potência que não utilizou na primeira prova e acabou terminando num brilhante terceiro lugar, ultrapassando 21 concorrentes.
Subiu no pódio ao lado de dois ex-pilotos de F1, Rubens Barrichello, o vencedor e Nelson Piquet Júnior, segundo colocado.
Depois de viver estes dois emocionantes momentos neste ano e após a sua impecável atuação na segunda prova em Goiânia, o jovem Bruno Baptista acredita que para a corrida deste sábado, em Interlagos, terá uma motivação a mais para disputar outro pódio, conforme explica.
“O número do meu Toyota Corolla de Stock é 44 e a prova deste sábado, em Interlagos, vai ser exatamente a minha 44ª corrida consecutiva na categoria, desde que comecei no campeonato de 2018. De escolha de número posso dizer que estou bem, já que é o mesmo do Lewis Hamilton, o maior vencedor de corridas das últimas temporadas de F1. Quem sabe ele até não me dá sorte também na badalada e empolgante corrida do Milhão do domingo”, adianta o piloto equipe Toyota RCM Racing, com os apoios das empresas Webmotors, HERO, Pro Automotive, Loctite e NGK do Brasil.
Mas a maior intenção de Bruno Baptista neste final de semana em Interlagos será marcar pontos importantes nas duas corridas, já que por não terminar a primeira prova, em Goiânia, só alcançou 18 pontos do terceiro lugar e ocupa atualmente o 14º lugar do campeonato brasileiro, que está sendo liderado por Rubens Barrichello (Toyota Corolla), com 38 pontos. O segundo lugar é do tricampeão Daniel Serra (Chevrolet Cruze, com 34 pontos), seguido de Thiago Camilo (Chevrolet Cruze, 31), Ricardo Zonta (Toyota Corolla, 30), Ricardo Maurício (Chevrolet Cruze, 30) e Cacá Bueno (Chevrolet Cruze, 29 pontos).
Este será o programa das duas etapas em Interlagos, neste final de semana:
Sexta (21/08):
10h00: 1º treino do 1º grupo (30 minutos);
10h40: 1º treino do 2º grupo (30 minutos);
14h00: 2º treino do 1º grupo (30 minutos);
14h40: 2º treino do 2º grupo (30 minutos).
Sábado (22/08) – 2ª etapa:
09h00: Classificação para o grid de largada (32 minutos);
10h57: Volta de apresentação;
11h00: Largada para 40 minutos de prova + 1 volta.
Domingo (23/08) – 3ª etapa (Corrida do Milhão):
08h15: Classificação para o grid de largada (32 minutos);
10h10: Volta de apresentação;
10h13: Largada para 40 minutos de prova + 1 volta.
(Foto Carsten Horst, divulgação).